SAIBA COMO SERÁ O NOVO FORMATO DAS ETAPAS DO TOUR DA WSL

Italo Ferreira, Rip Curl Pro Bells Beach 2022, Austrália, Torquay, Victoria, Circuito Mundial de Surf, World Surf League, WSL, Waves, Ondas, Surfing. Foto: WSL / Ed Sloane
Italo Ferreira é um dos atletas na etapa que marca a estreia do novo formato da WSL. Foto: WSL / Ed Sloane

As próximas etapas do Championship Tour 2022 da World Surf League (WSL) terão um novo formato de baterias, já que o número de surfistas foi reduzido tanto na categoria masculina como na feminina. O número de atletas na categoria masculina caiu de 36 para 24 surfistas, enquanto a feminina passa de 18 para 12.

Nos eventos de G-Land, El Salvador, Saquarema, Jeffreys Bay e Teahupoo, que são classificatórios para a finalíssima da temporada em Trestles (EUA), a primeira fase masculina terá oito baterias com três atletas cada. Quem ficar em primeiro avança direto às oitavas de final. Os derrotados terão uma nova chance no round 2, que é eliminatório.

A partir do round 2, todas as baterias serão no formato a homem-a-homem. Ao todo, a categoria masculina terá 31 baterias – oito em cada uma das três primeiras fases, quatro nas quartas, duas nas semifinais e a final.

Entre as mulheres, a primeira fase terá quatro baterias com três atletas cada. As vencedoras avançam direto às quartas de final, enquanto as demais atletas disputam o round 2.

Do round 2 em diante, todas as batalhas serão no formato mulher-a-mulher. Serão 15 baterias ao todo – quatro no round 1, quatro no round 2, quatro nas quartas, duas nas semifinais e uma na final.

A estreia do novo formato acontece entre os próximos dias 28 de maio e 6 de junho, nas perfeitas esquerdas de G-Land, Indonésia.

Os líderes do ranking são o brasileiro Filipe Toledo e a costa-riquenha Brisa Hennessy. Além de Filipe, Italo Ferreira está no G-5 que vai se garantindo na grande final em Lower Trestles.

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Confira o resumo

Categoria masculina

Round 1 – 8 baterias com 3 atletas
Round 2  – 8 baterias homem-a-homem
Oitavas de final – 8 baterias homem-a-homem
Quartas de final – 4 baterias homem-a-homem
Semifinais – Duas baterias homem-a-homem
Final – Uma bateria homem-a-homem

Categoria feminina

Round 1 – 4 baterias com 3 atletas
Round 2 – 4 baterias mulher-a-mulher
Quartas de final – 4 baterias mulher-a-mulher
Semifinais – Duas baterias mulher-a-mulher
Final – Uma bateria mulher-a-mulher

Leia também:

Australianos vencem etapa do Tour em Margaret

Veja o ranking atualizado da WSL depois do corte

Italo Ferreira entra no Top 5 da WSL