ITALO LANÇA INSTITUTO EM BAÍA FORMOSA

Italo Ferreira é um atleta profissional que, como muitos brasileiros, tem uma história de superação.

Nascido em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, conviveu desde cedo com os encantos do mar. Filho de um pescador e criado na beira mar da cidade nordestina, o campeão sempre foi um apaixonado pela natureza.

Não foi por acaso que o surf atraiu Italo para o esporte, principalmente pelo contato direto com esses encantos. Na caminhada reflexa ao aperto financeiro, ele acompanhava de perto seu pai e logo cedo percebeu que os problemas ambientais impactavam diretamente no sustento de sua família: a poluição dos oceanos, a pesca predatória, o desmatamento da caatinga, enfim, ações do homem, que vem ao longo dos anos destruindo o meio ambiente.

O mar trouxe tudo a Italo. Baía Formosa, por sua vez, foi o principal palco e cenário para que tudo fosse viável. Pensando nisso, o campeão sempre sonhou em retribuir de alguma forma.

A partir desse desejo, ele criou os três pilares básicos do seu Instituto em Baía Formosa, que serviram de estímulo para atravessar a arrebentação e colocá-los em prática: Formação, Sustentabilidade e Esporte.

Sobre Italo Ferreira

Italo Ferreira (Baía Formosa-RN, 6 de maio de 1994) é um surfista profissional brasileiro que está no World Tour desde 2015. Em 2019, sagrou-se campeão do maior circuito do surf mundial. Venceu a grande final da última etapa, em Pipeline, no Hawaii, contra o bicampeão Gabriel Medina, tornando-se o terceiro brasileiro a conquistar o título. Também é o primeiro surfista a obter, numa mesma temporada, os títulos da World Surf League e International Surfing Association na categoria masculina. Italo será um dos representantes do Brasil na histórica estreia do surf nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, Japão.

O título mundial

O dia 19 de dezembro de 2019 entrou na história do World Surf League Championship Tour, com uma final brasileira decidindo o título mundial no maior palco do esporte no Havaí e o novo campeão é Italo Ferreira. O potiguar surfou os melhores tubos para vencer Gabriel Medina na bateria que fechou a temporada 2019, com um show brasileiro em Pipeline e Backdoor. O Brasil se tornou tetracampeão mundial e o troféu de melhor surfista do mundo, pela primeira vez, foi para a Região Nordeste do país, para Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, junto com o de campeão do Billabong Pipe Masters em homenagem ao lendário havaiano Andy Irons.

Sobre Baía Formosa

Bonita e entrecortada por aspectos selvagens da natureza, a cidade ainda respira um pouco do ar inexplorado. Situada no litoral sul do Rio Grande do Norte, Baía Formosa fica a 94 km de Natal, a 110 quilômetros de João Pessoa (PB) e 220 quilômetros de Recife (PE) pela estrada BR-101.

Clique aqui para ver a biografia de Italo Ferreira. Saiba mais sobre o Instituto em Baía Formosa clicando aqui.