JAPÃO GANHA PISCINA DE ONDAS EM MAKINOHARA SHIZUNAMI

Evan Geiselman, Makinohara Shizunami, Japão, piscina de ondas, surfing pool, American Wave Machines. Foto: Divulgação
Evan Geiselman decola na piscina de ondas em Makinohara Shizunami, Japão. Foto: Divulgação

Sede da estreia do surf nos Jogos de Tóquio, programada para o próximo dia 25 de julho, o Japão ganhou uma piscina de ondas em Makinohara Shizunami. Desenvolvida pela American Wave Machines, a mesma empresa responsável pela tecnologia em Waco, Texas, a PerfectSwell foi testada recentemente pelo atleta norte-americano Evan Geiselman.

Ainda de acordo com Geiselman, a PerfectSwell receberá os integrantes das equipes olímpicas japonesa e norte-americana antes dos Jogos de Tóquio. Vale ressaltar que as disputas de surf terão como palco o beach break de Shidashita, na península de Chiba.

A cidade de Makinohara Shizunami fica a três horas e meia ao sul de Tóquio, capital japonesa e principal sede das Olimpíadas.

Segundo Evan Geiselman, a piscina de ondas fica a duas quadras da praia, bem no meio de uma pequena surf city. A região conta com ótimos restaurantes e moradores bem amigáveis.

 

Para ele, a piscina é melhor do que a de Waco, no Texas. “A água azul cristalina ajuda. A piscina em si é muito menor que a de Waco, mas parece que eles colocaram mais ondas nela. É provavelmente um pé maior e há mais variedade de formas; ela oferece tubos muito bem também”, explicou o atleta para o site australiano Stabmag.

Geiselman falou que as seções de aéreo em Waco são incríveis, mas ficam repetitivas. “O futuro de surfar nessas piscinas será como patinar; você precisa dar uma volta. Esta piscina no Japão tem uma onda que você pode fazer em duas manobras sólidas e depois atingir uma grande seção de aéreo. É chamada de HighBall. É definitivamente uma virada de jogo”, opina o norte-americano.

A cidade de Evan Geiselman na Flórida (EUA), New Smyrna, também receberá uma piscina da PerfectSwell. “Eles estão trabalhando em uma piscina maior com a mesma tecnologia. Estou animado com o futuro do surf com essas piscinas. Você viu aquele garoto de 11 anos (Cruz Dinofa) dar um salto para a frente ou sei lá o quê. Isso vai oferecer oportunidades infinitas para a próxima geração de surfistas”, conclui o norte-americano.

Veja também: