ITALO E MEDINA SE ENFRENTAM NA SEMI

Italo Ferreira, Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Rottnest Island, Western Australia, Austrália, Swell, WA, West Oz. Foto: WSL / Dunbar
Italo Ferreira está na semifinal do Rip Curl Rottnest Search. Foto: WSL / Dunbar

Em outra batalha verde-amarela nas ondas de Strickland Bay, o atual campeão mundial Italo Ferreira superou Yago Dora e agora enfrenta Gabriel Medina em uma semifinal que promete pegar fogo no Rip Curl Rottnest Search, evento válido como quinta etapa do Championship Tour 2021 da World Surf League (WSL).

Yago vinha embalado pelo show na bateria anterior, quando registrou o novo recorde de pontos do evento, mas não conseguiu impedir a classificação de Italo. O vice-líder do Tour deste ano começou melhor e manteve a liderança até o fim da bateria, apesar das constantes ameaças de Yago, que ficou precisando de apenas 5.87 para virar por um bom tempo. No fim da bateria, Italo conseguiu usar a prioridade e ampliar vantagem com 7.17, melhor nota do confronto, totalizando 13.94, contra 11.97 do adversário.

“É muito difícil surfar contra o Yago (Dora). Eu tentei mandar uns aéreos grandes e acabei caindo, mas usei minha estratégia para colocar uma pressão nele no final”, disse Italo Ferreira. “Quando o mar fica mais lento, tem que mudar o surfe, fazer umas batidas para ganhar umas notas boas. Mas, quando tem bastante ondas, aí você se solta e tenta uns aéreos maiores. Nós tivemos chances de fazer notas mais altas e, quando tem alguém desse calibre na água, me dá mais motivação. Todos os dias, somos os primeiros a entrar na água pra treinar e é bom ter esse tipo de atleta no circuito, para estender nossos limites”.

Foi a segunda bateria brasileira consecutiva de Italo Ferreira no Rottnest Search, que ainda terá outro compatriota pela frente. Ainda neste quinto dia de evento, o ele havia derrotado Adriano de Souza em outro clássico verde-amarelo, também com resultado apertado.

“O Adriano sempre foi uma inspiração pra mim e fizemos uma ótima bateria”, disse Italo Ferreira. “Eu estava até nervoso no início. Tentei fazer uns aéreos grandes que não completei, mas depois acertei um bom e fiz umas manobras boas, então fico feliz porque a minha última bateria com ele foi no Taiti e ele ganhou de mim na última onda”.

 

Por pouco o Brasil não chegou com três atletas às semifinais da etapa. Nas quartas, Miguel Pupo levou uma virada na última onda do convidado australiano Liam O´Brien. O brasileiro liderava com folga a bateria até O´Brien iniciar a reação quando faltavam pouco mais de 10 minutos para o término. O australiano saiu da “combination” com 6.90 e recuperou a prioridade logo na sequência, quando Pupo investiu em uma onda sem tanto potencial. No fim da bateria, O´Brien deu o golpe fatal com 6.33, vencendo por 13.23 a 12.83.

Ainda pelas quartas, Gabriel Medina teve trabalho para deter o californiano Conner Coffin, que foi bem criterioso na escolha das ondas e chegou a liderar o placar com notas 6.83 e 6.77. Porém, o brasileiro, que teve 7.00 pontos em sua sua segunda onda, conseguiu a virada com 6.80, deixando o adversário a 6.98 da classificação.

“Eu sabia que não ia ter muitas ondas nessa bateria, porque o vento deu uma apertada e dificultou o surfe, então tentei ser mais seletivo na escolha das melhores”, disse Gabriel Medina. “Mas, foi uma boa bateria com o Conner (Coffin) e estou feliz por ter passado para as semifinais mais uma vez. Eu estava analisando o mar junto com o Andy (King, seu técnico) e deu muita onda na bateria anterior, então era um sinal que a minha ia ser meio lenta. Hoje tava assim, uma bateria com muitas ondas e outra com poucas. Mas, estou bem focado e o trabalho com o Andy está bem legal. Ele tem me dado bastante confiança para estar pronto para qualquer coisa. Também estou com a minha esposa na praia, então estou me sentindo super bem em tudo”.

As batalhas decisivas devem acontecer no próximo dia da janela de espera do evento, caso as condições do mar colaborem.

Mesmo que seja eliminado por Italo Ferreira na semifinal do Rottnest Search, Medina manterá a liderança do ranking do Tour. Nas quartas, ele superou o californiano Conner Coffin em uma disputa acirrada que terminou com o placar de 13.80 a 13.60 pontos.

Yago Dora, Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Rottnest Island, Western Australia, Austrália, Swell, WA, West Oz. Foto: WSL / Dunbar
Yago Dora registra maior pontuação da prova nas oitavas, mas perde para Italo na bateria seguinte. Foto: WSL / Dunbar

Previsão das ondas

O swell de oeste-sudoeste deve manter a pressão em Western Australia, gerando ondas de até 2,5 metros de face,  com ventos variando bastante de oeste (lateral) a oeste-sudoeste (maral).

A janela de espera vai até o dia 26 e o swell mais sólido da competição deve entrar na segunda-feira (24), com ondas de 12 a 15 pés de face, prejudicadas pelo forte vento maral. A previsão aponta ventos melhores na terça, ainda com swell consistente, e ondas menores e vento terral na quarta australiana, último dia dia da janela.

Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.

Miguel Pupo, Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Rottnest Island, Western Australia, Austrália, Swell, WA, West Oz. Foto: WSL / Dunbar
Miguel Pupo leva virada na última onda e fica em quinto lugar. Foto: WSL / Dunbar

OITAVAS DE FINAL DA CATEGORIA MASCULINA

1.a: Julian Wilson (AUS) 13.00 x 11.20 Jordy Smith (AFR)
2.a: Morgan Cibilic (AUS) 12.50 x 10.77 Leonardo Fioravanti (ITA)
3.a: Liam O´Brien (AUS) 10.83 x 11.10 Seth Moniz (HAV)
4.a: Miguel Pupo (BRA) 14.77 x 13.07 Michel Bourez (FRA)
5.a: Gabriel Medina (BRA) 14.50 x 11.00 Owen Wright (AUS)
6.a: Conner Coffin (EUA) 15.23 x 13.50 Mikey Wright (AUS)
7.a: Italo Ferreira (BRA) 14.70 x 14.27 Adriano de Souza (BRA)
8.a: Yago Dora (BRA) 18.67 x 12.83 Connor O´Leary (AUS)

QUARTAS DE FINAL DA CATEGORIA FEMININA

1.a: Sally Fitzgibbons (AUS) 15.10 x 9.47 Malia Manuel (EUA)
2.a: Tyler Wright (AUS) 12.50 x 11.43 Nikki Van Dijk (AUS)
3.a: Carissa Moore (EUA) 16.53 x 14.43 Isabella Nichols (AUS)
4.a: Johanne Defay (FRA) 13.60 x 9.80 Amuro Tsuzuki (JAP)

QUARTAS DE FINAL DA CATEGORIA MASCULINA

1.a: Morgan Cibilic (AUS)  15.70 x 14.16 Julian Wilson (AUS)
2.a: Liam O´Brien (AUS) 13.23 x 12.83 Miguel Pupo (BRA)
3.a: Gabriel Medina (BRA) 13.80 x 13.60 Conner Coffin (EUA)
4.a: Italo Ferreira (BRA) 13.94 x 11.97 Yago Dora (BRA)

PRÓXIMAS BATERIAS DO RIP CURL ROTTNEST SEARCH

SEMIFINAIS DA CATEGORIA FEMININA

1.a: Sally Fitzgibbons (AUS) x Tyler Wright (AUS)
2.a: Carissa Moore (EUA) x Johanne Defay (FRA)

SEMIFINAIS DA CATEGORIA MASCULINA

1.a: Morgan Cibilic (AUS)  x Liam O´Brien (AUS)
2.a: Gabriel Medina (BRA) x Italo Ferreira (BRA)