ARTHUR VILAR TENTA VAGA NO GROM SEARCH

Arthur Vilar, Baia Formosa (RN). Foto: Rouse Belo
Arthur Vilar tenta vaga no Rip Curl Grom Search na Fazenda Grama. Foto: Rouse Belo

O talentoso Arthur Vilar, 9 anos, está na briga por uma vaga no Rip Curl Grom Search, tradicional competição que pela primeira vez será disputada em uma piscina de ondas. O segundo sábado de seletivas on-line do evento, apresentado por Praia da Grama, terá as apresentações dos caçulas da categoria grommet sub12.

Cada um dos 48 surfistas inscritos enviou duas ondas, que serão avaliadas pelos juízes ao vivo na transmissão pelo hotsite oficial da competição. As disputas neste sábado, dia 22, têm início às 14h30 e seguem até 17h30.

O formato virtual foi definido pela Rip Curl devido à pandemia do Covid-19, mantendo assim a chance dos talentos da nova geração participarem em maior número. As seletivas são feitas em baterias de quatro atletas, sempre com os dois melhores avançando, até que fiquem apenas oito classificados para a grande final presencial, no Condomínio de luxo Fazenda da Grama, em Itupeva, interior de São Paulo, onde está localizada a primeira piscina de ondas artificiais da América Latina.

Nomes de ponta enviaram as ondas para este sábado. Entre os destaques, o atual campeão grommet do Rip Curl Grom Search, Pablo Gabriel, do Rio de Janeiro. Outro forte concorrente é o paranaense Anuar Chiah, que já venceu etapas do Circuito e é apontado como uma das principais promessas brasileiras.

Também se apresentarão virtualmente os irmãos paulistas Kailani e Keoni Rennó, que estavam na Indonésia. A lista também tem o potiguar Arthur Vilar, “apadrinhado” pelo atual campeão mundial Italo Ferreira, e seu conterrâneo Victor Santos; os paulistas Kalani Robles, Eduardo Mulford e Vini Palma; e o catarinense Michel Demétrio. No total, nove estados estarão representados neste sábado.

“Esse é um dos campeonatos mais legais do mundo e sempre tive muita vontade de participar. Desta vez vai ser com um formato diferente, estou ansioso e quero muito realizar o sonho de surfar em uma piscina de ondas, ainda mais na data do meu aniversário (risos)”, diz Arthur, criado na cidade de Baía Formosa (RN).

A primeira seletiva foi realizada com a categoria mirim masculina sub16, tendo o paranaense Lucas Cainan como o grande nome, com maior nota, 9, e somatório de 16,25 pontos. Na transmissão, quatro juízes, entre eles o surfista Samuel Pupo, atleta da equipe Rip Curl e que já foi campeão da final internacional do evento, em 2015, dão as notas em tempo real, após a exibição de cada onda, com narração do locutor Paulo Issa.

O Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Praia teve recorde nacional no número de inscritos para um evento virtual com 184 atletas de 12 estados, do Rio Grande do Sul ao Ceará. No total, serão seis sábados seguidos de disputas. Depois da grommet, será a vez de as meninas da sub16 e da sub14 mostrarem seus talentos no sábado, dia 29.

Informações enviadas por Fábio Maradei / FMA Notícias.