A HORA DA VERDADE EM LOWER TRESTLES

Morgan Cibilic, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira e Conner Coffin, Rip Curl WSL Finals 2021, Finalistas, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Foto: Marcos Casteluber / @if15sports
Morgan Cibilic, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira e Conner Coffin aguardam início da WSL Finals em San Clemente, Califórnia (EUA). Foto: Marcos Casteluber / @if15sports

O prazo para início da Rip Curl WSL Finals começa nesta quinta-feira (9) e vai até o dia 17 de setembro em Lower Trestles, badalado pico de surf localizado na cidade de San Clemente, Califórnia (EUA). Ao todo, 10 integrantes do Championship Tour da World Surf League disputam as taças das categorias masculina e feminina, com quatro brasileiros no páreo.

Na categoria masculina, Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo são os principais candidatos ao título, com o australiano Morgan Cibilic e o californiano Conner Coffin tentando surpreender o mundo. Já entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb tenta um inédito título da modalidade para o Brasil, brigando pela taça com Stephanie Gilmore (Austrália), Carissa Moore (Havaí), Johanne Defay (Ilha Reunião) e Sally Fitzgibbons (Austrália).

Muitas ondulações estão se alinhando durante o período de espera da WSL Finals em Lower Trestles (EUA), graças a uma trilha de tempestades muito ativa no Pacífico Sul. As maiores e melhores ondas estão a caminho e devem quebrar na próxima semana, de segunda a quarta-feira.

Confira o resumo da previsão oficial das ondas da WSL Finals clicando aqui.

Lycras exclusivas

Os finalistas usarão lycras com cores e design exclusivos em Lower Trestles. Amarelo, azul, rosa, verde e laranja foram as cores escolhidas pela Liga para a primeira edição da WSL Finals em toda a história.

O sistema de cores da camisa tem como objetivo dar aos fãs uma nova maneira de se envolver com a ação e um indicador visual para entender melhor o formato de coroação do título.

Saiba as cores usadas por cada atleta:

Laranja: Nº 5 do mundo Johanne Defay e Morgan Cibilic.
Verde: No. 4 do mundo Stephanie Gilmore e Conner Coffin.
Rosa: Nº 3 do mundo Sally Fitzgibbons e Filipe Toledo.
Azul: Nº 2 do Mundo Tatiana Weston-Webb e Italo Ferreira.
Amarelo: Número 1 do mundo, Carissa Moore e Gabriel Medina.

Italo Ferreira, Rip Curl WSL Finals 2021, Finalistas, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Foto: Marcos Casteluber / @if15sports
Italo Ferreira e sua lycra exclusiva da WSL Finals. Foto: Marcos Casteluber / @if15sports

WSL Finals

Pela primeira vez na história do WSL Championship Tour, o campeão mundial da temporada será decidido em um evento de um dia, e o vencedor leva tudo no Rip Curl WSL Finals,

Depois de uma temporada em busca de pontos de classificação, chega-se a um único dia de competição em Lower Trestles.

A WSL Finals terá o WSL Final 5 – os cinco primeiros homens e mulheres na tabela de classificação do circuito disputado em 2021.

O evento será decidido com base nos pontos acumulados durante a temporada do Tour. Os cinco melhores dos sete resultados serão contados na tabela final de classificação da WSL.

O pico da Rip Curl WSL Finals é Lower Trestles, em San Clemente, Califórnia, famoso pico que oferece uma das ondas de mais alta performance do mundo.

O período de espera será de 9 a 17 de setembro de 2021. Com um período de espera de nove dias durante a temporada nobre em Lower Trestles, as condições ideais ditarão quando o evento de um dia será finalmente convocado.

Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Foto: WSL / Kirstin
Expectativa é de ótimas condições na próxima semana em Lower Trestles. Foto: WSL / Kirstin

O formato

No fim da temporada, o surfista masculino e feminino classificados como número 1 entrarão direto na decisão do título, em um confronto de melhor de três para determinar o campeão do mundo.

Os surfistas restantes entrarão na chave da Rip Curl WSL Finals com base em suas classificações de fim de ano.

As mulheres serão as primeiras a entrar na água, com os homens surfando na próxima batalha. Mulheres e homens se alternarão pelo resto do dia.

Bateria 1: O surfista classificado em quinto lugar irá competir contra o surfista classificado em quarto lugar na primeira batalha do dia em uma competição mano-a-mano com um formato de bateria tradicional. No feminino, a australiana Stephanie Gilmore enfrenta a francesa Johanne Defay. Em seguida, no masculino, o australiano Morgan Cibilic duela com o californiano Conner Coffin.

Bateria 2: O vencedor da bateria 1 enfrentará o surfista número três em uma competição mano-a-mano com o formato de bateria tradicional.

Bateria 3: O vencedor da bateria 2 enfrentará o segundo surfista classificado em uma competição mano-a-mano com um formato de bateria tradicional.

Disputa pelo título: O vencedor da bateria 3 seguirá para a melhor de três confrontos pelo título, onde enfrentará o número 1 do mundo em uma competição mano-a-mano com um formato tradicional de eliminatórias. O primeiro surfista a vencer duas das três baterias torna-se o campeão mundial de 2021.

Programação das baterias (horário de Brasília)

12:00h – Stephanie Gilmore (AUS) x Johanne Defay (FRA)
12:35h – Conner Coffin (EUA) x Morgan Cibilic (AUS)
13:10h – Sally Fitzgibbons (AUS) x vencedora da primeira bateria
13:45h – Filipe Toledo (BRA) x vencedor da primeira bateria
14:20h – Tatiana Weston-Webb (BRA) x vencedora da segunda bateria
14:55h – Italo Ferreira (BRA) x vencedor da segunda bateria
15:40h – Carissa Moore (HAV) x vencedora da terceira bateria (bateria final 1)
16:20h – Gabriel Medina (BRA) x vencedor da terceira bateria (bateria final 1)
17:00h – Carissa Moore (HAV) x vencedora da terceira bateria (bateria final 2)
17:40h – Gabriel Medina (BRA) x vencedor da terceira bateria (bateria final 2)
18:20h – Carissa Moore (HAV) x vencedora da terceira bateria (bateria final 3 – se necessária)
19:00h – Gabriel Medina (BRA) x vencedor da terceira bateria masculina (bateria final 3– se necessária)

Leia também:

Veja os melhores momentos do Tour em 2021

Saiba quem fica e quem sai do Tour da WSL

A trajetória dos finalistas até a WSL Finals