WSL LANÇA CALENDÁRIO DO CHAMPIONSHIP TOUR 2023

Surf Ranch Pro 2021, Lemoore, Califórnia (EUA), World Surf League, Circuito Mundial de Surf 2021, Kelly Slater Wave Pool. Foto: WSL
Ondas artificiais do Surf Ranch voltam em 2023. Foto: WSL

A World Surf League (WSL) anunciou o calendário do Championship Tour 2023, divisão de elite do Circuito Mundial da Liga. O Circuito será o primeiro critério de classificação para os Jogos Olímpicos de 2024, cujas batalhas de surfe terão como palco os tubos de Teahupoo, na Polinésia Francesa.

O Tour de 2023 terá poucas novidades, e a principal delas é o retorno da piscina de ondas, o Surf Ranch, em Lemoore, Califórnia (EUA).

Nos três anos em que fez parte do Circuito (2018, 2019 e 2021), a competição foi dominada por brasileiros, com Gabriel Medina levando as duas primeiras edições e Filipe Toledo ficando com o título na última. Nas três ocasiões, os dois atletas ocuparam os dois primeiros lugares no evento.

Se por um lado o Surf Ranch está de volta, a Indonésia está de saída. A etapa em G-Land foi a única que saiu do calendário.

Quiksilver Pro 2022, G-Land, Indonésia, Java, Grajagan, Circuito Mundial de Surf, World Surf League, WSL, Swell, Waves, Ondas. Foto: WSL / Sloane
Etapa em G-Land está fora do Tour. Foto: WSL / Sloane

A abertura segue em Pipeline, e a sequência de etapas é praticamente a mesma: Sunset (Havaí), Portugal, Bells Beach (Austrália) e Margaret River (Austrália). Ao término da perna australiana, a WSL voltará a reduzir o número de atletas de 36 para 24 na categoria masculina e de 18 para 12 na feminina.

Na sequência, a única novidade da temporada: a volta do Surf Ranch, em Lemoore. A partir daí, a ordem segue a mesma: El Salvador, Saquarema, Jeffreys Bay e Teahupoo, última etapa classificatória para a WSL Finals. Assim como nos dois últimos anos, o título mundial será decidido em setembro, nas ondas de Lower Trestles, Califórnia (EUA), com os cinco melhores da categoria masculina e os cinco melhores da feminina.

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Filipe Toledo e Italo Ferreira, Rip Curl WSL Finals 2022, Finalistas, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Surf brasileiro. Foto: WSL / Pat Nolan
Italo Ferreira e Filipe Toledo fizeram dobradinha brasileira na WSL Final em 2022. Foto: WSL / Pat Nolan

Calendário do Championship Tour 2023 da WSL

– Billabong Pro Pipeline (Hawaii): 29 de janeiro a 10 fevereiro
– Hurley Pro Sunset Beach (Hawaii): 12 a 23 de fevereiro
– MEO Portugal Pro (Portugal): 8 a 16 de março
– Rip Curl Pro Bells Beach (Victoria, Austrália): 4 a 14 de abril
– Margaret River Pro (Western Australia): 20 a 30 de abril

Corte no meio da temporada: 36 homens e 18 mulheres reduzem para 24 homens e 12 mulheres.

– Surf Ranch Pro (EUA): 27 e 28 de maio
– Surf City El Salvador Pro presented by Corona (El Salvador): 9 a 18 de junho
– Rio Pro presented by Corona (Brasil): 23 de junho a 1º de julho
– Corona Open J-Bay (África do Sul): 13 a 22 de julho
– SHISEIDO Tahiti Pro (Polinésia Francesa): 11 a 20 de agosto

WSL Final 5 decide os campeões mundiais das categorias masculina e feminina

Rip Curl WSL Finals (Lower Trestles, EUA):  7 a 15 de setembro

Leia também:

Filipe Toledo e Italo Ferreira fazem dobradinha em Trestles

Veja a lista de todos os campeões mundiais de surf

Veja os highlights da WSL Finals em Trestles