RESUMO DO QUARTO DIA EM ROTTNEST

Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Rottnest Island, Western Australia, Austrália, Swell, WA, West Oz. Foto: WSL / Miers
Julian Wilson passa por Jordy Smith nas oitavas do Rottnest Search. Foto: WSL / Miers

O quarto dia do Rip Curl Rottnest Search começou de forma promissora, com a World Surf League (WSL) anunciando as oitavas de final da categoria masculina. Porém, as condições do mar deixaram a desejar e a Liga acabou paralisando a prova ao término da terceira bateria. Uma nova chamada foi feita menos de duas horas depois, mas o vento maral ganhou força e complicou de vez as condições do mar.

Logo no primeiro confronto do dia, o australiano Julian Wilson e o sul-africano Jordy Smith se reencontraram depois da emocionante batalha em Margaret. Desta vez, Julian não deixou a classificação escapar e derrotou Jordy com notas 6.17 e 6.83, contra 5.33 e 5.87 do quinto colocado no ranking mundial, que saiu da água muito frustrado.

Em seguida, mais dois australianos se deram bem nas ondas de Strickland Bay. O novato Morgan Cibilic passou pelo italiano Leonardo Fioravanti em uma bateria que chegou a ser reiniciada por falta de ondas e também foi marcada por uma disputa acirrada pela primeira onda, com os dois atletas remando colados e quase protagonizando uma interferência. Melhor para Cibilic, vencedor do duelo com 6.50 e 6.00, enquanto Leo – também muito decepcionado – saiu da água com 5.17 e 5.60.

Morgan Cibilic, Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Rottnest Island, Western Australia, Austrália, Swell, WA, West Oz. Foto: WSL / Miers
Morgan Cibilic leva a melhor diante de Leo Fioravanti. Foto: WSL / Miers

As condições pioraram de vez na terceira bateria, que teve pouquíssimas ondas surfadas. O convidado Liam O´Brien foi melhor e recebeu 4.50 e 6.33 em suas duas primeiras ondas das três que pegou. Já o havaiano Seth Moniz conseguiu apenas 5.17 e 2.93.

Cinco brasileiros permanecem na competição, mas dois deles vão se enfrentar nas oitavas de final da prova válida como quinta etapa do Championship Tour 2021 da World Surf League (WSL). Os campeões mundiais Italo Ferreira e Adriano de Souza estão escalados juntos no penúltimo confronto do dia. Já Miguel Pupo, Gabriel Medina e Yago Dora desafiam o taitiano Michel Bourez e os australianos Owen Wright e Connor O´Leary, respectivamente.

Previsão das ondas

A próxima chamada acontece na sexta-feira, às 20:15 no horário de Brasília.

Outro swell de oeste-sudoeste é aguardado no fim de semana, gerando ondas de até 2,5 metros de face, com ventos variando de oeste (lateral) a oeste-sudoeste (maral).

A janela de espera vai até o dia 26 e o swell mais sólido da competição deve entrar na segunda-feira (24), com ondas de 10 a 12 pés de face, prejudicadas pelo forte vento maral. A previsão aponta ventos melhores na terça, ainda com swell consistente, e ondas menores e vento terral na quarta australiana, último dia dia da janela.

Liam O´Brien, Rip Curl Rottnest Search 2021, Strickland Bay, Rottnest Island, Western Australia, Austrália, Swell, WA, West Oz. Foto: WSL / Miers
Liam O´Brien vence bateria marcada por pouquíssimas ondas. Foto: WSL / Miers

PRÓXIMAS BATERIAS DO ROTTNEST SEARCH:

OITAVAS DE FINAL DA CATEGORIA MASCULINA

1.a: Julian Wilson (AUS) 13.00 x 11.20 Jordy Smith (AFR)
2.a: Morgan Cibilic (AUS) 12.50 x 10.77 Leonardo Fioravanti (ITA)
3.a: Liam O´Brien (AUS) 10.83 x 11.10 Seth Moniz (HAV)
4.a: Michel Bourez (FRA) x Miguel Pupo (BRA)
5.a: Gabriel Medina (BRA) x Owen Wright (AUS)
6.a: Conner Coffin (EUA) x Mikey Wright (AUS)
7.a: Italo Ferreira (BRA) x Adriano de Souza (BRA)
8.a: Yago Dora (BRA) x Connor O´Leary (AUS)

QUARTAS DE FINAL DA CATEGORIA FEMININA

1.a: Sally Fitzgibbons (AUS) x Malia Manuel (EUA)
2.a: Tyler Wright (AUS) x Nikki Van Dijk (AUS)
3.a: Carissa Moore (EUA) x Isabella Nichols (AUS)
4.a: Johanne Defay (FRA) x Amuro Tsuzuki (JPN)