O QUE SERIA DO MUNDO SEM OS OCEANOS?

Italo Ferreira, Maldivas, Dia Mundial dos Oceanos. Foto: Marcos Casteluber
Italo Ferreira e a beleza do oceano nas Maldivas. Foto: Marcos Casteluber

Celebrado anualmente em 8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos chama a atenção para a importância dos oceanos, que têm função imprescindível no equilíbrio do clima global e em muitos setores, como a economia, além, é claro, de proporcionar momentos incríveis para nós, surfistas, e todos os amantes da Natureza.

A data foi instituída em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, e oficializada em 2008, pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Nos últimos anos, os oceanos têm sofrido fortes ameaças ambientais, gerando consequências danosas como o aquecimento global, a extinção de animais marinhos devido à pesca fantasma e à poluição do meio ambiente, e, citando o surf, até mesmo a escassez de ondas em praias com muita tradição para a prática do esporte.

Uma projeção feita pelo estudo Breaking the Plastic Wave (Quebrando a Onda dos Plásticos, em tradução livre) apontou que caso não sejam tomadas medidas urgentes e de impactos ambientais e financeiros, o volume de plástico existente no mercado dobrará. O volume anual do produto que entra no oceano subirá de 11 milhões de toneladas, em 2016, para 29 milhões de toneladas, em 2040, e a quantidade nos oceanos quadruplicará, atingindo, no mesmo período, mais de 600 milhões de toneladas.

Recentemente, a World Surf League (WSL) lançou a série “We Are One Ocean” apresentando surfistas, cientistas e ambientalistas do mundo inteiro, compartilhando porque o oceano é tão importante para eles e seus motivos para assinar uma petição.

A série de conteúdos fez parte da campanha 30×30, que pede a proteção de 30% do nosso oceano até 2030, explorando nossa profunda conexão com o oceano e as muitas razões pelas quais devemos tomar medidas para protegê-lo.

Reveja o vídeo de Italo Ferreira na série We Are One Ocean, da WSL:

 

A série apresentou o surfista irlandês e cientista marinho, Dr. Easkey Britton, que compartilha seu amor e gratidão pelo oceano e sua paixão para preservá-lo. Exibiu também relatos do campeão mundial da WSL, Italo Ferreira, da bióloga marinha Dra. Ayana Elizabeth Johnson e dos surfistas Mikey February e Sophia Medina, irmã do bicampeão mundial Gabriel Medina, além do químico e jornalista, Dr. Cliff Kapono, que também pratica o surf.

Italo Ferreira, um dos brasileiros que vai disputar as Olimpíadas de Tóquio, no Japão, citou ter sido criado perto do mar, em Baía Formosa (RN), o que lhe deu a chance de se apaixonar pelo esporte que mudou sua vida.

A Dra. Ayana E. Johnson compartilhou sua relação com o oceano, de como ele é crucial para o nosso futuro e descreveu seu trabalho para defendê-lo. Ela compartilhou que, se levantarmos nossas vozes coletivas para responsabilizarmos nossos líderes, a campanha 30×30 será uma solução significativa para a crise climática. Ela também destacou que, se obtivermos sucesso, veremos o oceano se recuperar de uma maneira mágica.

February relatou como o oceano afeta sua terra natal, a Cidade do Cabo, na África do Sul, e como as muitas culturas de lá dependem do mar para sobreviver. A nível pessoal, o oceano é para Mikey um lugar para se expressar e uma plataforma para prosseguir sua carreira. Ele acredita que todos devem fazer sua parte para preservar o oceano, por tudo o que ele nos dá.

Sophia é a irmã mais nova do bicampeão mundial da WSL, Gabriel Medina, e sua conexão com o oceano começou com seus primeiros passos nas águas da Praia de Maresias, em São Sebastião (SP). A jovem brasileira espera preservar o oceano para que as futuras gerações possam descobrir a mesma conexão que ela possui.

O havaiano Cliff Kapono refletiu sobre sua relação com o oceano e o quanto isso significa para ele, na esperança de que sua história inspire outras pessoas. O amor de Kapono pelo oceano o leva a fazer tudo o que puder para protegê-lo.