PISMO BEACH RECEBE MUNDIAL DE PARA SURF DA ISA

Roberto Pino, Mundial de Para Surf da ISA 2020, San Diego, Califórnia (EUA). Foto: ISA / Evans
Roberto Pino levou o ouro na categoria Stand 2 masculina no último Mundial de Para Surf da ISA. Foto: ISA / Evans

A International Surfing Association (ISA) tem o prazer de anunciar que o Mundial de Para Surf será realizado em Pismo Beach, Califórnia (EUA), de 7 a 11 de dezembro. A sexta edição do ISA World Para Surfing Championship 2021 reunirá os melhores para surfistas do mundo para competir e mostrar seus talentos em uma competição do Campeonato Mundial no estilo paralímpico.

A cidade de Pismo Beach, localizada na costa central da Califórnia, no meio do caminho entre San Francisco e Los Angeles, unirá forças com a ISA como patrocinadora do evento para apoiar a missão da entidade de fazer um mundo melhor por meio do surf e mostrar seu litoral como um destino do esporte.

A AmpSurf, que se associou à ISA para a histórica edição de 2020 do Campeonato Mundial de Para Surfe, continuará sua parceria com a ISA como organização anfitriã do evento.

Como líder na terapia do surf adaptado desde 2003, a AmpSurf impactou a vida de inúmeras pessoas com deficiência e suas famílias por meio de seus programas. Além disso, a AmpSurf colaborou com a ISA e várias organizações no desenvolvimento e implantação de um programa de certificação de instrutor de surf adaptável de padrão internacional, do qual mais de 100 instrutores de mais de 20 países participaram até hoje. Isso destaca os esforços de desenvolvimento da ISA em um nível de base e o desejo de aumentar a participação do esporte em todo o mundo.

Reconhecida pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) como a Federação Internacional do Para Surfe, a ISA tem desempenhado um papel ativo no desenvolvimento do surf adaptado para criar uma plataforma global de acesso universal ao esporte e permitir que os para surfistas atinjam a excelência esportiva e inspirem outros.

Desde que a ISA lançou o ISA World Para Surfing Championship (anteriormente denominado World Adaptive Surfing Championship), em 2015, o esporte experimentou um rápido crescimento em todos os continentes do globo. O esforço para tornar o Para Surf um esporte amplamente e regularmente praticado foi impulsionado pelo incentivo da ISA de sua rede de 109 nações filiadas a adotar o Para Surf como uma disciplina oficial e hospedar oportunidades de competição nacional e regional e o desenvolvimento de um sistema de classificação de Para Surf de acordo com os requisitos do IPC.

Malu Mendes, Mundial de Para Surf da ISA 2020, San Diego, Califórnia (EUA). Foto: ISA / Jimenez
Malu Mendes foi campeã na Stand 2 feminina. Foto: ISA / Jimenez

Em 2020, um recorde de 120 atletas de 22 países participaram do evento, mostrando a explosão ano após ano de crescimento e desenvolvimento no esporte.

O ano de 2020 também registrou recordes de participação de mulheres no evento, com base na missão e no compromisso da ISA em promover a igualdade de gênero no surfe em todas as suas disciplinas.

O Campeonato Mundial de Para Surf é uma competição por equipes onde os atletas competem individualmente ganhando pontos para suas nações. A equipe que acumular o maior total de pontos de cada indivíduo é coroada a campeã mundial de equipes. Os atletas são avaliados com base na força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação para agrupar surfistas com deficiências semelhantes em uma das nove categorias esportivas de Para Surf.

“A ISA se orgulha de continuar a tradição e legado deste Campeonato Mundial. Abrimos portas para pessoas com desafios físicos em todo o mundo, que nunca pensaram que o surf fosse possível, experimentarem a alegria do esporte. Este campeonato mostrou que esses atletas estão competindo em um nível de classe mundial e mostrando seus talentos”, diz Fernando Aguerre, presidente da ISA.

“Este evento global é um pilar fundamental da nossa estratégia de tornar o mundo um lugar melhor através do surf. Certificar-se de que o oceano está acessível a todos é crucial. O surf tem um poder terapêutico e curativo e é nosso dever permitir uma oportunidade de vivência da modalidade a todos os interessados”, continua o dirigente.

“O nível de competição vem subindo ano após ano e acreditamos piamente que o esporte merece uma vaga no programa dos Jogos Paraolímpicos. Continuaremos a fazer lobby para a sua inclusão e impulsionar o crescimento do esporte para que esses atletas de classe mundial possam ter a chance de competir na maior plataforma mundial de para-esportes”, conclui Aguerre.