RESUMO DO PRIMEIRO DIA DO SURF RANCH PRO

Filipe Toledo, Surf Ranch Pro 2021, Lemoore, Califórnia (EUA), World Surf League, Circuito Mundial de Surf 2021, Kelly Slater Wave Pool. Foto: WSL / Reprodução
Filipe Toledo larga na frente no Surf Ranch Pro. Foto: WSL / Reprodução

As belas performances de Filipe Toledo marcaram a abertura do Surf Ranch Pro nesta sexta-feira (18), nas ondas artificiais desenvolvidas pela Kelly Slater Wave Company em Lemoore, Califórnia (EUA). Ao todo, 24 dos 36 Tops da elite mundial entraram em ação na categoria masculina, com cada um surfando quatro ondas – duas para a direita e duas para a esquerda.

Confira o cronograma completo do evento

Acompanhe ao vivo na IF15

Conheça o formato do Surf Ranch Pro

Com 8.87 logo em sua primeira onda, surfada para a direita, e 8.93 na melhor onda para a esquerda, Filipe Toledo atingiu a marca de 17.80 pontos em 20 possíveis e terminou o dia como melhor atleta na categoria masculina, seguido por Kanoa Igarashi, californiano naturalizado japonês, com 15.33.

“A vibe está demais aqui. Estou com a minha família, meus filhos, meus amigos e está sendo incrível”, disse Filipe Toledo depois da estreia no Surf Ranch. “Eu passei os últimos 3 meses na Austrália, em seguida fui para El Salvador e estou muito feliz por finalmente estar em casa. Essa energia é o meu combustível para sair todos os dias e fazer meu trabalho. Eu usei uma prancha quadriquilha (quatro quilhas) e senti que andei bem rápido nas manobras com ela. Ainda estou testando qual eu vou usar, mas as duas pranchas que surfei hoje estão ótimas”.

Além de Filipe, Yago Dora (14.37) e Adriano de Souza (13.80) terminaram o dia entre os oito melhores pontuadores.  Já Miguel Pupo, que obteve 12.83, ficou em nono lugar.

“Sim, eu me sinto muito bem nessa onda. Acho que ela encaixa com o meu surfe e me sinto muito confortável aqui”, disse Yago Dora. “Mas, ela também mostra todos seus pontos fracos, de como você consegue sua performance numa onda longa e manobrável. A direita foi meu ponto fraco nas outras etapas, mas sinto que melhorei muito meu backhand e estou me sentido bem. Acho que preciso acertar o aéreo no fim da direita e posso surfar com mais força na esquerda, então tem o que melhorar ainda. Mas, venho treinado bastante para isso”.


Os dois melhores surfistas de cada bateria e os próximos 12 atletas na tabela de classificação ganham uma rodada de bônus de duas ondas extras.

Depois dessa rodada de bônus, que terá um total de 24 atletas na categoria masculina, os 8 melhores avançam para a semifinal.

Homenagem a Adriano de Souza

Todos os brasileiros, e ainda o português Frederico Morais, usaram uma lycra azul com o nome e o número predileto de Adriano (13), que está se despedindo do Tour depois de 16 temporadas.

“Nossa, vai doer ficar sem ele no Tour”, disse Filipinho. “Ele é um legend no esporte e não só para os brasileiros. Ele está no Tour há muito tempo, competiu contra o Kelly Slater no auge, o Andy Irons, só ícones, e agora está competindo com a gente, tendo tanta história por trás. O significado do número que ele usa na lycra, tudo isso tem muito peso e estou honrado de usar essa lycra para homenagear ele neste evento”.

Tati Weston-Webb começa bem

Na categoria feminina, é o mesmo sistema, com as 18 competidoras divididas em três baterias com seis cada, classificando as duas primeiras para a rodada extra. Na sexta-feira só rolou a primeira e a gaúcha Tatiana Weston-Webb começou bem, somando nota 8,00 com seu frontside vertical na primeira esquerda que surfou, com 6,83 surfando de backside na direita. A brasileira largou na frente com 14,83 pontos, contra 13,57 da heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, que ficou em segundo lugar.

“Este evento na piscina é bem diferente, porque você fica sempre tentando superar suas próprias notas e fazer o seu melhor”, disse Tatiana Weston-Webb, que ocupa a terceira posição no ranking do CT 2021. “Uma das minhas metas é melhorar aqui e fiquei muito feliz quando recebi uma nota 8,00. Sei que ainda posso evoluir na direita e tentar umas manobras gigantes na esquerda. Meu técnico falou para simplificar tudo, fazer a leitura natural da onda, ter confiança no meu equipamento e surfar meu melhor, então foi o que tentei fazer”.

Estreia dos líderes

O sábado marca as estreias de nomes como Gabriel Medina e Italo Ferreira, que ocupam as duas primeiras posições no ranking da World Surf League (WSL). Outros brazucas que ainda não estrearam são Jadson André, Alex Ribeiro, Caio Ibelli e Lucas Vicente.

Clique aqui para ver a programação completa do Surf Ranch Pro, desde a primeira onda até a final.

Acompanhe a transmissão ao vivo.

Veja abaixo a lista de pontuações do primeiro dia.

Yago Dora, Surf Ranch Pro 2021, Lemoore, Califórnia (EUA), World Surf League, Circuito Mundial de Surf 2021, Kelly Slater Wave Pool. Foto: WSL / Van Kirk
Yago Dora faz a terceira melhor apresentação do dia. Foto: WSL / Van Kirk

O formato do Surf Ranch Pro:

Tabela de classificação – 1ª e 2ª rodadas

– 36 homens e 18 mulheres.
– A posição de cabeça de chave determina a ordem de apresentação de cada surfista.
– Os grupos são formados por baterias com seis pessoas combinando duas rodadas com duas ondas cada.
– A melhor nota na esquerda e na direita forma a pontuação total de cada surfista.
– Os dois melhores surfistas de cada bateria ganham uma rodada de bônus de duas ondas extras.
– Os próximos 12 homens e 6 mulheres com melhor classificação na tabela também ganham uma rodada de bônus de duas ondas extras.
– Esta é a única vez que as melhores pontuações de rodadas anteriores podem ser transferidas se um surfista não conseguir superar sua pontuação anterior.

Tabela de classificação de qualificação – Rodada de bônus

– 24 homens e 12 mulheres.
– A tabela de classificação determina a ordem dos surfistas.
– Os oito primeiros homens e quatro mulheres na classificação após a rodada de bônus avançam para a semifinal.

Semifinais

– Oito homens e quatro mulheres.
– Cada surfista pega quatro ondas em duas rodadas.
– Cada rodada consiste em uma direita e uma esquerda.
– A melhor nota na esquerda e na direita forma a pontuação total de cada surfista.
– Os dois primeiros homens e mulheres na classificação avançam para a final.

Final

– Dois homens e duas mulheres.
– Cada surfista pega quatro ondas em duas rodadas (uma esquerda e uma direita consecutiva).
– Cada rodada consiste em uma direita e uma esquerda.
– A melhor nota na esquerda e na direita forma a pontuação total do surfista.
– O homem e a mulher com a maior pontuação vencem o evento.

Veja a lista de pontuações do primeiro dia:

Surf Ranch Pro 2021, Lemoore, Califórnia (EUA), World Surf League, Circuito Mundial de Surf 2021, Kelly Slater Wave Pool. Foto: WSL / Reprodução

Surf Ranch Pro 2021, Lemoore, Califórnia (EUA), World Surf League, Circuito Mundial de Surf 2021, Kelly Slater Wave Pool. Foto: WSL / Reprodução

Surf Ranch Pro 2021, Lemoore, Califórnia (EUA), World Surf League, Circuito Mundial de Surf 2021, Kelly Slater Wave Pool. Foto: WSL / Reprodução