ISA GAMES REÚNE 52 PAÍSES EM EL SALVADOR

Equipe brasileira, ISA World Surfing Games 2019, Miyazaki, Japão. Foto: ISA / Evans
Equipe brasileira marca presença no ISA World Surfing Games em El Salvador. Foto: ISA / Evans

Ao todo, 257 surfistas de 52 países vão brigar pelas medalhas de ouro no 2021 Surf City El Salvador ISA World Surfing Games, competição que acontece entre entre os próximos dias 29 de maio e 6 de junho, nos picos de El Sunzal e La Bocana, na cidade de El Tunco, em El Salvador.

Esta será a última batalha no sistema de qualificação do surf para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A competição vai definir as 12 vagas finais para os atletas elegíveis melhores colocados – 7 vagas para mulheres e 5 para homens.

Serão 122 mulheres e 135 homens. A peruana Sofia Mulanovich e o brasileiro Italo Ferreira defenderão os títulos de 2019 conquistados em Miyazaki, no Japão.

Apesar de ter vencido a última competição, Mulanovich ainda não está classificada para Tóquio, pois o evento no Japão não foi elegível para surfistas sul-americanos e agora ela precisa conseguir uma das 7 vagas pendentes para as mulheres nos Jogos.

Já Italo, que se garantiu entre os 10 melhores da World Surf League, irá para El Salvador junto com os companheiros olímpicos Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima, além de Filipe Toledo e Júlia Santos, que defendem a equipe do Brasil.

A equipe australiana terá nomes como Julian Wilson, Owen Wright, Sally Fitzgibbons e Stephanie Gilmore.

Mar Negro, Black Sea, Ucrânia, Ukraine, Ondas, Waves, Surf, Swell. Foto: USF
Ucranianos farão estreia no ISA World Surfing Games. Foto: USF

Os campeões mundiais por equipes da ISA em 2017, França, e 2018, Japão, também têm delegações fortes, com três futuros atletas olímpicos cada. Ambas as nações buscarão completar suas seleções olímpicas com um quarto membro, já que há uma vaga restante aberta para uma possível qualificação feminina.

Com a qualificação olímpica em jogo, os maiores talentos emergentes do esporte estão entre aqueles que buscarão sua passagem para Tóquio 2020. Leonardo Fioravanti, da Itália, Vahine Fierro e Pauline Ado, da França, Aritz Aranburu, da Espanha, Mahina Maeda, do Japão, Carlos Muñoz, da Costa Rica, Rio Waida, da Indonésia, e o campeão do ISA Games de 2018, o argentino Santiago Muñiz, estão entre os que disputarão a classificação.

A ISA também dará as boas-vindas a duas nações pela primeira vez na história: Argélia e Ucrânia. A Ucrânia juntou-se recentemente à entidade como a mais nova e 109ª nação filiada, enquanto uma nova entidade, o Club Des Sports De Glisse, foi nomeada Federação Nacional oficial da Argélia. Ambas as equipes enviarão surfistas à comunidade global do surfe e em busca da chance de se classificar para as Olimpíadas.

Algerian surfer Khaled Zirour training in Indonesia, Argélia, surf, surfista. Photo: Agustin Elejalde
Khaled Zirour representa a Argélia, outro país estreante no evento. Photo: Agustin Elejalde

Outras nações não tradicionais marcarão presença, exemplificando o aumento do alcance global do esporte. Países como Afeganistão, Samoa Americana, Irã, Senegal e Guatemala colocarão atletas para surfar em suas seleções nacionais.

A equipe da Nicarágua terá três irmãs competindo por seu país: Valentina, Candelaria e Maxima Resano. Apesar de a irmã mais velha, Valentina, ter apenas 17 anos, as três acumulam uma grande experiência nos eventos da ISA, tanto no World Surfing Games como no VISSLA World Junior Surfing Championship.

“São tempos históricos para o surf. Coroaremos os campeões dos ISA World Surfing Games e concluiremos a qualificação para os Jogos de Tóquio 2020. Mais uma vez, iremos unir o mundo em paz por meio da comunidade, da juventude e do amor do nosso esporte”, diz Fernando Aguerre, presidente da ISA. “Apesar de ter que esperar por um ano, a edição de 2021 dos World Surfing Games será certamente uma das mais especiais da história”, finaliza o dirigente.