ISA DIVULGA SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO PARA OLIMPÍADAS DE 2024

Kanoa Igarashi, Italo Ferreira e Owen Wright, Jogos de Tóquio 2021, Pódio em Shidashita, Tsurigasaki Beach, Japão, Podium, Surf, Chiba, Olimpíadas, Ichinomiya. Foto: ISA / Pablo Jimenez
Kanoa Igarashi (prata), Italo Ferreira (ouro) e Owen Wright (bronze) no primeiro pódio do surf nas Olimpíadas. Foto: ISA / Pablo Jimenez

A International Surfing Association (ISA) divulgou algumas novidades no sistema de classificação para o surf nas Olimpíadas de 2024. A sede dos Jogos será Paris, na França, mas as disputas de surf terão como palco os tubos de Teahupoo, na Polinésia Francesa.

O número total de participantes no surf aumentou de 40 para 48 (24 homens e 24 mulheres). Outra novidade é que alguns países podem ter até 3 surfistas em cada gênero.

O sistema de classificação olímpico se baseia no sistema anterior, usado para Tóquio 2020, garantindo a participação dos melhores surfistas profissionais do mundo, além de promover oportunidades geográficas universais para surfistas de todo o mundo nos Jogos.

Embora a cota de 2 surfistas por gênero por país permaneça em vigor, duas exceções a essa regra foram introduzidas para os campeões de equipes do ISA World Surfing Games 2022 e 2024. Essa exceção pode resultar em algumas equipes de ponta verem sua cota expandir para três (3) atletas (veja abaixo os detalhes dessa mudança).

Huntington Beach, Califórnia (EUA), WSL, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL / Rowland
ISA Games 2022 terá como palco as ondas de Huntington Beach, na Califórnia (EUA). Foto: WSL / Rowland

Os principais elementos do sistema de qualificação são os seguintes:

24 homens, 24 mulheres.

Máximo de 2 surfistas por gênero por Comitê Olímpico Nacional (NOC). Haverá duas exceções a esse limite feitas para as equipes vencedoras, por gênero, nos ISA World Surfing Games (WSG) de 2022 e 2024, onde cada equipe qualificará uma vaga para seu país / comitê olímpico nacional.

As vagas de qualificação serão conquistadas individualmente, por nome, exceto para as vagas de Campeão Mundial do ISA Games de 2022 e 2024.

De acordo com as diretrizes do COI, os eventos de qualificação foram determinados em ordem hierárquica de qualificação, conforme explicado abaixo; se dois surfistas de um gênero se classificarem na primeira ordem hierárquica, esse comitê olímpico nacional não poderá qualificar mais surfistas desse gênero por meio de eventos classificatórios inferiores na ordem hierárquica.

Todos os surfistas selecionados por suas respectivas federações nacionais para suas equipes nacionais devem ter participado dos Jogos Mundiais de Surf da ISA de 2023 e 2024 para serem elegíveis para a qualificação olímpica. Os detalhes finais dos requisitos de elegibilidade ainda estão sendo analisados ​​pela ISA e pelo COI.

A ordem hierárquica de qualificação será a seguinte:

1 World Surf League (WSL) Championship Tour 2023: Primeiros 10 homens elegíveis e 8 primeiras mulheres elegíveis.

2 ISA World Surfing Games 2023: 4 homens e 4 mulheres selecionados com base em seu continente. Surfista elegível com o melhor resultado de cada gênero da África, Ásia, Europa e Oceania.

3 Jogos Pan-Americanos de 2023: Primeiro homem elegível e primeira mulher elegível nas competições de surf.

4 ISA World Surfing Games 2024: Primeiros 5 homens elegíveis e 7 primeiras mulheres elegíveis.

5 ISA World Surfing Games 2024: As equipes vencedoras por gênero qualificarão 1 lugar para seu respectivo país/NOC, independentemente do limite de cota de 2 por país.

6 Jogos Mundiais de Surf da ISA 2022: As equipes vencedoras por gênero qualificarão 1 lugar para seu respectivo país/NOC, independentemente do limite de cota de 2 por país.

7 Vaga da nação anfitriã: Uma vaga para homem e uma mulher será garantida para a nação anfitriã da França, a menos que já esteja preenchida pelas hierarquias acima. Caso os atletas da França se classifiquem regularmente, suas vagas serão realocadas para os surfistas qualificados com classificação mais alta dos Jogos Mundiais de Surf de 2024.

8 Universality Place: Pela primeira vez, um lugar por gênero será disponibilizado aos comitês olímpicos nacionais elegíveis. Uma consideração especial será dada à natureza da onda em Teahupoo em termos de critérios de elegibilidade para esses locais. Caso não haja surfistas qualificados nesta categoria, essas vagas serão realocadas para os surfistas elegíveis mais bem classificados dos Jogos Mundiais de Surf de 2024. O processo completo e os critérios de seleção para esses lugares serão comunicados posteriormente pelo COI.

A ISA trabalhará com o COI e a Solidariedade Olímpica para organizar campos de treinamento específicos no Taiti antes dos Jogos para fornecer aos surfistas qualificados e potencialmente qualificados a oportunidade de maximizar sua experiência na onda em Teahupoo.

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Confira também:

COI confirma Jogos em Brisbane em 2022

COI aprova o surf em Los Angeles 2028

O primeiro ouro da história do surf nas Olimpíadas