CLIMA DE DECISÃO EM ROTTNEST

Michel Bourez, Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Rottnest Island, Western Australia, Austrália, Swell, WA, West Oz. Foto: WSL / Dunbar
Strickland Bay pode receber as finais do Rottnest Search na manhã deste domingo na Austrália (noite de sábado no Brasil), caso os ventos não prejudiquem a formação das ondas. Foto: WSL / Dunbar

As mudanças na previsão das ondas nos últimos dias trouxeram ânimo aos organizadores do Rip Curl Rottnest Search, etapa do Championship Tour da WSL que acontece na ilha de Rottnest, Austrália. Depois de um dia recheado de ação no oeste australiano, a expectativa é de que as finais estejam próximas em Strickland Bay, pico que recebeu todas as baterias da prova até o momento.

Os renomados sites de previsão das ondas divergem em relação aos ventos neste domingo australiano (noite de sábado no Brasil). Segundo o Surfline, que faz a previsão oficial, o dia deve ter ondas de 2 a 2,5 metros de face, com séries maiores ocasionalmente. Os ventos devem variar bastante durante o dia, apresentando melhor direção até o meio da manhã, soprando de sul nas primeiras horas do dia e passando a variar de direção, mas ainda com leve intensidade. Há previsão de uma frente fria à tarde, trazendo fortes ventos de oeste-sudoeste.

Faltam apenas seis baterias para o término da prova e a primeira chamada está marcada para as 20:15h deste sábado no horário de Brasília.

Já o Surf Forecast e Magicseaweed indicam ventos de oeste-sudoeste durante todo o dia, com intensidade moderada pela manhã e ganhando força no decorrer do dia.

A previsão é de que as ondas ganhem muita pressão na segunda-feira australiana, mas prejudicadas por um forte vento maral. Há boa possibilidade de ótimas condições na terça, com leve vento terral. Porém, as finais só não acontecerão na manhã deste domingo (noite de sábado no Brasil) se o vento influenciar demais na formação das ondas.

Os brasileiros Italo Ferreira e Gabriel Medina permanecem na competição, mas vão se enfrentar nas semifinais, em uma batalha que promete pegar fogo. Medina é o líder do ranking, enquanto Italo, além de atual campeão do mundo, ocupa a vice-liderança e quer reduzir a vantagem do compatriota.

Acompanhe a transmissão ao vivo em nosso site.

SEMIFINAIS DA CATEGORIA FEMININA

1.a: Sally Fitzgibbons (AUS) x Tyler Wright (AUS)
2.a: Carissa Moore (EUA) x Johanne Defay (FRA)

SEMIFINAIS DA CATEGORIA MASCULINA

1.a: Morgan Cibilic (AUS)  x Liam O´Brien (AUS)
2.a: Gabriel Medina (BRA) x Italo Ferreira (BRA)

Ilustração de capa: AOS Mídia.