CLUBE DE FUTEBOL HOMENAGEIA ADRIANO DE SOUZA

Jogadores do Red Bull Bragantino usam uniforme com nome de Adriano de Souza. Foto: Divulgação Red Bull
Jogadores do Red Bull Bragantino usam uniforme com nome de Adriano de Souza. Foto: Divulgação Red Bull

Depois de ser festejado por todos os surfistas brasileiros, e também por alguns estrangeiros, no Surf Ranch Pro, Adriano de Souza terá mais uma merecida  homenagem nesta segunda-feira (28). Durante a partida entre o Red Bull Bragantino e o Atlético Goianiense, em partida válida pela Série A do Campeonato Brasileiro, todos os jogadores do clube paulista usarão uniforme com o nome do campeão mundial de surf de 2015, que está em sua temporada de despedida.

O jogo acontece às 20 horas desta segunda-feira, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO).

Nascido em 13 de fevereiro de 1987, Adriano Elias de Souza é um dos maiores representantes da história do surf brasileiro. Ele tomou a decisão de se aposentar em sua 16a temporada na elite mundial, depois de conquistar títulos expressivos como o Mundial Pro Junior (2004), o World Qualifying Series (2005) e o Championship Tour. Também foi o prêmio brasileiro a vencer o Pipe Masters.

De origem humilde, Adriano ganhou sua primeira prancha do irmão, Angelo, que adquiriu o equipamento por R$ 30, na época um valor significativo para a sua família.

Gabriel Medina e Adriano de Souza, Surf Ranch Pro 2021, Lemoore, Califórnia (EUA), World Surf League, Circuito Mundial de Surf 2021, Kelly Slater Wave Pool. Foto: WSL / Nolan
Há menos de duas semanas, Adriano foi homenageado por muitos surfistas do Tour. Foto: WSL / Nolan

Foi por intermédio do irmão também que o campeão do mundo ganhou o ilustre apelido de “Mineirinho”, já que Angelo era conhecido pelos amigos como “Mineiro”, por ser quieto. Já no Tour, de alguns anos pra cá, o Top passou a ser carinhosamente apelidado também de Capitão Nascimento, por ser o atleta mais experiente.

Em 2002, com apenas 15 anos, Adriano de Souza se tornou o surfista mais novo a vencer uma etapa profissional do Circuito Brasileiro depois de erguer a taça do Super Trials na praia do Grussaí, em São João da Barra (RJ).

Um ano depois de vencer o Mundial Pro Junior da antiga Association of Surfing Professionals (ASP) – hoje World Surf League (WSL) -, Adriano bateu o recorde de pontos no World Qualifying Series (WQS), garantindo o título da divisão de acesso do Circuito Mundial – na época os campeões eram premiados – e também a classificação para o Tour.

Saiba mais sobre a história de Adriano de Souza: