VILAR AVANÇA NA SELETIVA DO GROM SEARCH

Arthur Vilar, Arpex Groms 2020, Praia do Diabo, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Zero Dois Um
Arthur Vilar está no round 2 da seletiva para o Grom Search. Foto: Zero Dois Um

A primeira fase da categoria Sub 12 da seletiva virtual para Rip Curl Grom Search foi disputada na tarde do último sábado (22). Nascido na Paraíba, mas lapidado nas ondas de Baía Formosa (RN), Arthur Vilar fez dobradinha com o potiguar Levi Silva e está garantido na segunda fase, que acontece no próximo dia 5 de junho.

Cada um dos 48 surfistas inscritos enviou duas ondas, que foram avaliadas pelos juízes ao vivo na transmissão.

Arthur teve 4.75 e 6.75 em suas duas ondas, totalizando 11.50 pontos, contra 11.75 de Levi, que avançou em primeiro. Em terceiro ficou o baiano Yan Rodrigues, com o total de 7.55, seguido pelo carioca Chico Toledo, autor de 3.35.

Na próxima fase, a dupla que representa o Rio Grande do Norte volta a entrar em ação, desta vez na companhia dos paulistas Vini Palma e Felipe Sakamoto.

Palma teve uma boa performance na primeira fase e recebeu 13.45 pontos, avançando junto com Sakamoto, que teve 8.15.

Outros grommets com pontuações expressivas no round 1 foram o catarinense Yuri Gabryel (14.90), o paulista Kalani Robles (13.95) e o paranaense Anuar Chiah, avaliado em 17.60. Também venceram suas baterias no round 1 da seletiva para o Rip Curl Grom Search os atletas Eduardo Mulford (SP), Matheus Jhones (RN), Michel Demétrio (SC), Bernardo Brizola (RN) e Iago Belotti (CE).

O formato virtual foi definido pela Rip Curl devido à pandemia do Covid-19, mantendo assim a chance dos talentos da nova geração participarem em maior número. As seletivas são feitas em baterias de quatro atletas, sempre com os dois melhores avançando, até que fiquem apenas oito classificados para a grande final presencial, no Condomínio de luxo Fazenda da Grama, em Itupeva, interior de São Paulo, onde está localizada a primeira piscina de ondas artificiais da América Latina.

Na transmissão, quatro juízes, entre eles o surfista Samuel Pupo, atleta da equipe Rip Curl e que já foi campeão da final internacional do evento, em 2015, dão as notas em tempo real, após a exibição de cada onda, com narração do locutor Paulo Issa.

O round 2 da categoria Sub 12 acontece no dia 5 de junho, das 17 às 18h.

Veja abaixo como foi a competição no último sábado (22):