VEJA AO VIVO A RIP CURL WSL FINALS

 

A Rip Curl WSL Finals decide o título mundial da World Surf League em Lower Trestles, badalado pico de surf localizado na cidade de San Clemente, Califórnia (EUA). Depois de muita expectativa, com cinco dias de adiamento, a Liga finalmente vai dar início às batalhas, com a primeira bateria indo para a água às 12h (horário de Brasília).

A janela de espera para realização da prova começou na quinta-feira (9) e vai até 17 de setembro. A expectativa é de ótimas condições, principalmente entre segunda e quarta-feira.  A WSL promove todos os confrontos em único dia.

Ao todo, 10 integrantes do Championship Tour da World Surf League disputam as taças das categorias masculina e feminina, com quatro brasileiros no páreo.

Na categoria masculina, Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo são os principais candidatos ao título, com o australiano Morgan Cibilic e o californiano Conner Coffin tentando surpreender o mundo. Já entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb tenta um inédito título da modalidade para o Brasil, brigando pela taça com Stephanie Gilmore (Austrália), Carissa Moore (Havaí), Johanne Defay (Ilha Reunião) e Sally Fitzgibbons (Austrália).

Confira o resumo da previsão oficial das ondas da WSL Finals clicando aqui.

Assista em inglês

 

WSL Finals

Pela primeira vez na história do WSL Championship Tour, o campeão mundial da temporada será decidido em um evento de um dia, e o vencedor leva tudo no Rip Curl WSL Finals,

Depois de uma temporada em busca de pontos de classificação, chega-se a um único dia de competição em Lower Trestles.

A WSL Finals terá o WSL Final 5 – os cinco primeiros homens e mulheres na tabela de classificação do circuito disputado em 2021.

O evento será decidido com base nos pontos acumulados durante a temporada do Tour. Os cinco melhores dos sete resultados serão contados na tabela final de classificação da WSL.

O pico da Rip Curl WSL Finals é Lower Trestles, em San Clemente, Califórnia, famoso pico que oferece uma das ondas de mais alta performance do mundo.

O período de espera será de 9 a 17 de setembro de 2021. Com um período de espera de nove dias durante a temporada nobre em Lower Trestles, as condições ideais ditarão quando o evento de um dia será finalmente convocado.

O formato

No fim da temporada, o surfista masculino e feminino classificados como número 1 entrarão direto na decisão do título, em um confronto de melhor de três para determinar o campeão do mundo.

Os surfistas restantes entrarão na chave da Rip Curl WSL Finals com base em suas classificações de fim de ano.

As mulheres serão as primeiras a entrar na água, com os homens surfando na próxima batalha. Mulheres e homens se alternarão pelo resto do dia.

Bateria 1: O surfista classificado em quinto lugar irá competir contra o surfista classificado em quarto lugar na primeira batalha do dia em uma competição mano-a-mano com um formato de bateria tradicional. No feminino, a australiana Stephanie Gilmore enfrenta a francesa Johanne Defay. Em seguida, no masculino, o australiano Morgan Cibilic duela com o californiano Conner Coffin.

Bateria 2: O vencedor da bateria 1 enfrentará o surfista número três em uma competição mano-a-mano com o formato de bateria tradicional.

Bateria 3: O vencedor da bateria 2 enfrentará o segundo surfista classificado em uma competição mano-a-mano com um formato de bateria tradicional.

Disputa pelo título: O vencedor da bateria 3 seguirá para a melhor de três confrontos pelo título, onde enfrentará o número 1 do mundo em uma competição mano-a-mano com um formato tradicional de eliminatórias. O primeiro surfista a vencer duas das três baterias torna-se o campeão mundial de 2021.

Programação prevista das baterias (horário de Brasília)*

12:00h – Stephanie Gilmore (AUS) x Johanne Defay (FRA)
12:35h – Conner Coffin (EUA) x Morgan Cibilic (AUS)
13:10h – Sally Fitzgibbons (AUS) x vencedora da primeira bateria
13:45h – Filipe Toledo (BRA) x vencedor da primeira bateria
14:20h – Tatiana Weston-Webb (BRA) x vencedora da segunda bateria
14:55h – Italo Ferreira (BRA) x vencedor da segunda bateria
15:40h – Carissa Moore (HAV) x vencedora da terceira bateria (bateria final 1)
16:20h – Gabriel Medina (BRA) x vencedor da terceira bateria (bateria final 1)
17:00h – Carissa Moore (HAV) x vencedora da terceira bateria (bateria final 2)
17:40h – Gabriel Medina (BRA) x vencedor da terceira bateria (bateria final 2)
18:20h – Carissa Moore (HAV) x vencedora da terceira bateria (bateria final 3 – se necessária)
19:00h – Gabriel Medina (BRA) x vencedor da terceira bateria masculina (bateria final 3 – se necessária)
19:35h – Cerimônia de premiação

* Sujeita a alterações.

Leia também:

Veja os melhores momentos do Tour em 2021

Saiba quem fica e quem sai do Tour da WSL

A trajetória dos finalistas até a WSL Finals