As fotos nas redes sociais chamaram a atenção dos fãs nos últimos meses. Sempre acompanhado de um "gigante" de 1,75m e 137kg (seu peso fora do período de competição), Italo Ferreira vem investindo bastante nos treinos físicos. O peso-pesado em questão é o bodybuilder Marcelo Cruz. Natural de São Bento do Sul-SC, o atleta de 39 anos é formado em educação física e especialista em treinamentos de alta performance.

- Gostei muito desde o primeiro treino que fiz com ele, da mentalidade que ele tem. Como atleta ele também conhece muito o corpo, porque é do corpo que ele precisa para performar quando for subir nos palcos. Às vezes aparecem pessoas criticando, falando que eu vou ficar do tamanho dele e não vou conseguir surfar. Mas é o contrário. A cada dia estou mais leve, mais forte e mais bem preparado. Eu gosto desse desafio de se puxar mais a cada treino e ele me proporciona isso - disse Italo.

A parceria entre os dois começou em maio de 2024. Após conhecê-lo num evento de uma marca de suplementos alimentares, Italo convidou o fisiculturista para ser uma espécie de personal trainer em alguns períodos do ano. A estratégia deu certo. Desde então foram três títulos de etapas (Taiti 2024, Saquarema 2024 e Abu Dhabi 2025) e a tão almejada lycra amarela, reconquistada após quatro anos.

No trabalho com Italo, o foco tem sido fazer o surfista ganhar força. Cruz também vem dando acompanhamento nutricional ao surfista, para que ele fique cada vez mais seco e leve. Com diversas conquistas no fisiculturismo há pelo menos uma década, Marcelo Cruz também tem um vasto currículo como treinador. Tanto que, por sete vezes, atletas seus participaram do Mr. Olympia, um dos concursos de fisiculturismo mais famosos do mundo.

- O treinamento com o Italo especificamente a gente trabalha força. Porque a base de todo o esporte vem da musculação, então eu venho aplicando no Italo os treinamentos básicos como agachamento, levantamento terra, supino voltado para força e para a performance dele na água melhorar cada vez mais - explicou. 

Para a etapa de Portugal, Italo requisitou a presença do bodybuilder em sua casa em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. Seja na academia particular do surfista ou seja na água, Cruz acompanhou Italo durante quatro dias.

- Fizemos um trabalho de quatro dias em Baía Formosa visando a etapa de Portugal e a etapa de El Salvador (de 2 a 12 de abril), para ele conquistar esse dois títulos, acumular o maior número de pontos, classificar para a Finals e conquistar o título mundial em setembro. Nesse período, ele realizava três treinos de surfe, dois de musculação e mais um treino físico por dia - revelou.

Sobre a dieta do campeão olímpico de Tóquio 2020, Cruz explica que o surfista deve fazer pequenas modificações quanto mais próximo estiver da competição.

- Eu prescrevo a dieta dele, que é à base de ovo, whey protein (proteína do soro do leite), arroz, tilápia e frango. E aí varia muito o cardápio conforme o período dele. Nesses quatro dias em Baía Formosa, ele fez uma ingestão muito maior de carboidratos e, a partir do momento em que ele viajou, a gente reduziu bastante a quantidade de carboidrato dele, porque ele só vai surfar agora. Isso vai fazer com que o peso dele diminua um pouco e ele fique muito mais leve, mais rápido e mais ágil. O Italo está mais que pronto para essa etapa de Portugal - concluiu.