O PRIMEIRO CAMPEONATO MUNDIAL DE SURF

 

Foi na Austrália, em 1964, especificamente em Manly Beach, Sydney, que aconteceu a primeira competição mundial de surf. O evento reuniu mais de 65 mil pessoas. Foi nesse mesmo ano que havia sido fundada a ISA, a Associação Internacional de Surfe, responsável por esses circuitos. A partir daí, o esporte mudou as caras e acabou se profissionalizando cada vez mais.

O editor de revistas e cineasta de surf Bob Evans convenceu uma das maiores empresas de petróleo da Austrália a patrocinar o evento. A Ampol era um nome conhecido na Austrália, pois tinha uma rede de postos de gasolina semelhante à atual Shell.

O surfista de Sydney Kenny Williams foi convidado para fazer o julgamento, que foi basicamente baseado no estilo e na técnica.

Anteriormente, o Makaha Invitational, no Havaí, era considerado o campeonato mundial não oficial de surf. O australiano Midget Farrelly venceu o evento de 1962 e estava bem colocado para o desafio da vitória em sua cidade natal.

A prefeitura local concordou em demolir a praia e jogar areia para criar o máximo de espaço para milhares de espectadores que eram esperados.

As finais das categorias Júnior e Feminina foram disputadas no domingo, juntamente com as finais masculinas, que incluíram vários cabeças de chave.

Os favoritos para o evento masculino sênior eram surfistas estrangeiros, especialmente o havaiano Joey Cabell e o americano John Richards, enquanto as americanas Linda Benson e Marge Calhoun eram as favoritas para vencer o evento feminino.

Entre os australianos considerados favoritos estavam Bobby Brown, Midget Farrelly e Mick Dooley.

Midget Farrelly venceu o evento masculino à frente de Mike Doyle e Joey Cabell – Farrelly marcou 132 pontos, Doyle marcou 126,4 e Cabell marcou 126 pontos.

A surfista australiana Phyllis O’Donnell venceu o campeonato feminino, à frente de Linda Benson e Heather Nicholson.

A Júnior masculina foi vencida por Bob Conneely, que deixou para trás Nat Young e Wayne Cowper.

No final dos eventos, Mike Doyle e Linda Benson fizeram uma excelente exibição de tandem surf.

Estima-se que 70.000 pessoas se reuniram em Manly Beach para assistir às finais.

Fonte: Daily Telegraph.

Foto de capa: Reprodução / National Archives Australia

Veja também

A estreia do surf nas Olimpíadas

Saiba o formato das disputas de surf nos Jogos de Tóquio

Conheça todos os classificados para os Jogos