SWELL PROMISSOR EM LOWER TRESTLES

Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Foto: WSL / Rowland
Lower Trestles recebe a WSL Finals entre 9 e 17 de setembro. Foto: WSL / Rowland

Muitas ondulações estão se alinhando durante o período de espera da WSL Finals em Lower Trestles (EUA), graças a uma trilha de tempestades muito ativa no Pacífico Sul. As maiores e melhores ondas estão a caminho e devem quebrar na próxima semana, de segunda a quarta-feira.

O prazo para início da competição começou ba quinta-feira (9) e vai até o dia 17 de setembro no badalado pico de San Clemente, Califórnia (EUA).

Confira o resumo da previsão oficial das ondas da WSL Finals.

9 a 10 de setembro: surf divertido e manobrável

Uma mistura de ondulações de sul e vento fraco criará ondas divertidas e manobráveis com condições favoráveis ​​na maior parte do dia.

11 a 12 de setembro: subindo gradualmente

À medida em que os swells citados acima diminuem, começaremos a ver um período muito longo de swell de sudoeste a sul-sudoeste crescendo no fim de semana e que será o maior surf na semana seguinte. O surf aumentará gradualmente ao longo do fim de semana – lentamente no dia 11, ganhando força no dia 12. Este swell foi gerado por um grande e forte tempestade que passou pela Nova Zelândia há cerca de uma semana. Embora relativamente impressionante do ponto de vista da força, a tempestade foi bastante zonal, o que significa que o vento e a ondulação mais fortes foram direcionados para a América do Sul contra o sul da Califórnia. A boa notícia é que essa tempestade aqueceu o forno para as tempestades seguintes.

Devemos continuar a ver condições limpas pela manhã ao longo do fim de semana, com vento maral chegando um pouco mais à tarde (em comparação a quinta e sexta). Mas ainda não parece tão ruim, cerca de 8 a 10 nós de direção oeste.

13 a 15 de setembro: ondas sólidas ganham força

Estamos no caminho certo para um swell de sul-sudoeste sólido e de longo período durante a primeira parte da próxima semana – crescendo na segunda-feira, chegando ao auge na terça, com o surf basicamente se mantendo na quarta-feira. Isso veio de uma tempestade que varreu o centro do Pacífico Sul no fim de semana.

As ondas podem atingir os 3 metros de face ou mais nas séries. A consistência e o número de ondas nas séries devem estar acima da média para um swell do hemisfério sul, já que a tempestade tomou um caminho favorável com um bom suporte de alta pressão em seu lado oeste, movendo-se sobre uma condição de mar já agitada.

O fim da próxima semana (quinta / sexta) deve ver algum swell de reforço de sul-sudoeste, embora seja menor do que o swell de segunda a quarta e a tendência geral no surf seja de diminuição gradual.

O vento e as condições para a primeira metade da próxima semana parecem normais – limpo pela manhã com vento leve / variável, tendendo levemente a maral durante a manhã. Um leve balanço à tarde com vento oeste leve a moderado, mas com o tamanho e a força das ondas, a direção do vento realmente não parece problemática em Lowers.

Italo Ferreira, Corona Open Mexico, Barra de La Cruz, Oaxaca, México, Surf, WSL, World Surf League, Circuito Mundial de Surf, ao vivo. Foto: WSL / Heff
Italo Ferreira está a uma bateria da grande final em Trestles. Foto: WSL / Heff

WSL Finals

Pela primeira vez na história do WSL Championship Tour, o campeão mundial da temporada será decidido em um evento de um dia, e o vencedor leva tudo no Rip Curl WSL Finals, que acontece entre os próximos dias 9 e 17 de setembro.

Depois de uma temporada em busca de pontos de classificação, chega-se a um único dia de competição em Lower Trestles.

O WSL Finals terá o WSL Final 5 – os cinco primeiros homens e mulheres na tabela de classificação do circuito disputado em 2021.

O WSL Final 5 será decidido com base nos pontos acumulados durante a temporada do Tour. Os cinco melhores dos sete resultados serão contados na tabela final de classificação da WSL.

O pico do Rip Curl WSL Finals é Lower Trestles, em San Clemente, Califórnia, famoso pico que oferece uma das ondas de mais alta performance do mundo.

O período de espera será de 9 a 17 de setembro de 2021. Com um período de espera de nove dias durante a temporada nobre em Lower Trestles, as condições ideais ditarão quando o evento de um dia será finalmente convocado.

O formato

No fim da temporada, o surfista masculino e feminino classificados como número 1 entrarão direto na decisão do título, em um confronto de melhor de três para determinar o campeão do mundo.

Os surfistas restantes entrarão na chave da Rip Curl WSL Finals com base em suas classificações de fim de ano.

As mulheres serão as primeiras a entrar na água, com os homens surfando na próxima batalha. Mulheres e homens se alternarão pelo resto do dia.

Bateria 1: O surfista classificado em quinto lugar irá competir contra o surfista classificado em quarto lugar na primeira batalha do dia em uma competição mano-a-mano com um formato de bateria tradicional. No feminino, a australiana Stephanie Gilmore enfrenta a francesa Johanne Defay. Em seguida, no masculino, o australiano Morgan Cibilic duela com o californiano Conner Coffin.

Bateria 2: O vencedor da bateria 1 enfrentará o surfista número três em uma competição mano-a-mano com o formato de bateria tradicional.

Bateria 3: O vencedor da bateria 2 enfrentará o segundo surfista classificado em uma competição mano-a-mano com um formato de bateria tradicional.

Disputa pelo título: O vencedor da bateria 3 seguirá para a melhor de três confrontos pelo título, onde enfrentará o número 1 do mundo em uma competição mano-a-mano com um formato tradicional de eliminatórias. O primeiro surfista a vencer duas das três baterias torna-se o campeão mundial de 2021.

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Leia também:

Veja os melhores momentos do Tour em 2021

Saiba quem fica e quem sai do Tour da WSL

Os efeitos do ouro olímpico de Italo Ferreira