O RETROSPECTO DE ITALO EM MARGARET

Italo Ferreira, Drug Aware Margaret River Pro, Western Australia, WA, Austrália, World Surf League, WSL, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL
Italo Ferreira em sua primeira participação no CT em Margaret River, Austrália. Foto: WSL

Desde que estreou no Championship Tour, em 2015, o atual campeão mundial Italo Ferreira teve quatro participações na etapa disputada em Margaret River, oeste da Austrália. Apesar de ainda não ter feito a final na prova, Italo teve bons momentos tanto no Main Break como em The Box, picos escolhidos para receber a próxima etapa do Circuito Mundial da World Surf League (WSL).

Em 2015, na sua primeira temporada, o potiguar parou no round 3, perdendo para o australiano Josh Kerr em uma bateria apertada. Italo somou a maior nota do confronto (7.83), mas seu adversário levou a melhor por 14.50 a 13.66 pontos.

No ano seguinte, ele teve o seu melhor resultado até hoje na prova, chegando às semifinais e ficando em terceiro lugar.

Na quinta fase, Italo bateu o compatriota Gabriel Medina em uma batalha acirrada que terminou em 15.93 x 13.17.

Italo Ferreira, Drug Aware Margaret River Pro 2016, Western Australia, WA, Austrália, World Surf League, WSL, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL
Em 2016, Italo teve a sua melhor campanha no local até hoje, ficando em terceiro lugar. Foto: WSL

Contra Kolohe Andino, nas quartas, o show foi ainda melhor, com Italo arrancando 8.83 e 9.13 dos juízes para derrotar o norte-americano, que ficou precisando de uma combinação de notas no total de 17.97 pontos.

A semifinal foi contra o havaiano Sebastian Zietz, que estava muito inspirado e acabou passando para a final e levando o título da etapa.

Em 2017, Italo ficou fora do evento devido uma lesão no tornozelo sofrida na etapa de abertura, em Gold Coast.

De volta a Margaret no ano seguinte, desta vez com a lycra amarela de líder do ranking, ele passou pelo compatriota Miguel Pupo no round 2, mas a prova teve de ser paralisada devido a ataques de tubarão em praias próximas. A continuação do evento foi em Uluwatu, na ilha de Bali, Indonésia, onde Italo caiu no round 3 diante de Michael Rodrigues.

Italo Ferreira, Drug Aware Margaret River Pro 2018, Western Australia, WA, Austrália, World Surf League, WSL, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL
Italo Ferreira chegou como líder a Western Australia em 2018, mas a prova foi transferida para Bali devido a ataques de tubarão na região de Margaret. Foto: WSL

No ano de 2019, que marcou a conquista do título mundial de Italo, o potiguar teve boas apresentações em Margaret River, com destaque para a batalha no round 3, que aconteceu nos tubos insanos de The Box. Foi a primeira vez que Italo surfou na bancada e logo em sua primeira onda ele fez um tubo impressionante sem colocar as mãos na prancha.

Como foi a primeira bateria do dia, os juízes deram apenas 8.17, apesar de muitos surfistas comentarem até hoje que valia 10.

Nas oitavas, Italo passou pelo taitiano Michel Bourez, mas acabou caindo diante do havaiano John John Florence nas quartas. Assim como no ano em que Italo perdeu para Zietz, o algoz do brasileiro acabou erguendo a taça em Margaret.

As baterias do Boost Mobile Margaret River Pro já foram divulgadas pela WSL e Italo Ferreira está escalado na sexta bateria contra o local Jack Robinson e um wildcard ainda não definido pela Liga. O atleta será divulgado depois da triagem da etapa, que acontece nesta terça-feira, na Austrália.

O período de espera do evento principal começa no dia 2 e vai até 12 de maio.

As melhores baterias de Italo em Margaret River: