PRESSÃO BRASILEIRA EM NEWCASTLE

Jadson André e Alex Ribeiro no pódio do tradicional festival em Newcastle em 2019. Foto: WSL / Bennett
Jadson André e Alex Ribeiro no pódio do tradicional festival em Newcastle em 2019. Foto: WSL / Bennett

Com tanta tradição do surf brasileiro nas ondas de Newcastle, Austrália, é grande a expectativa para que a geração Brazilian Storm faça bonito na Rip Curl Newcastle Cup, segunda etapa do Championship Tour da World Surf League, cujo prazo começa nesta quinta-feira (1º) e vai até 11 de abril.

Tradicionalmente, o local abrigava um festival válido pelo Qualifying Series, divisão de acesso do Circuito Mundial. Agora, será a primeira vez que “Newie” sediará uma etapa do Tour da WSL.

O palco da competição será a praia de Merewether, que passou a receber o festival depois de um show de Neco Padaratz nas finais em 2006, quando o evento foi transferido de Newcastle Beach devido à potência do vento maral no pico, que recebia a etapa desde 1985.

Em Newcastle Beach, apenas Guilherme Herdy havia erguido o troféu. Em 96, o surfista de Niterói (RJ) chegou à final junto com Neco levou a melhor nas boas ondas de até 2,5 metros, se tornando o primeiro brasileiro a vencer a etapa e também o Grand Slam australiano, prêmio que englobava os eventos do WCT e do WQS disputados no País.

A decisão contou ainda com os australianos Richard Lovett (2º) e Shane Wehner (4º). Neco acabou em terceiro lugar.

Yago Dora, Maitland and Port Stephens Toyota Pro 2017, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Bennett
Yago Dora fez a festa em Merewether em 2017, vencendo a final verde-amarela contra Jessé Mendes. Foto: WSL / Bennett

Dez anos depois, Neco Padaratz escreveu seu nome na história do pico dar show em um evento marcado por ondas acima de 3 metros no dia final. A batalha final foi contra o australiano Jarrad Howse e o brasileiro trucidou as bombas de Newcastle, totalizando 17.76 pontos.

Foi a primeira vez na história que a competição precisou ser transferida de Newcastle Beach para Merewether, devido à potência do vento maral. Depois desse dia memorável, Merewether tornou-se o pico oficial do Surfest.

No ano seguinte, os brasileiros voltaram a brilhar em Newcastle, dessa vez com uma dobradinha feminina. Duas das principais surfistas da história verde-amarela, Silvana Lima e Jacqueline Silva travaram um duelo acirrado que terminou com vitória da cearense, primeira e única brasileira a vencer a categoria feminina no local até hoje.

Em 2008, a foi a vez de Adriano de Souza brilhar nas ondas australianas, superando o francês Jeremy Flores na finalíssima.

Alejo Muniz, Burton Automotive Pro 2015, Merewether Beach, Newcastle, Austrália. Foto: Divulgação WSL
Em 2015, Alejo Muniz detonou as ondas na final e homenageou o saudoso Ricardo dos Santos. Foto: Divulgação WSL

Os brazucas voltaram com tudo em 2012, com uma decisão 100% verde-amarela. Em uma final dramática nas ondas de até 2 metros, Willian Cardoso levou a taça depois de derrotar Filipe Toledo, que cometeu uma interferência, mas tinha uma nota 9.50 no somatório e fez o adversário ralar para conseguir a virada nos minutos finais.

No ano de 2015, Alejo Muniz quebrou tudo contra o australiano Jack Freestone, atingindo a marca de 18.40 pontos no somatório. Na ocasião, o brasileiro prestou uma bela homenagem ao saudoso Ricardo dos Santos, assassinado um mês antes, na Guarda do Embaú (SC).

Em 2017 e 2019, Yago Dora e Alex Ribeiro venceram as finais verde-amarelas em Newcastle. Yago superou Jessé Mendes, enquanto Alex levou a melhor diante de Jadson André.

Na estreia do Tour em Newcastle este ano, o Brasil chega com 11 Tops. Três deles já ergueram a taça nas etapas do QS disputadas no pico: Adriano de Souza, Yago Dora e Alex Ribeiro. Filipe Toledo e Jadson André já foram vice-campeões, enquanto Italo Ferreira e Gabriel Medina nunca competiram na cidade. Também representam a bandeira verde-amarela Caio Ibelli, Deivid Silva, Miguel Pupo e Peterson Crisanto.

Willian Cardoso, Burton Automotive Pro 2015, Merewether Beach, Newcastle, Austrália. Foto: Divulgação WSL
Willian Cardoso levou a melhor em uma final dramática contra Filipe Toledo em 2012. Foto: Divulgação WSL

Brasileiros campeões em Newcastle

2019 Alex Ribeiro
2017 Yago Dora
2015 Alejo Muniz
2012 Willian Cardoso
2008 Adriano de Souza
2007 Silvana Lima
2006 Neco Padaratz
1996 Guilherme Herdy