ONDAS PODEM GERAR ENERGIA LIMPA?

Governo do Ceará analisa gerar energia limpa a partir das ondas do mar. Foto: Eco Wave Power
Governo do Ceará analisa gerar energia limpa a partir das ondas do mar. Foto: Eco Wave Power

O governo do Ceará e a empresa sueco-israelense Eco Wave Power firmaram Memorando de Entendimento (MoU) para a implantação de uma usina de geração de energia limpa a partir da força das ondas do mar. Com capacidade instalada de até 9MW, a usina funcionará nas dependências do terminal portuário do Pecém.

“Estamos extremamente entusiasmados em colaborar com o Porto de Pecém, que busca liderança e inovação na produção de energia limpa das ondas”, afirma Inna Braverman, fundadora e CEO da Eco Wave Power.

Segundo o governo estadual, as ações a serem executadas em conexão com o MoU servirão como fase preparatória para a implementação do projeto. Durante essa primeira fase, o objetivo das partes será concluir uma análise de pré-viabilidade do projeto na área do Complexo do Pecém, assim como finalizar o desenvolvimento preliminar da proposta do projeto. Além disso, este MoU e seus derivados servirão de preparação para o Contrato de Concessão, após os resultados da análise.

Governo do Ceará analisa gerar energia limpa a partir das ondas do mar. Foto: Eco Wave Power
Tecnologia simples e viável poderá usar as estruturas já existentes no porto para produzir eletricidade limpa. Foto: Eco Wave Power

“A Eco Wave Power tem uma tecnologia simples e viável, que pode utilizar as estruturas marítimas existentes do porto para produzir eletricidade limpa a partir das ondas. Isso está totalmente alinhado com os objetivos do nosso porto em se tornar o primeiro terminal portuário do mundo a realizar um teste de energia oceânica em águas tropicais, esta é a nossa contribuição para a luta contra as mudanças climáticas”, enfatiza Danilo Serpa, Presidente do Complexo do Pecém.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE / UFRJ) em 2019, o Brasil tem um potencial de energia das ondas estimado em 91,8 GW, considerando os 7.491 km da costa brasileira. O estudo aponta que a conversão de apenas um quinto desse potencial seria suficiente para abastecer cerca de 35% da demanda de eletricidade do país. Outro estudo, da Universidade Federal do ABC, de 2020, calcula que somente a região Nordeste, onde está localizado o Porto do Pecém, teria um potencial de energia oceânica estimado em 22 GW.

Governo do Ceará analisa gerar energia limpa a partir das ondas do mar. Foto: Eco Wave Power
O Brasil tem um potencial de energia das ondas estimado em 91,8 GW. Foto: Eco Wave Power

Complexo do Pecém

O Complexo do Pecém é uma joint venture e tem como acionistas o Governo do Ceará (70%) e o Porto de Roterdã (30%). Está localizado a cerca de sessenta quilômetros de Fortaleza, capital do estado do Ceará, localizado no nordeste do Brasil. O Complexo do Pecém é formado por uma Área Industrial, pelo Porto do Pecém e pela ZPE Ceará.

Inaugurado em 2002, é um dos mais jovens terminais portuários do Brasil. O Porto do Pecém movimenta, principalmente, granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas em geral, como placas de aço e componentes eólicos.

Fonte: Ciclo Vivo.