NEWCASTLE HISTÓRICO

 

O início da perna australiana não poderia ter sido melhor para Italo Ferreira! O evento em Newcastle começou com ondas pequenas, condições difíceis, mas um bom swell entrou no último dia e as finais pegaram fogo.

“Foi incrível ganhar essa etapa, especialmente depois de disputar baterias com tantas pessoas talentosas e participar de mais uma final histórica para o surf brasileiro”, conta Italo, que lançou o novo episódio em seu canal no Youtube.

Sobre a Newcastle Cup

Em uma final dramática no início deste mês, valendo a liderança do ranking do Tour da World Surf League, o campeão mundial Italo Ferreira derrotou o compatriota Gabriel Medina e levantou a taça da Rip Curl Newcastle Cup, segunda etapa da temporada.

A batalha rolou em boas ondas de 1,5 metro de face em Merewether Beach, Austrália.

No último dia da Newcastle Cup, Italo Ferreira passou por Deivid Silva também de forma tensa nas quartas de final e em seguida bateu Filipe Toledo na semi e Medina na grande decisão.

Italo Ferreira, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: Felippe Marra / @beyondthe_seas
Italo em ação em Merewether Beach. Foto: Felippe Marra / @beyondthe_seas

A grande decisão

Na batalha final, Italo tentou sair na frente, mas acabou caindo em sua primeira tentativa, deixando a primeira prioridade para Medina. O mesmo aconteceu com seu adversário, que tentou responder logo na sequência.

Na segunda onda, Italo fez bons ataques de backside e somou 6.33. Medina também jogou duro na sequência e reagiu com 8.60.

A bateria seguiu pegando fogo e Italo assumiu a liderança com outra direita muito bem surfada que valeu 7.17.

Medina investiu em uma esquerda, mas sem muito sucesso. Em seguida, Italo mandou um aéreo rodando em uma esquerda (5.33) e depois arriscou de backside, sendo recompensado com 7.77 pontos.

Atrás no placar, Gabriel Medina passou a arriscar nas esquerdas, em busca de outro aéreo expressivo, assim como na semifinal, quando bateu o local Morgan Cibilic com uma nota 9.70 na melhor manobra de todo o campeonato, um voo estratosférico.

Em busca de uma nota maior, já que seu adversário precisava de apenas 6.34, Italo tentou uma manobra mais inovadora e até esboçou um backflip de frontside.

O tempo foi passando sem muitas ondas com grande potencial surgindo na bateria.

Italo Ferreira, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: Felippe Marra / @beyondthe_seas
Italo durante a final da prova. Foto: Felippe Marra / @beyondthe_seas

Faltando pouco menos de 10 minutos para o término, Medina usou a prioridade, mas não foi feliz na escolha.

Minutos depois, foi a vez de Italo ir em uma onda para impedir a investida de Medina. O potiguar acabou caindo e a prioridade voltou para o paulista.

Nos minutos finais, Gabriel Medina tentou a virada com um alley-oop de frontside, e também falhou.

Italo passou a marcar o adversário até os instantes finais, mas deu um susto na sua torcida ao permitir que Medina remasse em uma direita. Para a alegria do atual campeão do mundo e novo líder do ranking, a onda não apresentou muito potencial e a vitória ficou mesmo com o atleta de Baía Formosa.

Terceira final entre Medina e Italo

Essa foi a terceira final que eles se enfrentaram. As outras duas foram na última temporada, com Medina ganhando a primeira em Jeffreys Bay na África do Sul, mas Italo venceu a que decidiu o título mundial de 2019 em Pipeline, no Havaí.

Inscreva-se no canal de Italo para não perder nenhum vídeo.