ITALO AVANÇA ÀS OITAVAS EM MARGARET

Italo Ferreira, Boost Mobile Margaret River Pro 2021, Surfers Point, Western Australia, Austrália, Main Break, Swell, Big Waves, Ondas Grandes, WA, West Oz. Foto: WSL / Dunbar
Italo Ferreira está nas oitavas de final do Boost Mobile Margaret River Pro. Foto: WSL / Dunbar

Com uma boa atuação no round 3 do Boost Mobile Margaret River Pro, o atual campeão mundial Italo Ferreira seguiu adiante na prova válida como quarta etapa do Championship Tour 2021 da World Surf League (WSL). Em ondas pesadas de até 3 metros em Surfers Point, pico principal do evento, Italo derrotou o experiente australiano Adrian Buchan.

Em suas duas melhores ondas, ele somou 8.07 e 7.50, deixando o adversário precisando de uma combinação de notas para reverter o placar. Italo ainda deu-se ao luxo de descartar 7.03, 7.00, 6.70 e 6.50.

Para adiantar o cronograma da competição, a WSL utilizou o formato de baterias simultâneas na terceira fase. Quando Italo e Ace Buchan entraram em cena, eles tiveram de disputar as “sobras” do confronto entre Kanoa Igarashi e o local Jacob Wilcox, que já estavam na água e tinham a prioridade.

Uma série pesada acabou pegando Buchan logo no começo e o australiano teve uma prancha partida ao meio. A partir daí, Italo passou a construir seu somatório com 6.50 e 5.17 nas primeiras ondas, ampliando vantagem no decorrer do confronto e totalizando 15.57 pontos, contra 10.50 do adversário, que caiu em suas melhores ondas.

Nas oitavas de final, o brasileiro enfrenta o compatriota  Caio Ibelli, que mandou muito bem diante do taitiano Michel Bourez, que compete pela França devido ao critério de classificação para as Olimpíadas de Tóquio. Ibelli registrou uma das maiores pontuações do dia, 17.04 pontos em 20 possíveis, somando 8.17 e 8.87 em suas duas melhores ondas.

Ainda pelo round 3, os brasileiros Peterson Crisanto e Gabriel Medina derrotaram os australianos Owen Wright e Connor O´Leary, respectivamente, enquanto Deivid Silva, Alex Ribeiro e Adriano de Souza foram eliminados por Griffin Colapinto, Jordy Smith e Frederico Morais.

Duas baterias brasileiras encerraram o round 3 em Margaret River. Na primeira delas, Jadson André passou por Yago Dora. Em seguida, Filipe Toledo levou a melhor diante de Miguel Pupo.

Segundo a previsão das ondas, no terceiro dia da janela, são esperadas ondas de quase 2 metros, com ventos variando de lateral a terral. No período da tarde, as ondas devem voltar a ficar apenas de sudoeste, o que favorece tanto as esquerdas quanto as direitas.

Um outro swell é esperado no quarto dia da janela, e as ondas novamente podem ultrapassar os 3 metros, mas influenciadas pelo vento maral, que deve entrar em cena também nos dias seguintes da janela de espera.

Oitavas de final

1 John John Florence (HAV) x Peterson Crisanto (BRA)
2 Griffin Colapinto (EUA) x Jeremy Flores (FRA)
3 Jordy Smith (AFR) x Julian Wilson (AUS)
4 Ryan Callinan (AUS) x Frederico Morais (POR)
5 Gabriel Medina (BRA) x Seth Moniz (HAV)
6 Matthew McGillivray (AFR) x Kanoa Igarashi (JAP)
7 Italo Ferreira (BRA) x Caio Ibelli (BRA)
8 Jadson André (BRA) x Filipe Toledo (BRA)

Veja também: