UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO

Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira e Tatiana Weston-Webb, Rip Curl WSL Finals 2021, Finalistas, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Surf brasileiro. Foto: WSL / Thiago Diz
Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira e Tatiana Weston-Webb escrevem mais um capítulo na história do surf brasileiro. Foto: WSL / Thiago Diz

O dia 14 de setembro de 2021 fica marcado como mais um capítulo na história do surf brasileiro. Pela primeira vez na divisão de elite do surf mundial, os brasileiros terminaram o ano com as três primeiras posições na categoria masculina, conquistando também o vice-campeonato mundial feminino depois de 12 anos.

Entre os homens, Gabriel Medina levantou a taça pela terceira vez na carreira, superando Filipe Toledo por duas vezes consecutivas nas batalhas finais em Lower Trestles, Califórnia (EUA). Na primeira delas, Medina totalizou 16.30 pontos, contra 15.70 de Toledo. Em seguida, o placar foi de 17.53 a 16.36 pontos.

“Estou muito feliz. Consegui atingir minha maior meta e estou chorando agora porque é uma mistura de muitas emoções de uma vez só”, disse Gabriel Medina, ainda dentro d´água, após a segunda vitória sobre Filipe Toledo. “Foi um ano longo e estou muito feliz por estar fazendo parte de tudo isso. Os brasileiros estão dominando, indo muito bem e é uma sensação muito boa, difícil até de descrever, poder ajudar nessa evolução e eles sempre me incentivam a melhorar cada vez mais também”.

“Não é todo dia que você atinge sua meta, o seu sonho que parece ser impossível, até você conseguir”, disse Gabriel Medina, após ser carregado pela torcida que lotou a praia de Lower Trestles. “É um dia muito especial para mim e toda glória para Deus, que sempre me fez trabalhar forte e nunca desistir. Eu não falo muito bem, então tento deixar meu surfe falar por mim. Hoje foi um dia histórico na minha vida e vou poder contar para meu filho, quando tiver, que precisa surfar e se dedicar muito para ganhar um título”.

Gabriel Medina e Carissa Moore, Rip Curl WSL Finals 2021, Finalistas, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Surf brasileiro. Foto: WSL / Nolan
Gabriel Medina e Carissa Moore comemoram em Lower Trestles (EUA). Foto: WSL / Nolan

Gabriel Medina falou um pouco sobre este novo formato para definir o campeão mundial, que a World Surf League inaugurou no Rip Curl WSL Finals: “Eu acho que a parte mental foi a mais difícil. Quando você fica na frente dos outros no ranking, acha que já deveria ter ganhado o título, mas vim aqui para surfar e se tiver que surfar mais para ganhar, eu vou surfar. Eu trabalhei forte antes de vir para cá e se tivesse que surfar seis baterias, eu estaria pronto para isso. É incrível ganhar o primeiro título disputado assim, especialmente com o Filipe (Toledo), que para mim é o melhor surfista nestas ondas de Trestles”.

Filipe logo chega para dar mais um abraço em Medina durante a entrevista e o tricampeão segue falando, emocionado: “Ele (Filipe) me deu os parabéns lá dentro e fora d´água também e a verdade é que sempre há muito respeito entre todos nós. Algumas pessoas pensam que somos rivais e até pode ser dentro d´água, mas eu respeito todo mundo. O Filipe, o Italo e todos que estão no Tour, são bons o suficiente para vencer também e eu aprendi que tem que respeitar a todos. A gente viaja pelo mundo inteiro e, mentalmente e emocionalmente, isso é muito difícil, então a gente se apoia com amor e amizade entre nós”.

Primeiro medalhista de ouro na história do surf como modalidade olímpica, Italo Ferreira terminou em terceiro, depois de perder para Filipe Toledo em um confronto com poucas ondas, mas muito bem surfadas. Em suas duas melhores notas, Filipe obteve 8.50 e 7.47, contra 5.17 e 7.27 de Italo, que não foi feliz nas poucas oportunidades que teve.

O australiano Morgan Cibilic, em quinto, e o californiano Conner Coffin, em quarto, completaram a lista de Top 5 da WSL Finals.

Filipe Toledo, Rip Curl WSL Finals 2021, Finalistas, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Surf brasileiro. Foto: WSL / Morris
Filipe Toledo chega às batalhas finais contra Gabriel Medina e fica em segundo. Foto: WSL / Morris

Já entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb chegou a vencer a primeira bateria final contra a havaiana Carissa Moore, mas levou a virada na melhor de três e não conseguiu conquistar o primeiro título mundial da categoria para o surf brasileiro. Tati terminou em segundo lugar, posição obtida por Jacqueline Silva em 2002 e Silvana Lima nos anos de 2008 e 2009.

Carissa, por sua vez, chega ao quinto título do Championship Tour em sua carreira. “Depois da primeira bateria, vim caminhando na areia com uma crise de ansiedade, pensando que ia perder o título, mas, por sorte, tenho uma equipe muito boa e recebi grande apoio da minha família, amigos e especialmente meu marido. Ele olhou para mim e falou: se tem alguém que pode conseguir reverter isso, é você! Isso me tranquilizou”, contou Carissa Moore, já no pódio do Rip Curl WSL Finals, para receber o seu quinto troféu de campeã mundial.

“Este ano foi incrível e essa foi a primeira vez que eu ganhei o título dentro d´água, competindo, então foi mais especial ainda por isso”, disse Carissa Moore. “O início foi meio assustador para mim hoje aqui, não foi do jeito que eu gostaria e, sem dúvidas, este novo formato gerou mais pressão e muito estresse. Mas, foi bom ter outras quatro ótimas surfistas aqui que respeito muito, a Stephanie (Gilmore), a Sally (Fitzgibbons), a Johanne (Defay) e a Tati (Tatiana Weston-Webb). Elas são muito talentosas, dedicadas, resilientes e quero dar os parabéns para todas, especialmente para a Tati, que fez uma batalha incrível comigo”.

Confira mais detalhes sobre o show brasileiro em Lower Trestles em nossas próximas atualizações.

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Tatiana Weston-Webb, Rip Curl WSL Finals 2021, Finalistas, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Surf brasileiro. Foto: WSL / Heff
Tatiana Weston-Webb chega perto do título, mas leva virada de Carissa Moore. Foto: WSL / Heff

Resultados da WSL Finals

DECISÃO DO TÍTULO MASCULINO:

Campeão: Gabriel Medina (BRA) com 17,53 pontos – notas 9,03+8,50
Vice-campeão: Filipe Toledo (BRA) com 16,36 pontos – notas 8,53+7,83
1.a decisão: Gabriel Medina (BRA) 16,30 x 15,70 Filipe Toledo (BRA)

3.a bateria: Filipe Toledo (BRA) 15,97 x 12,44 Italo Ferreira (BRA)
2.a bateria: Filipe Toledo (BRA) 16,57 x 14,33 Conner Coffin (EUA)
1.a bateria: Conner Coffin (EUA) 15,00 x 9,84 Morgan Cibilic (AUS)

DECISÃO DO TÍTULO FEMININO:

Campeã: Carissa Moore (HAV) por 16,60 pontos – notas 8,60+8,00
Vice-campeã: Tatiana Weston-Webb (BRA) com 14,20 pontos – 8,03+6,17
2.a decisão: Carissa Moore (HAV) 17,26 x 15,60 Tatiana Weston-Webb (BRA)
1.a decisão: Tatiana Weston-Webb (BRA) 15,20 x 14,06 Carissa Moore (HAV)

Italo Ferreira, Rip Curl WSL Finals 2021, Finalistas, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia. Surf brasileiro. Foto: WSL / Morris
Italo Ferreira fica em terceiro na WSL Finals. Foto: WSL / Morris

Masculino

1 Gabriel Medina (BRA)
2 Filipe Toledo (BRA)
3 Italo Ferreira (BRA)
4 Conner Coffin (EUA)
5 Morgan Cibilic (AUS)

Feminino

1 Carissa Moore (HAV)
2 Tatiana Weston-Webb (BRA)
3 Sally Fitzgibbons (AUS)
4 Johanne Defay (FRA)
5 Stephanie Gilmore (AUS)

Leia também:

Veja os melhores momentos do Tour em 2021

Saiba quem fica e quem sai do Tour da WSL

A trajetória dos finalistas até a WSL Finals