O DESPERTAR DO BANCO DE SANTO ANTÔNIO

Luciano Dubiba, Banco de Santo Antônio, Salvador, Bahia, Swell, Ondas Grandes, Ressaca, 2021, Inverno. Foto: @jsurf.bahia
Luciano Dubiba encara a ressaca no Banco de Santo Antônio, pico situado em alto-mar na capital baiana. Foto: @jsurf.bahia

Neste domingo (27), um novo swell de sudeste encostou no litoral baiano e proporcionou muitos momentos desafiadores nos picos do Estado, despertando até o lendário Banco de Santo Antônio, em Salvador, que quebrou com ondas pesadas.

A sessão no Banco reuniu nomes como Lapo Coutinho, Armando Daltro, Heloy Júnior, Luciano Dubiba, Maurício Abubakir, Eloy Lorenzo, Gustavo Kombi, Jeférson Goes, Afrânio Júnior e Pedro Lomanto. O grupo teve suporte de Mateus Harfush, que colocou seu barco à disposição para chegar ao pico situado em alto-mar.

Lapo, Dubiba, Daltro e Lorenzo se aventuraram no tow-in, enquanto os demais foram na remada.

A sessão foi muito comemorada pelo grupo. “Hoje foi um dia muito insano! Algumas dificuldades, chuva, enfrentar um pico que não dá onda sempre, ondas oceânicas pesadas e fazer história fotografando grandes nomes”, diz o fotógrafo João (@jsurf.bahia).

Luciano Dubiba e Lapo Coutinho, Banco de Santo Antônio, Salvador, Bahia, Swell, Ondas Grandes, Ressaca, 2021, Inverno. Foto: @jsurf.bahia
Luciano Dubiba e Lapo Coutinho praticando tow-in na bancada. Foto: @jsurf.bahia

Ex-integrante da elite mundial, Armando Daltro falou que foi uma experiência única. “Não tinha noção que o Banco de Santo Antônio poderia sustentar e quebrar ondas assim”, revela Mandinho. “No início foi tenso, mas aos poucos fui me acostumando com o mar e entendendo melhor o posicionamento na bancada. Foi o meu primeiro teste no tow em um dia de ondas maiores, fiquei amarradão com o meu desempenho na pilotagem e resgate, além de ter feito a cabeça nas seis ondas que eu peguei. A onda é muito longa, em todas elas a minha perna queimou no fim”, conclui.

Fera do Stand Up Paddle, Gustavo Kombi – que já remou antes no pico – contou que passou por um perrengue na água. Ele chegou a perder a prancha logo no início da sessão, antes da chegada dos jets. Foi acompanhado de perto pelo big rider Heloy Júnior e depois recebeu o auxílio de Lapo Coutinho, que também foi resgatar seu equipamento.

Kombi aproveitou também para elogiar Heloy Júnior pelas performances. “Verdadeiro guerreiro! Nunca vi um ser tão conectado com o oceano como ele. Deve ter pego umas seis bombas de mais de 5 metros com sua prancha 10´”, citou.