CAROL BASTIDES VENCE A SUB-18 NO A TRIBUNA DE SURF COLEGIAL

Carol Bastides, A Tribuna de Surf Colegial 2022, Praia do Tombo, Guarujá (SP). Foto: Arquivo pessoal
Carol Bastides vence a Sub-18 no A Tribuna de Surf Colegial 2022. Foto: Arquivo pessoal

Depois de conquistar uma sequência de títulos, incluindo a Sub-12 do Circuito Brasileiro e do Circuito Paulista, Carol Bastides leva a taça da categoria Sub-18 no A Tribuna de Surf Colegial, um dos circuitos mais tradicionais do surf paulista.

O evento teve praia cheia, sol brilhando e mar agitado na manhã deste sábado (19), na Praia do Tombo, Guarujá (SP). A 26ª edição do evento teve participação de mais de 30 escolas da região. No fim, Adélia Camargo Corrêa faturou o título por equipes.

Voltada para alunos de escolas públicas e privadas, o circuito teve 3 categorias do masculino – Sub-14, Sub-16 e Sub-18 – e uma para o feminino, Sub-18.

A vencedora do Sub-18 feminino foi Carol Bastides, de 11 anos, estudante do Adélia Camargo, de Guarujá. A jovem era a mais nova entre as finalistas e levou o prêmio para casa. “Eu gostei bastante, era uma categoria bem mais avançada do que a minha, que ainda sou do Sub-12. Foi uma conquista muito grande”, relata.

No Sub-14 masculino, Bryan de Almeida, de 13 anos, levou a melhor e venceu a prova em uma virada em relação aos outros competidores. Ele representa o colégio Alfa, de Guarujá. “Foi muito emocionante, eu estava confiante e foi meu primeiro surf colegial. Fiz um resultado muito bom, peguei as ondas boas para fazer notas para passar de bateria e chegar na final”, comenta.

Carol Bastides ao lado dos outros vencedores do A Tribuna de Surf Colegial 2022, Praia do Tombo, Guarujá (SP). Foto: Arquivo pessoal
Carol ao lado dos outros vencedores na praia do Tombo. Foto: Arquivo pessoal

Na liderança da categoria Sub-16, Lucas Camargo, do colégio Expressão, de Mongaguá, venceu a competição. O atleta sofreu uma fratura na perna no começo do ano, passou por um processo de recuperação e se consagrou vencedor no circuito.

Por sua vez, Davi Jihad, de 15 anos, teve o melhor desempenho e foi o vencedor da Sub-18, representando também o Adélia Camargo Corrêa. “Fiquei muito feliz de ter ganhado em casa, surfo aqui na Praia do Tombo todo dia. É a segunda vez que estou ganhando e tô ‘amarradão’”, conta.

Entre as escolas participantes, o Adélia Camargo venceu após ter dois representantes vencedores das baterias finais e a melhor colocação entre os pódios. Em segundo lugar ficou o colégio Don Domênico, também de Guarujá.

A consagração dos vencedores no pódio foi realizada com a presença do secretário de esportes e lazer, José Roberto Galvão, que reforçou a importância das competições escolares. “Nós temos uma grande alegria em receber essa modalidade. A criança para participar ela precisa estar estudando, muitas escolas ajudam alguns atletas com bolsas e isso faz com que sempre valorize a educação”, afirma.

“O Guarujá é uma referência do surf. Muitos atletas nossos hoje representam o surf mundial e a Prefeitura acolheu de braços abertos este evento. Esperamos que ano que vem tenha novamente e que os atletas apareçam, sejam incentivados e patrocinados para que a modalidade prospere”, diz.

Os quatro finalistas foram premiados com um troféu e brindes. O vencedor de cada categoria recebeu uma prancha da Silver Surf Boards. Para entregar o prêmio, um dos fundadores, Adriano “Teco”, esteve presente no evento.

“O mais importante é a educação. No campeonato a gente ganha e perde, mas no estudo sempre vamos vencer. Estou há 26 anos apoiando esse evento e acreditamos nos sonhos dessas crianças, que um dia vai dar certo”, disse o empresário.

O evento foi uma parceria entre o Grupo Tribuna, a Universidade Santo Amaro (Unisa), o Silver Surf Board, a Associação de Surf do Estado de São Paulo e a Associação de Surfe de Guarujá (ASG).

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Leia também:

Carol Bastides é bicampeã do Surf Attack

Carol Bastides é atração na TV Tribuna

Carol Bastides e Arthur Vilar são campeões brasileiros