COM LESÃO NO PÉ, ITALO FERREIRA ESTÁ FORA DO ISA GAMES

Italo Ferreira, Rip Curl WSL Finals 2022, Finalistas, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Surf brasileiro, lesão no pé, contusão, injury. Foto: Arquivo pessoal
Italo Ferreira está fora do ISA Games 2022. Foto: Arquivo pessoal

Com dores no pé que se intensificaram durante as dramáticas batalhas da WSL Finals, na última semana, na Califórnia (EUA), o campeão mundial e olímpico Italo Ferreira abriu mão da sua vaga no ISA World Surfing Games 2022. A competição, que começa nesta sexta-feira, também na Califórnia, é de suma importância para o Brasil, já que oferece uma vaga adicional nas Olimpíadas de 2024 ao país campeão.

Italo estava escalado na categoria masculina ao lado dos irmãos Miguel e Samuel Pupo, mas foi substituído pelo conterrâneo Jadson André. Entre as mulheres, representam o Brasil as atletas Karol Ribeiro, Mariana Areno e Yanca Costa.

A lesão foi diagnosticada na última segunda-feira (12), pelo médico Warren Kramer, da World Surf League (WSL), que avaliou o multicampeão em Newport, Califórnia. O tratamento será feito à base de repouso, imobilização e fisioterapia.

Italo Ferreira, Rip Curl WSL Finals 2022, Finalistas, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Surf brasileiro. Foto: WSL / Pat Nolan
Esforço diário e alto compromisso com a performance levaram o atleta a ter lesão agravada. Foto: WSL / Pat Nolan

Segundo Italo, o esforço diário e alto compromisso com a performance levaram a lesão no pé a se agravar. “Se eu continuasse com o mesmo ritmo, teria de fazer cirurgia”, explica o atleta, que deu um verdadeiro show na WSL Finals e só perdeu o título em uma decisão com placar muito apertado contra Filipe Toledo.

No intervalo entre as duas baterias finais, Italo foi registrado pelas câmeras da WSL sentindo fortes dores no pé e fazendo tratamento à base de gelo para disputar o segundo confronto. Mesmo assim, voltou com tudo para a água e protagonizou outra atuação de altíssimo nível.

A incrível perseverança do campeão mundial e olímpico também foi vista este ano, na etapa em Jeffreys Bay, África do Sul. Na ocasião, Italo teve uma lesão nas costas agravada depois de tentar uma manobra impressionante numa onda pesada, em uma bateria válida pela semifinal da prova. Ainda assim, a fera brasileira manteve o ritmo eletrizante e conseguiu fazer a maior nota da bateria (9.00), mas perdeu a batalha de virada para Kanoa Igarashi nos minutos finais, terminando o evento em terceiro lugar.

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Leia também:

Filipe Toledo e Italo Ferreira fazem dobradinha em Trestles

Veja a lista de todos os campeões mundiais de surf

Veja os highlights da WSL Finals em Trestles