WSL MONITORA ONDULAÇÕES EM SUPERTUBOS

Italo Ferreira, MEO Pro Portugal 2022, Supertubos, Peniche. Foto: Marcos Casteluber / @if15sports
Italo Ferreira nos treinos para a etapa da WSL em Supertubos, Peniche. Foto: Marcos Casteluber / @if15sports

A janela de espera do MEO Pro Portugal começa nesta quinta-feira (3), em Peniche, e a expectativa é de que um swell de noroeste ganhe força no decorrer do dia, na praia de Supertubos, palco da prova válida como terceira etapa do Championship Tour 2022 da World Surf League (WSL). Porém, os ventos devem variar bastante e soprar com intensidade.

Segundo o Surfline, parceiro oficial da WSL, a quinta deve amanhecer com ondas de até 2 metros de face, chegando a ultrapassar os 3 metros no fim da tarde. Os ventos intensos devem atrapalhar bastante a formação das ondas, soprando nas direções lateral e maral.

Por ser mais protegido, o Molhe Leste pode ter melhores condições, mas com ondas menores do que o meio da praia, onde fica situado o palanque principal do evento.

A tendência é de melhores ondas na sexta-feira, com séries de até 4 metros de face e ventos variando de lateral a terral, ainda com bastante força, na faixa de 18 a 22 nós (cerca de 30 a 40km/h).

No sábado, a previsão é de ondas um pouco menores (2 a 3,3 metros de face). Um vento maral leve a moderado é esperado pela manhã, podendo variar no decorrer do dia.

O domingo deve ter ondas com tamanho parecido pela manhã, perdendo um pouco de força à tarde. Já os ventos podem virar para terral para pela manhã, ganhando influência da direção lateral no período da tarde.

A previsão do Surfline aponta ainda o dia de segunda-feira com menores ondas, quebrando na faixa de 1,5 a 2 metros de face, com vento leve vento terral soprando pela manhã e virando para maral à tarde.

Italo Ferreira, Molhe Leste, praia de Supertubos, Peniche, Portugal. Foto: Divulgação WSL
Molhe Leste pode apresentar ondas menores, mas com melhor formação, no primeiro dia. Foto: Divulgação WSL

Primeira chamada

A janela de espera em Peniche vai até o dia 13 de março. A primeira chamada acontece nesta quinta, às 4:50h da manhã no horário de Brasília. Ao todo, oito brasileiros disputam a categoria masculina. Campeão das duas últimas edições da etapa portuguesa, o brasileiro Italo Ferreira está escalado na quarta bateria e terá um grande amigo na estreia, Jadson André, além do convidado Vasco Ribeiro.

Os desfalques são Gabriel Medina e Yago Dora. Medina foi substituído pelo havaiano Barron Mamiya, novo líder do ranking mundial depois de entrar de última hora na etapa em Sunset Beach e subir ao topo do pódio. Já Yago, ainda lesionado, dá lugar ao sul-africano Matthew McGillivray.

Assim como Barron Mamiya, o brasileiro Caio Ibelli foi novamente convidado pela Liga devido ao belo início de temporada. Atualmente em quarto lugar no Tour, Ibelli entra na vaga do australiano Liam O´Brien, contundido.

Outras novidades em Peniche são o francês Justin Becret e os portugueses Afonso Antunes e Vasco Ribeiro. Melhor português no ranking do Challenger Series, Vasco substitui costa-riquenho Carlos Muñoz, que abandonou a primeira etapa em Pipeline depois de uma lesão no ombro. Já Afonso e Justin foram convidados pela WSL Europa.

Entre as mulheres, a norte-americana Carol Marks – por questões médicas – segue fora e novamente dá lugar à australiana Bronte Macaulay. Tia Blanco, também dos Estados Unidos, ganhou o convite para disputar a competição por ter vencido o reality show “The Ultimate Surfer”.

Samuel Pupo, Billabong Pro Pipeline 2022, Pipeline, Havaí, North Shore de Oahu, Hawaii, World Surf League, WSL, Circuito Mundial de Surf, Banzai Pipeline. Foto: WSL / Heff
Samuel Pupo é o primeiro brasileiro a entrar em ação na categoria masculina. Foto: WSL / Heff

Championship Tour 2022

A temporada já passou por duas praias no Havaí. Em Pipeline, o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater voltou a sentir o gosto da vitória depois de quase 6 anos de jejum. Na categoria feminina, deu a convidada local Moana Jones Wong.

Na sequência, a WSL levou os Tops para Sunset Beach e novamente um convidado havaiano se deu bem, desta vez na categoria masculina, com Barron Mamiya vencendo a etapa e assumindo a liderança do ranking mundial. Entre as mulheres, a costa-riquenha Brisa Hennessy também comemorou a sua primeira vitória no Tour.

O melhor brasileiro no ranking é Caio Ibelli, quarto colocado, atrás ainda de Seth Moniz e Kanoa Igarashi, empatados em segundo. Já o atual campeão olímpico Italo Ferreira está em 16º lugar e vai com tudo para Supertubos em busca da recuperação.

Round 1 masculino

1 Jordy Smith (Afr), Jake Marshall (EUA) e Jackson Baker (Aus)
2 Kelly Slater (EUA), Samuel Pupo (Bra) e Imaikalani deVault (Haw)
3 Seth Moniz (Haw), Lucca Mesinas (Per) e Owen Wright (Aus)
4 Italo Ferreira (Bra), Jadson André (Bra) e Vasco Ribeiro (Por)
5 Filipe Toledo (Bra), Connor O´Leary (Aus), e Justin Becret (Fra)
6 Kanoa Igarashi (Jap), Callum Robson (Aus) e Afonso Antunes (Por)
7 Conner Coffin (EUA), Frederico Morais (Por) e Caio Ibelli (Bra)
8 John John Florence (Haw), Ezekiel Lau (Haw) e Matthew McGillivray (Afr)
9 Ethan Ewing (Aus), Deivid Silva (Bra) e Barron Mamiya (Haw)
10 Jack Robinson (Aus), Leonardo Fioravanti (Ita) e João Chianca (Bra)
11 Morgan Cibilic (Aus), Miguel Pupo (Bra) e Ryan Callinan (Aus)
12 Griffin Colapinto (EUA), Kolohe Andino (EUA) e Nat Young (EUA)

Round 1 feminino

1 Johanne Defay (Fra), Bettylou Sakura Johnson (Haw) e Courtney Conlogue (EUA)
2 Brisa Hennessy (Cri), Isabella Nichols (Aus) e Bronte Macaulay (Aus)
3 Carissa Moore (Haw), Stephanie Gilmore (Aus) e Tia Blanco (EUA)
4 Tatiana Weston-Webb (Bra), Gabriela Bryan (Haw) e Molly Picklum (Aus)
5 Malia Manuel (Haw), Tyler Wright (Aus) e Luana Silva (Haw)
6 Sally Fitzgibbons (Aus), Lakey Peterson (EUA) e India Robinson (Aus)

Galeria de campeões da etapa portuguesa do Tour

2009 – Mick Fanning (AUS)
2010 – Kelly Slater (EUA) / Carissa Moore (HAW)
2011 – Adriano de Souza (BRA)
2012 – Julian Wilson (AUS)
2013 – Kai Otton (AUS)
2014 – Mick Fanning (AUS)
2015 – Filipe Toledo (BRA)
2016 – John John John Florence (HAW)
2017 – Gabriel Medina (BRA)
2018 – Italo Ferreira (BRA)
2019 – Italo Ferreira (BRA) / Carol Marks (EUA)

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Leia também:

Kelly Slater vence aos 49 anos em Pipeline

COI aprova o surf em Los Angeles 2028

Barron Mamiya lidera o ranking mundial