RESUMO DO SEGUNDO DIA EM ROTTNEST

Tatiana Weston-Webb, Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Rottnest Island, Western Australia, Austrália, Swell, WA, West Oz. Foto: WSL / Dunbar
Tatiana Weston-Webb dá deus ao Rottnest Search na repescagem. Foto: WSL / Dunbar

Em ondas inconsistentes de 1 metro na praia de Strickland Bay, a World Surf League (WSL) promoveu as repescagens do Rip Curl Rottnest Search, evento válido como quinta etapa do Championship Tour 2021.

O dia começou com a repescagem feminina, e já com uma surpresa. Vencedora da etapa anterior, em Margaret River, e atual vice-líder do ranking, a brasileira Tatiana Weston-Webb amargou o terceiro lugar em sua bateria e deu adeus à prova de forma prematura, ficando atrás das australianas Nikki Van Dijk e Mia McCarthy, que disputa a prova como wildcard.

Tati totalizou apenas 4.77 pontos, contra 10.10 de Nikki e 7.16 de Mia.

Já a outra bateria foi marcada por belas atuações das australianas Isabella Nichols e Bronte Macaulay, que fizeram dobradinha na batalha com a costarriquenha Brisa Hennessy.

Griffin Colapinto e Taj Burrow, Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Rottnest Island, Western Australia, Austrália, Swell, WA, West Oz. Foto: WSL / Dunbar
Griffin Colapinto e Taj Burrow durante pausa na etapa devido à presença de tubarão em Strickland Bay. Foto: WSL / Dunbar

Logo na primeira bateria da categoria masculina, a prova foi paralisada por alguns minutos depois que a segurança aquática do evento avistou um tubarão com cerca de 1,5 a 2 metros de comprimento próximo à área ocupada pelos competidores em Strickland. As disputas tiveram continuidade depois que o animal se afastou do local.

As primeiras baterias foram dominadas pelo californiano Griffin Colapinto e o sul-africano Matthew McGillivray. Os brasileiros entraram em ação na segunda metade da repescagem. Caio Ibelli e Peterson Crisanto foram para a água junto com o australiano Stuart Kennedy, mas apenas Ibelli seguiu adiante, vencendo o confronto com 9.63 pontos, contra 9.16 de Stuart e apenas 5.90 de Crisanto.

Na última bateria do dia, Jadson André enfrentou os australianos Jacob Wilcox e Morgan Cibilic. O brasileiro chegou a ocupar a zona de classificação, mas acabou em terceiro lugar com 3.67 em sua melhor onda. Com tranquilidade, Wilcox ficou com a primeira vaga, deixando a briga pela segunda posição entre Morgan e Jadson. O novato australiano levou a melhor com uma direita avaliada em 5.17.

Caio Ibelli, Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Rottnest Island, Western Australia, Austrália, Swell, WA, West Oz. Foto: WSL / Dunbar
Caio Ibelli tem atuação elétrica em Strickland Bay, surfando 13 ondas, e segue à terceira fase. Foto: WSL / Dunbar

Previsão das ondas

Como a previsão é de ondas ainda menores no próximo dia da janela de espera, a WSL só promove uma nova chamada apenas na quarta-feira na Austrália (20:15h da terça-feira no horário de Brasília).

Uma sequência de ondulações pode ganhar força, mas os ventos vão variar bastante nos próximos dias da janela de espera.

O próximo swell é monitorado para encostar no oeste australiano na quarta-feira (noite de terça no Brasil), proporcionando séries de até 2,5 metros de face. A formação das ondas tende a ser ruim, devido aos ventos dos quadrantes sul/sudeste.

A quinta-feira australiana é um dia promissor em Rottnest Island, com ventos melhores, embora a direção não seja ideal, soprando de leste (lateral) na maior parte da manhã, ganhando influência de nordeste (terral) no decorrer do dia e virando para sul (maral) à tarde.

Na sexta, o swell diminui um pouco e o vento deve soprar de sul (maral) com intensidade leve a moderada.

A previsão para o fim de semana tem melhorado consideravelmente. Há chance de um swell sólido – parecido ou um pouco maior do que o previsto para o meio da semana. A expectativa é de vento do quadrante oeste (lateral).

Os organizadores também monitoram um swell promissor que se desenha para o fim da janela de espera. No momento, a previsão indica um forte vento sul (maral) na segunda-feira (24), podendo melhorar na terça.

A janela de espera vai até o dia 26 na Austrália. Acompanhe a transmissão ao vivo em nosso site.

 

Round 3 masculino do Rottnest Search

1 Jordy Smith (AFR) x Stuart Kennedy (AUS)
2 Julian Wilson (AUS) x Wade Carmichael (AUS)
3 Ryan Callinan (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA)
4 Morgan Cibilic (AUS) x Deivid Silva (BRA)
5 Filipe Toledo (BRA) x Liam O´Brien (AUS)
6 Seth Moniz (HAV) x Jack Robinson (AUS)
7 Frederico Morais (POR) x Michel Bourez (FRA)
8 Caio Ibelli (BRA) x Miguel Pupo (BRA)
9 Gabriel Medina (BRA) x Kael Walsh (AUS)
10 Matthew McGillivray (AFR) x Owen Wright (AUS)
11 Conner Coffin (EUA) x Alex Ribeiro (BRA)
12 Griffin Colapinto (EUA) x Mikey Wright (AUS)
13 Italo Ferreira (BRA) x Jacob Wilcox (AUS)
14 Adriano de Souza (BRA) x Ethan Ewing (AUS)
15 Yago Dora (BRA) x Jack Freestone (AUS)
16 Kanoa Igarashi (JAP) x Connor O´Leary (AUS)

Round 3 feminino

1 Caroline Marks (EUA) x Malia Manuel (HAV)
2 Sally Fitzgibbons (AUS) x Macy Callaghan (AUS)
3 Stephanie Gilmore (AUS) x Nikki Van Dijk (AUS)
4 Tyler Wright (AUS) x Sage Erickson (EUA)
5 Carissa Moore (HAV) x Mia McCarthy (AUS)
6 Isabella Nichols (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
7 Johanne Defay (FRA) x Keely Andrew (AUS)
8 Courtney Conlogue (EUA) x Amuro Tsuzuki (JAP)