ISA EXCLUI A RÚSSIA DE EVENTOS DE SURF

Nikita Avdeev foi um dos representantes da Rússia na última edição do ISA World Surfing Games. Foto: ISA / Ben Reed
Nikita Avdeev foi um dos representantes da Rússia na última edição do ISA World Surfing Games. Foto: ISA / Ben Reed

Em uma reunião extraordinária no último dia 28 de fevereiro, o Comitê Executivo da ISA decidiu impor exclusões esportivas estritas a atletas e oficiais da Rússia.

De acordo com a entidade, essas medidas são consequência da forte condenação da ISA à invasão da Ucrânia pelo governo russo e ao terrível e não provocado ataque militar ao povo ucraniano.

De acordo com as recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI), as sanções da ISA significam que nenhum atleta e oficial da Rússia será convidado a participar ou participar de eventos da ISA até novo aviso.

Esta ação segue uma confirmação anterior de que a ISA não considerará realizar nenhum evento da ISA na Rússia no futuro próximo.

A nota oficial da International Surfing Association afirma ainda que “a comunidade global de surf está chocada e horrorizada com o terrível ato de agressão da Rússia e do papel da Bielorrússia para facilitar a invasão da Ucrânia”.

“Somos inequívocos em nossas opiniões sobre esta crise e estamos em total solidariedade com a Ucrânia e o povo ucraniano. Esta é uma tragédia humana que exige que todos tenhamos uma postura forte e enviemos uma mensagem de que tal violência não será tolerada nem esquecida. As decisões da ISA servem para garantir a segurança do público, atletas e oficiais e proteger a integridade de nossas competições. Permanecemos em contato com a Federação Ucraniana de Surf para oferecer apoio à comunidade de surf ucraniana e esperamos que a paz seja restaurada o mais rápido possível”, encerra a nota divulgada pela entidade nesta terça-feira.