VEJA OS HIGHLIGHTS DO TERCEIRO DIA EM SUPERTUBOS

Filipe Toledo, MEO Pro Portugal 2022, Praia de Supertubos, Peniche, Portugal, Circuito Mundial de Surf, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Damien Poullenot
Veja, no vídeo abaixo, os highlights do show de Filipe Toledo e outros atletas em Supertubos. Foto: WSL / Damien Poullenot

Assista aos highlights do terceiro dia do MEO Pro Portugal em Supertubos, Peniche. Apesar de não conseguir promover todas as baterias que estavam em seus planos para este sábado, a World Surf League (WSL) conseguiu aproveitar bem o terceiro dia da prova. Foram colocadas na água as baterias pendentes das oitavas de final femininas e também os nove duelos iniciais do round 3 masculino.

Em ondas medianas e formação regular, o destaque do dia foi o brasileiro Filipe Toledo, com notas 7.67 e 7.77. Surfando com muita velocidade e pressão nas manobras, Filipe não deu chance ao australiano Owen Wright.

Campeão das duas últimas edições da prova, Italo Ferreira também segue firme em Peniche. Apesar de não repetir a grande atuação da estreia, ele obteve uma pontuação suficiente para bater o novato havaiano Imaikalani deVault.

Em suas duas melhores ondas, Italo somou 5.83 e 6.00, contra 4.00 e 4.03 do adversário, que também vinha de uma boa performance na estreia.

“Foi bem difícil. Fiquei um pouco nervoso em relação à escolha das pranchas, mas deu tudo certo no final. Agora é pensar em amanhã. Hoje já foi e agora começa tudo do zero. Espero que eu possa dar um show na próxima e não ficar fazendo notas pequenas (risos)”, disse o bicampeão da etapa em entrevista concedida ao sair da água.

Veja os highlights do terceiro dia em Supertubos

Na próxima bateria em Peniche, Italo Ferreira enfrenta o compatriota Miguel Pupo, que pela primeira vez enfrentou o irmão Samuel na divisão de elite do surf mundial e levou a melhor com 11.87 pontos, contra 10.90 do caçula.

Miguel e Italo já se enfrentaram este ano, na abertura, em Pipeline. O campeão olímpico acabou eliminado da prova e terminou em nono lugar. No retrospecto total em duelos homem-a-homem no Tour, eles estão empatados em 1×1. O primeiro encontro foi em Margaret River, Austrália, em 2018, com vitória de Italo Ferreira em um confronto muito acirrado na repescagem.

Outro brasileiro que entrou em ação neste sábado foi João Chianca. O surfista de Saquarema (RJ) deu uma dura no californiano Conner Coffin, mas acabou eliminado por 13.17 a 12.50 pontos.

Mais dois brasileiros lutam pela classificação às oitavas. Jadson André enfrenta o californiano Griffin Colapinto na penúltima bateria do round 3, enquanto Caio Ibelli desafia o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater no último duelo.

Caso os dois brasileiros vençam suas baterias, eles irão se enfrentar nas oitavas de final.

O swell deste sábado deve manter a consistência no domingo pela manhã, perdendo um pouco de força à tarde. Um leve vento terral está previsto par soprar pela manhã, virando para lateral / terral com intensidade moderada à tarde.

A ondulação deve seguir perdendo força na segunda, voltando a ganhar pressão na terça, com possibilidade de ondas até 2,5 metros de face pela manhã, subindo para até 4 metros de face à tarde. Porém, o vento maral e a chuva podem prejudicar bastante a formação das ondas.

A quarta-feira pode ter um cenário parecido, com ondas fortes e mexidas. A janela de espera vai até 13 de março. Fiquem ligados em nossas próximas atualizações.

TERCEIRA FASE – 17.o lugar com US$ 10.000 e 1.330 pontos

1.a: Italo Ferreira (BRA) 11.83 x 8.03 Imaikalani Devault (HAV)
2.a: Miguel Pupo (BRA) 11.87 x 10.90 Samuel Pupo (BRA)
3.a: Jordy Smith (AFR) 10.20 x 9.36 Barron Mamiya (HAV)
4.a: Connor O´Leary (AUS) 12.57 x 12.50 Morgan Cibilic (AUS)
5.a: Filipe Toledo (BRA) 15.44 x 9.40 Owen Wright (AUS)
6.a: Jake Marshall (EUA) 12.93 x 9.00 Leonardo Fioravanti (ITA)
7.a: Conner Coffin (EUA) 13.17 x 12.50 João Chianca (BRA)
8.a: Callum Robson (AUS) 11.93 x 11.34 Jack Robinson (AUS)
9.a: Kaoma Igarashi (JAP) 12.17 x 9.53 Justin Becret (FRA)

PRÓXIMAS BATERIAS DO ROUND 3

10: Ezekiel Lau (HAV) x Frederico Morais (PRT)
11: Ethan Ewing (AUS) x Nat Young (EUA)
12: John John Florence (HAV) x Ryan Callinan (AUS)
13: Seth Moniz (HAV) x Jackson Baker (AUS)
14: Kolohe Andino (EUA) x Lucca Mesinas (PER)
15: Griffin Colapinto (EUA) x Jadson André (BRA)
16: Kelly Slater (EUA) x Caio Ibelli (BRA)

DUELOS JÁ DEFINIDOS DAS OITAVAS DE FINAL

1 Italo Ferreira (BRA) x Miguel Pupo (BRA)
2 Jordy Smith (AFR) x Connor O´Leary (AUS)
3 Filipe Toledo (BRA) x Jake Marshall (EUA)
4 Conner Coffin (EUA) x Callum Robson (AUS)
5 Kanoa Igarashi (JAP) aguarda adversário

Galeria de campeões da etapa portuguesa do Tour

2009 – Mick Fanning (AUS)
2010 – Kelly Slater (EUA) / Carissa Moore (HAW)
2011 – Adriano de Souza (BRA)
2012 – Julian Wilson (AUS)
2013 – Kai Otton (AUS)
2014 – Mick Fanning (AUS)
2015 – Filipe Toledo (BRA)
2016 – John John John Florence (HAW)
2017 – Gabriel Medina (BRA)
2018 – Italo Ferreira (BRA)
2019 – Italo Ferreira (BRA) / Carol Marks (EUA)

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Leia também:

Kelly Slater vence aos 49 anos em Pipeline

COI aprova o surf em Los Angeles 2028

Barron Mamiya lidera o ranking mundial