A TRADICIONAL SURF CITY DE NEWCASTLE

Merewether Beach, Newcastle, Austrália. Foto: WSL / Thomas Bennett
Newcastle é a sede da segunda etapa do Championship Tour. Foto: WSL / Thomas Bennett

Palco da próxima etapa do Championship Tour da World Surf League, que acontece entre os próximos dias 1º e 11 de abril, Newcastle é a segunda cidade mais antiga da Austrália.

Situada a apenas duas horas ao norte de Sydney, “Newie” – como é carinhosamente conhecida – é cercada por um porto e belas praias, costumava ser uma cidade mais pacata, sem muitas opções de diversão, mas tem se tornado uma referência nas áreas culinária e artística.

Newcastle é também um dos lugares mais tradicionais do surf australiano, tendo recebido muitas competições internacionais desde 1985, quando o californiano Tom Curren e a sul-africana Wendy Botha inauguraram o Surfest com vitória.

De lá pra cá, a competição só não foi disputada em 1991. Até 2005, a prova acontecia em Newcastle Beach. No ano seguinte, o palanque mudou para a praia de Merewether, que também será a sede da segunda etapa do Tour a partir de 1º de abril.

Muitos brasileiros já fizeram a festa nas ondas de Newcastle. Ao todo, foram oito vitórias: Guilherme Herdy (1996), Neco Padaratz (2006), Silvana Lima (2007), Adriano de Souza (2008), Willian Cardoso (2012), Alejo Muniz (2015), Yago Dora (2017) e Alex Ribeiro (2019), além de outros finalistas.

Jadson André (vice-campeão) e Alex Ribeiro (campeão) no pódio da etapa em Merewether em 2019. Foto: WSL
Jadson André (vice-campeão) e Alex Ribeiro (campeão) no pódio da etapa em Merewether em 2019. Foto: WSL

Condições ideais

A praia de Merewether possui trechos com bancadas de areia e também de corais, e funciona melhor com ondulações de sul, sudeste ou leste.

Os ventos ideais sopram de nordeste, oeste e sudoeste. A praia é protegida das direções de norte e leste, mas costuma ser mais afetada quando os ventos sopram de nordeste, sul ou sudeste.

Merewether Beach tem muitas faces, uma variedade muito grande de como pode quebrar”, diz o Top e local australiano Ryan Callinan.

Para Callinan, o campeão da Newcastle Cup será um atleta versátil, capaz de se adaptar às mais variadas condições do mar.

“Eu acho que (o vencedor) será alguém que é realmente adaptável, eles terão que ser bons em todos os tipos de condições”, fala Callinan. “Muda muito, tem muitas caras.” Uma das melhores coisas sobre Merewether é a variedade oferecida. Se o swell for menor, fica um beach break divertido, mas se houver mais energia, ela se transforma em uma combinação coral / point”, continua o atleta.

Com um bom swell de sul e ondas na faixa de 4 a 6 pés (1,5 a 2 metros), as condições ficam ideais para que os tubos apareçam. “Há uma boa bancada de rocha na parte de trás e pode quebrar muito bem em um dia bom, e costuma funcionar legal por mais algumas vezes depois disso. Se estiver um pouco menor, há uma bancada de pedra no inside que deixa as condições divertidas em ondas de 2 a 3 pés (meio a 1 metro)”, conclui Callinan.

Newcastle, Austrália. Foto: Divulgação NSW
Visual da pacata cidade de Newcastle. Foto: Divulgação NSW.

Outros picos

Além de Merewether, a cidade de Newcastle conta com outras praias e bancadas para a prática do surf como Newcastle Beach, Nobbys Beach, The Grouper, Newcastle Point, Bar Beach, Susan Gilmore Beach, The Wedge, Newcastle Pipe, Ladies, Glenrock Beach, The Signa, South Stockton Beach, The Spot, Flat Rock, Crowrie Baths, Dixon Park e Graveyards.

Dicas sobre a cidade

Newcastle fica a duas horas de carro ao norte de Sydney, ao longo da Pacific Highway. O Aeroporto da cidade fica a 25km do Centro e tem voos constantes diretos de Sydney, Melbourne e Brisbane.

Também há opção de pegar um trem ou ônibus direto da Estação Central de Sydney para Newcastle, e a viagem leva menos de três horas. As opções de acomodação atendem a todos os orçamentos, desde albergues para mochileiros e apartamentos com alimentação própria até hotéis e resorts de luxo.

Newcastle recebeu seu primeiro hotel cinco estrelas, Kingsley, no fim de 2020.