VITÓRIA BASCA NO QS NA CAPARICA

Ruben Vitoria, Estrella Galicia Caparica Surf Fest 2021, Praia do Paraiso, Costa da Caparica, Portugal. Foto: WSL / Mestre
Ruben Vitoria vence QS 3.000 na Caparica com pontuação acima de 18 pontos na final. Foto: WSL / Mestre

Com uma apresentação incrível na final, o surfista basco Ruben Vitoria ficou com o título do QS 3.000 disputado na Costa da Caparica, na região de Lisboa, Portugal.

Em ondas pequenas de meio metro, Ruben arrancou notas 9.40 e 9.13 dos juízes, dando-se ao luxo de descartar 7.50 na vitória contra o guadalupenho Charly Martin, que representa a França.

“Essa sensação ainda é nova para mim, não sei o que dizer”, disse Vitoria em êxtase. “Esta é minha segunda vitória no QS, mas é diferente e estou muito, muito feliz. Esta é definitivamente a maior vitória da minha vida, agora o próximo objetivo é chegar ao Challenger Series”, continuou o basco, que em 2018 venceu um QS 1.500 nas esquerdas de Las Americas, em Tenerife, Ilhas Canárias.

Charly também jogou duro, mas suas notas 8.07 e 7.40 não foram suficientes para impedir o título do atleta do País Basco. “É claro que há um pouco de decepção porque eu realmente queria vencer”, admitiu Martin. “Tive ondas boas e senti que o meu surf estava lá, acho que precisava de ondas um pouco maiores para fazer a diferença. Vim para este evento sob muita pressão para chegar ao Top 10, por isso estou muito feliz com este resultado e farei de tudo para o conseguir. Estou feliz por voltar a competir e muito obrigado a todos os envolvidos em fazer esses eventos acontecerem para nós”, completou o surfista do Guadalupe, que disputou uma semifinal na Caparica em 2019 e voltou ao pódio depois do QS em Netanya, Israel, em 2018.

Charly Martin, Estrella Galicia Caparica Surf Fest 2021, Praia do Paraiso, Costa da Caparica, Portugal. Foto: WSL / Mestre
Charly Martin fica com o vice-campeonato. Foto: WSL / Mestre

Nas semifinais, Ruben Vitoria também fez um somatório expressivo, totalizando 17.63 pontos no duelo com o espanhol Gony Zubizarreta, autor de 10.90.

Na outra semi, Charly Martin passou pelo também francês Thomas Debierre em uma disputa acirrada que terminou com o placar de 13.67 a 12.83 pontos.

Brasileiro radicado há muitos anos na Espanha, Vicente Romero perdeu nas quartas de final e terminou em quinto lugar na Costa da Caparica. Vicentinho foi uma das vítimas do basco Ruben Vitoria, perdendo pelo apertado placar de 11.83 a 10.33 pontos.

O melhor português foi Vasco Ribeiro, também eliminado nas quartas. Ele vinha embalado pela vitória no QS 3.000 em Santa Cruz, Portugal, mas parou diante do guadalupenho Charly Martin.

Outros que caíram nas quartas foram o taitiano Kauli Vaast e o guadalupenho Timothee Bisso, ambos representantes da França.

Ruben Vitoria e Charly Martin, Estrella Galicia Caparica Surf Fest 2021, Praia do Paraiso, Costa da Caparica, Portugal. Foto: WSL / Mestre
Ruben Vitoria, Teresa Bonvalot, Charly Martin e Mafalda Lopes no pódio do QS na Costa da Caparica, Portugal. Foto: WSL / Mestre

O evento na Costa da Caparica também contou com a categoria feminina, que teve pontuação de apenas 1.000 pontos. Em decisão 100% portuguesa, Teresa Bonvalot deu um show e mandou 8.17 e 9.00 nas duas melhores ondas, contra 5.50 e 5.27 de Mafalda Lopes.

Nas semifinais, Teresa e Mafalda superaram a portuguesa Carolina Mendes e a isralense Anat Lelior, respectivamente.

A última etapa da temporada de qualificação 2020/2021 na Europa acontece na região da Galícia, no fim de junho. As classificações depois de Pantin determinarão os 10 melhores homens e as 8 melhores mulheres que se qualificarão para o Challenger Series (eventos de 10.000 pontos da WSL).

Resultados

Masculino (3.000 pontos)

1 Ruben Vitoria (BAS)
2 Charly Martin (FRA)
3 Gony Zubizarreta (ESP)
3 Thomas Debierre (FRA)
5 Vicente Romero (ESP)
5 Vasco Ribeiro (POR)
5 Kauli Vaast (FRA)
5 Timothee Bisso (FRA)

Feminino (1.000 pontos)

1 Teresa Bonvalot (POR)
2 Mafalda Lopes (POR)
3 Carolina Mendes (POR)
3 Anat Lelior (ISR)

Top 10 do QS Masculino na Europa

1 – Vasco Ribeiro (POR)
2 – Leonardo Fioravanti (ITA)
3 – Ramzi Boukhiam (MAR)
4 – Joan Duru (FRA)
5 – Timothee Bisso (FRA)
6 – Kauli Vaast (FRA)
7 – Charly Quivront (FRA)
8 – Tristan Guilbaud (FRA)
9 – Maxime Huscenot (FRA)
10 – Charly Martin (FRA)
** 11 – Ruben Vitoria (BAS) **

Top 8 do QS Feminino na Europa

1 – Leticia Canales Bilbao (BAS)
2 – Pauline Ado (FRA)
3 – Vahine Fierro (FRA)
4 – Maud Le Car (FRA)
5 – Johanne Defay (FRA)
6 – Eveline Hooft (HOL)
7 – Teresa Bonvalot (POR)
8 – Rachel Presti (ALE)