PRANCHA ECOLÓGICA VISITA O RIO GRANDE DO NORTE

Projeto Prancha Ecológica, Baía Formosa, Praia da Pipa, Surf, Garrafas Pet, Rio Grande do Norte (RN). Foto: Divulgação ONG Garopaba
Projeto Prancha Ecológica visita o Rio Grande do Norte. Foto: Divulgação ONG Garopaba

Depois de um longo período inativo devido à pandemia, o projeto Prancha Ecológica visitou o Rio Grande do Norte, com o casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin, idealizadores da ONG Eco Garopaba, que tem o projeto de conscientização ambiental e incentivo ao esporte através das pranchas feitas com garrafas pet.

Foram apenas sete dias de trabalho nas cidades de Natal, Pipa e Baía Formosa, mas de grande valia. Em Natal, eles promoveram uma palestra na beira da praia com a escolinha social de surf Morro do Careca, com o professor Jorge e seus alunos. Após a ação conscientização as crianças se divertiram muito no test drive no mar.

Na Pipa, surfistas locais Lucas, Luis, Naue, Pedro surfaram muito e se divertiram, trazendo aquela velha sensação do melhor surfista é o que mais se diverte.

Já logo na chegada a Baía Formosa, cidade do campeão mundial Italo Ferreira, eles encontraram o pai do atleta, Luiz, que deu boas vindas ao projeto. Também estiveram com a mãe, Katiana, e os primos do surfista, que já combinaram um retorno do casal para uma oficina e também para uma apresentação do campeão em pranchas de garrafa pet.

Projeto Prancha Ecológica, Baía Formosa, Praia da Pipa, Surf, Garrafas Pet, Rio Grande do Norte (RN). Foto: Divulgação ONG Garopaba
Promissor Matheus Jhones em ação com uma prancha de garrafa pet. Foto: Divulgação ONG Garopaba

Lá mesmo, estiveram também com o pequeno surfista local Matheus Jhones, promessa do esporte e filho do atleta profissional Alan Jhones. Ambos surfaram muito, tiveram uma conexão incrível com a prancha e se divertiram bastante na praia do Pontal, pico conhecido hoje mundialmente.

“Sempre é muito motivador levar esse projeto para mais pessoas, conscientizar nossas crianças e transformá-las em guardiões da Natureza. Com a pureza e a inocência, a gente sente a consciência. Isso não tem preço”, afirma Jairo Lumertz, criador da prancha ecológica.

“Vivemos em um mundo tão carente de pequenas atitudes, que ver uma criança sorrindo porque surfou em algo que podia estar poluindo – e ela está se divertindo… a sensação é indescritível. Enquanto Deus me permitir, vou levar esse projeto ao mundo inteiro”, fala Carol Scorsin.

O casal contou com o apoio da Freesurf, Jowat, Huribi Contabilidade e Hotel Tubarão, em Ponta Negra, onde foram recebidos com muito carinho pelo amigo Maurício Ninja.

Fernando Casagrande e Ana Paula, casal de amigos do projeto, também estiveram na viagem e ajudaram o casal.

Veja mais fotos