TOPS NA EXPECTATIVA EM ROTTNEST

Coletiva de imprensa da WSL, Rottnest Island, Western Australia. Foto: WSL / Miers
Tops marcam presença em coletiva de imprensa da WSL em Rottnest Island. Foto: WSL / Miers

A World Surf League (WSL) promoveu a coletiva de imprensa do Rip Curl Rottnest Search, evento válido como quinta etapa do Championship Tour 2021. A primeira chamada acontece às 20h deste sábado no horário de Brasília e a tendência é de que um swell de oeste-sudoeste dê início às disputas no pico de Strickland Bay, em Rottnest Island, oeste da Austrália.

A coletiva de imprensa reuniu os brasileiros Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb, e os australianos Stephanie Gilmore, Jacob Wilcox e Mia McCarthy.

Sete vezes campeã do mundo, Stephanie chega embalada pelo vice-campeonato em Margaret River, seu melhor resultado na temporada até agora. Assim como a maioria dos competidores, a atleta surfa pela primeira vez na ilha de Rottnest em sua 14a temporada no Tour.  “É a primeira vez que surfo aqui em Wadjemup (nome da ilha na língua dos aborígenes)”, fala Gilmore. “Até agora, as ondas têm parecido muito divertidas e tivemos uma recepção muito calorosa e maravilhosa, por isso estou feliz por estar aqui. Nós vamos aos mesmos lugares todos os anos quase todos os anos, então fazer uma nova etapa como esta que é bem única é muito legal. Estou me sentindo bem depois de ficar em segundo lugar em Margaret River e o plano é definitivamente melhorar esta semana”, conclui a australiana, que está em terceiro lugar no ranking.

Gabriel Medina, Coletiva de imprensa da WSL, Rottnest Island, Western Australia. Foto: WSL / Dunbar
Gabriel Medina fala sobre a tradição do formato The Search. Foto: WSL / Dunbar

Líder da categoria masculina, Gabriel Medina também marcou presença e falou sobre a tradição do formato “The Search”, idealizado pelo seu patrocinador. Em 2011, ele venceu a competição em San Francisco, Califórnia (EUA), quando tinha apenas 17 anos. “Já ganhei um desses troféus do globo do Search antes e é definitivamente meu troféu favorito”, disse Medina. “Definitivamente, espero conseguir outro aqui em Rottnest Island. A onda até agora tem sido muito divertida e um pouco desafiadora. Acho que será uma incógnita para todos porque é novo para todos nós. Foram alguns dias divertidos se acomodando em um novo local, conferindo a ilha e todos os Quokkas, eles são muito legais. Esta será uma experiência muito legal para todos os competidores, então estou ansioso para a competição começar, espero, amanhã”, comenta Medina.

Apesar dessa conexão e de sua beleza, a ilha de Rottnest tem um passado sombrio. Durante o assentamento colonial e as guerras de fronteira do século 19, Wadjemup – o nome Whadjuk Nyungar para a ilha de Rottnest – foi estabelecido como uma prisão colonial para quase 4.000 homens e meninos aborígenes de toda a Austrália Ocidental entre 1838 e 1904.

Após a chegada a Rottnest Island, os surfistas e a equipe foram recebidos em uma cerimônia de boas-vindas ao país pelo professor Winthrop Lenny Collard, um ancião Whadjuk Nyungar e professor da University of Western Australia, ao lado de Ingrid Cumming e Ash Penfold e Jayden Boundry, do grupo de dança Ngalak Nidja.

Strickland Bay, Rottnest Island, Western Australia. Foto: WSL / Woolacott
Strickland Bay é o pico principal do evento. Foto: WSL / Woolacott

Previsão das ondas

Um swell de oeste-sudoeste pode dar início ao Rottnest Search no primeiro dia da janela de espera da prova, no próximo domingo australiano (noite de sábado no Brasil). As ondas podem quebrar na faixa de 1,5 metro, com vento terral, e os dois picos disponíveis para o show podem funcionar: Strickland Bay (principal) e Stark Bay (opção alternativa).

Também de acordo com a previsão das ondas, as condições devem diminuir consideravelmente ao longo da semana, mas ainda com ventos favoráveis.

Outras ondulações de oeste-sudoeste são monitoradas para encostar entre quarta-feira (19) e sábado (22) na Austrália. Os ventos devem variar bastante entre lateral e maral. A janela de espera vai até o dia 26 em Rottnest Island.

Strickland Bay

Strickland Bay, Salmon Bay e Stark Bay são as principais praias da ilha. Palco da próxima etapa do Tour, Strickland oferece ondas para os dois lados, é bem consistente e quebra sobre uma bancada de coral que funciona melhor com swell de sul ou sudoeste e ventos do quadrante nordeste.

As pedras afiadas e a presença de muitos tubarões na costa são alguns dos grandes desafios.

Há ainda outras bancadas de coral como Radar Reef, Cathedral Rocks e Chicken Reef.

Stark Bay

A opção alternativa para receber o show dos Tops em Rottnest Island é Stark Bay, uma esquerda que quebra sobre uma rasa bancada de coral e funciona melhor com swell de oeste-sudoeste e ventos dos quadrantes sudeste-leste. Assim como Strickland, costuma atrair muitos tubarões.

Coletiva de imprensa da WSL, Rottnest Island, Western Australia. Foto: WSL / Miers
Professores e grupo de dança de Rottnest dão as boas vindas aos Tops. Foto: WSL / Miers

Confrontos definidos

As baterias da primeira fase já foram divulgadas pela Liga. A grande novidade é a presença do ex-Top Taj Burrow.

Taj está aposentado das competições, mas aceitou ser um dos convidados. Também foram chamados os australianos Liam O´Brien, Stuart Kennedy, Jacob Wilcox e Kael Walsh, vencedor da triagem.

Assim como em Narrabeen, onde Mick Fanning foi convidado, o lendário surfista será um dos adversários do atual campeão mundial Italo Ferreira. O duelo terá ainda outro brasileiro campeão do mundo, Adriano de Souza.

Já Liam entra na bateria de Filipe Toledo e Ethan Ewing, enquanto Kael desafia Gabriel Medina e Jack Freestone.

As ausências são o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, o californiano Kolohe Andino, o australiano Adrian Buchan e o bicampeão do mundo John John Florence, que abandonou a etapa em Margaret River depois de sentir muitas dores no joelho em sua bateria nas oitavas de final.

Slater optou por não viajar para a Austrália, enquanto Andino sofreu uma lesão no tornozelo antes das etapas e Ace Buchan teve uma fratura na vértebra L3 depois de cair em uma onda na bateria contra Italo Ferreira no round 3.

Round 1 do Rip Curl Rottnest Search

1 Griffin Colapinto (EUA), Owen Wright (AUS) e Mikey Wright (AUS)
2 Kanoa Igarashi (JAP), Jack Robinson (AUS) e Jacob Wilcox (AUS)
3 Jordy Smith (AFR), Wade Carmichael (AUS) e Stuart Kennedy (AUS)
4 Filipe Toledo (BRA), Ethan Ewing (AUS) e Liam O´Brien (AUS)
5 Italo Ferreira (BRA), Adriano de Souza (BRA) e Taj Burrow (AUS)
6 Gabriel Medina (BRA), Jack Freestone (AUS) e Kael Walsh (AUS)
7 Ryan Callinan (AUS), Matthew McGillivray (AFR) e Connor O´Leary (AUS)
8 Conner Coffin (EUA), Peterson Crisanto (BRA) e Alex Ribeiro (BRA)
9 Frederico Morais (POR), Jadson André (BRA) e Leonardo Fioravanti (ITA)
10 Jeremy Flores (FRA), Seth Moniz (HAV) e Miguel Pupo (BRA)
11 Caio Ibelli (BRA), Yago Dora (BRA) e Michel Bourez (FRA)
12 Morgan Cibilic (AUS), Julian Wilson (AUS) e Deivid Silva (BRA)

Confira o ranking atualizado depois de 4 etapas.