formacao

Nossa equipe acredita que a criação contínua de valores passa invariavelmente pela educação, pelo aprendizado de políticas e ações positivas. Pensando nisso, o primeiro pilar é a formação da CRIANÇA (“Núcleo”), é o menino Italo de Baía Formosa, que, como muitos, passou pelas dificuldades financeiras originárias do Nordeste brasileiro, ingressou por ironia do destino muito cedo no esporte e teve a oportunidade de transformação, de fuga de um ambiente de vulnerabilidade por meio do surf, uma das principais ferramentas de mudança sócio econômica.

O projeto que será desenvolvido pelo Instituto, portanto, terá como principal objetivo colaborar com a educação da criança, do jovem e do adolescente de Baía Formosa, oferecendo-lhes outras oportunidades.

Reforço escolar, aulas de matemática, português, geografia e atividades correlatas, não seriam, em nossa visão, a maior contribuição do projeto, na medida em que tentar, de alguma forma, suprir as carências do Poder Público poderia ser o maior erro, frente à grande dificuldade de perpetuação do nosso trabalho.

Sobre o Instituto

Italo Ferreira é um atleta profissional que, como muitos brasileiros, tem uma história de superação.

Nascido em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, conviveu desde cedo com os encantos do mar. Filho de um pescador e criado na beira mar da cidade nordestina, o campeão sempre foi um apaixonado pela natureza.

Não foi por acaso que o surf atraiu Italo para o esporte, principalmente pelo contato direto com esses encantos. Na caminhada reflexa ao aperto financeiro, ele acompanhava de perto seu pai e logo cedo percebeu que os problemas ambientais impactavam diretamente no sustento de sua família: a poluição dos oceanos, a pesca predatória, o desmatamento da caatinga, enfim, ações do homem, que vem ao longo dos anos destruindo o meio ambiente.

O mar trouxe tudo a Italo. Baía Formosa, por sua vez, foi o principal palco e cenário para que tudo fosse viável. Pensando nisso, o campeão sempre sonhou em retribuir de alguma forma.

A partir desse desejo, ele criou os três pilares básicos do seu Instituto, que serviram de estímulo para atravessar a arrebentação e colocá-los em prática: Formação, Sustentabilidade e Esporte.