SAIBA TUDO SOBRE O WSL FINALS EM TRESTLES

Rip Curl WSL Finals 2021, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia (EUA), Circuito Mundial de Surf. Foto: Reprodução
Ao todo, 10 atletas disputam o WSL Finals 2021 em Trestles, Califórnia (EUA). Foto: Reprodução

Pela primeira vez na história do WSL Championship Tour, o campeão mundial da temporada será decidido em um evento de um dia, e o vencedor leva tudo no Rip Curl WSL Finals, que acontece entre os próximos dias 9 e 17 de setembro.

Depois de uma temporada em busca de pontos de classificação, chega-se a um único dia de competição em Lower Trestles.

O WSL Finals terá o WSL Final 5 – os cinco primeiros homens e mulheres na tabela de classificação do circuito disputado em 2021.

O WSL Final 5 será decidido com base nos pontos acumulados durante a temporada do Tour. Os cinco melhores dos sete resultados serão contados na tabela final de classificação da WSL.

O pico do Rip Curl WSL Finals é Lower Trestles, em San Clemente, Califórnia, famoso pico que oferece uma das ondas de mais alta performance do mundo.

O período de espera será de 9 a 17 de setembro de 2021. Com um período de espera de nove dias durante a temporada nobre em Lower Trestles, as condições ideais ditarão quando o evento de um dia será finalmente convocado.

Rip Curl WSL Finals 2021, Lower Trestles, San Clemente, Califórnia (EUA), Circuito Mundial de Surf. Foto: Reprodução
O caminho rumo ao título mundial da temporada. Foto: Reprodução

O formato

No fim da temporada, o surfista masculino e feminino classificados como número 1 entrarão direto na decisão do título, em um confronto de melhor de três para determinar o campeão do mundo.

Os surfistas restantes entrarão na chave da Rip Curl WSL Finals com base em suas classificações de fim de ano.

As mulheres serão as primeiras a entrar na água, com os homens surfando na próxima batalha. Mulheres e homens se alternarão pelo resto do dia.

Bateria 1: O surfista classificado em quinto lugar irá competir contra o surfista classificado em quarto lugar na primeira batalha do dia em uma competição mano-a-mano com um formato de bateria tradicional. No feminino, a australiana Stephanie Gilmore enfrenta a francesa Johanne Defay. Em seguida, no masculino, o australiano Morgan Cibilic duela com o californiano Conner Coffin.

Bateria 2: O vencedor da bateria 1 enfrentará o surfista número três em uma competição mano-a-mano com o formato de bateria tradicional.

Bateria 3: O vencedor da bateria 2 enfrentará o segundo surfista classificado em uma competição mano-a-mano com um formato de bateria tradicional.

Disputa pelo título: O vencedor da bateria 3 seguirá para a melhor de três confrontos pelo título, onde enfrentará o número 1 do mundo em uma competição mano-a-mano com um formato tradicional de eliminatórias. O primeiro surfista a vencer duas das três baterias torna-se o campeão mundial de 2021.

Leia também:

Veja os melhores momentos do Tour em 2021

Saiba quem fica e quem sai do Tour da WSL

Os efeitos do ouro olímpico de Italo Ferreira