A TRAJETÓRIA DE ITALO FERREIRA ATÉ O WSL FINALS

 

Já em clima de decisão, a World Surf League (WSL) preparou uma série de vídeos com os primeiros participantes do WSL Finals, evento que decidirá os campeões mundiais da temporada em único dia. Os brasileiros Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo disputam a taça na categoria masculina, enquanto Tatiana Weston-Webb representa a bandeira verde-amarela na feminina.

A janela de espera começa no próximo dia 9 e vai até 17 de setembro em Lower Trestles, badalado pico de San Clemente, Califórnia (EUA).

Neste vídeo, a WSL exibe a trajetória do atual campeão mundial e olímpico Italo Ferreira na temporada. Ele vai para Trestles como segundo colocado na categoria masculina e está a uma bateria da grande decisão contra Gabriel Medina.

Para disputar a melhor de três com Medina, Italo terá de superar o australiano Morgan Cibilic, o californiano Conner Coffin ou o compatriota Filipe Toledo. Morgan e Conner se enfrentam na primeira bateria. O vencedor terá pela frente Filipe Toledo, e quem avançar nessa segunda bateria será o adversário de Italo.

Italo Ferreira, Rip Curl Newcastle Cup 2021, World Surf League, WSL, Circuito Mundial de Surf, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Dunbar
Italo Ferreira teve seu melhor momento em Newcastle. Foto: WSL / Dunbar

Campanha em 2021

Italo Ferreira estreou no Tour obtendo o terceiro lugar em Pipeline, Havaí. Ele sofreu uma lesão na região do quadril nas quartas de final e avançou na raça contra o francês Jeremy Flores. Depois, mesmo surfando com uma proteção e ainda sentindo fortes dores, encarou Gabriel Medina de igual para igual e por pouco não chegou à decisão contra John John Florence.

Na perna australiana, o brasileiro venceu a primeira prova, em Newcastle, depois foi nono em uma competição marcada por uma derrota polêmica em Narrabeen. Em Margaret River, levou a virada de Filipe Toledo nas quartas e acabou em quinto. Já em Rottnest Island, chegou à semifinal contra Medina e acabou em terceiro.

No Surf Ranch, Italo não conseguiu um bom resultado e ficou fora das finais. No México, chegou às quartas final e levou uma virada do compatriota Matheus Herdy nos minutos finais, terminando em quinto.

Rip Curl WSL Finals 2021, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia (EUA), Circuito Mundial de Surf. Foto: Reprodução
O caminho rumo ao título do WSL Finals na categoria masculina. Foto: Reprodução

O formato

No fim da temporada, o surfista masculino e feminino classificados como número 1 entrarão direto na decisão do título, em um confronto de melhor de três para determinar o campeão do mundo.

Os surfistas restantes entrarão na chave da Rip Curl WSL Finals com base em suas classificações de fim de ano.

As mulheres serão as primeiras a entrar na água, com os homens surfando na próxima batalha. Mulheres e homens se alternarão pelo resto do dia.

Rip Curl WSL Finals 2021, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia (EUA), Circuito Mundial de Surf. Foto: Reprodução
Chave feminina do WSL Finals. Foto: Reprodução

Bateria 1: O surfista classificado em quinto lugar irá competir contra o surfista classificado em quarto lugar na primeira batalha do dia em uma competição mano-a-mano com um formato de bateria tradicional. No feminino, a australiana Stephanie Gilmore enfrenta a francesa Johanne Defay. Em seguida, no masculino, o australiano Morgan Cibilic duela com o californiano Conner Coffin.

Bateria 2: O vencedor da bateria 1 enfrentará o surfista número três em uma competição mano-a-mano com o formato de bateria tradicional.

Bateria 3: O vencedor da bateria 2 enfrentará o segundo surfista classificado em uma competição mano-a-mano com um formato de bateria tradicional.

Disputa pelo título: O vencedor da bateria 3 seguirá para a melhor de três confrontos pelo título, onde enfrentará o número 1 do mundo em uma competição mano-a-mano com um formato tradicional de eliminatórias. O primeiro surfista a vencer duas das três baterias torna-se o campeão mundial de 2021.

Veja os vídeos de outros brasileiros

 

 

 

Leia também:

Veja os melhores momentos do Tour em 2021

Saiba quem fica e quem sai do Tour da WSL

Os efeitos do ouro olímpico de Italo Ferreira