ITALO DÁ SHOW EM NEWCASTLE

Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Dunbar
Italo Ferreira aposta nos aéreos para garantir vaga nas quartas da Newcastle Cup. Foto: WSL / Dunbar

Atual campeão mundial, o brasileiro Italo Ferreira proporcionou um verdadeiro espetáculo ao público nas oitavas de final da Newcastle Cup, etapa do Championship Tour da WSL que acontece em Merewether Beach, Austrália. Ele é um dos cinco brasileiros garantidos entre os 8 nas quartas da etapa. Também seguem na briga Gabriel Medina, Adriano de Souza, Deivid Silva e Filipe Toledo.

Em boas ondas de 1,5 metro de face, Italo somou duas notas excelentes para derrotar o californiano Griffin Colapinto e garantir vaga nas quartas da prova.

Griffin começou na frente com 6.33 em uma direita atacada com um belo tail slide, mas sem outras manobras expressivas na sequência.

Mas Italo não se abalou. Depois de diminuir a diferença com 5.60 em uma onda atacada com uma forte rasgada invertendo a direção da prancha e um floater na junção, o campeão mundial arriscou tudo em um aéreo rodando de backside e arrancou 8.60 pontos dos juízes.

Depois disso, o norte-americano quebrou a prancha ao arriscar um aéreo rodando na junção.

Deivid Silva, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Miers
Deivid Silva encara Italo nas quartas de final. Foto: WSL / Miers

Confiante, o brasileiro esperou no outside e novamente voou de backside para trocar sua segunda melhor nota por 8.33, aumentando ainda mais a vantagem no placar.

Não satisfeito, Italo pegou uma longa direita e manobrou até o inside, aterrissando depois de executar um floater numa junção pesada, já perto da areia. Porém, a nota 6.17 não entrou em seu somatório.

A partir daí, o brasileiro passou a administrar o placar, usando a sua prioridade no momento necessário para impedir uma reação do adversário.

Nas quartas, Italo enfrenta outra pedreira. Ele terá pela frente o compatriota Deivid Silva, que bateu o californiano naturalizado japonês Kanoa Igarashi por um placar apertado: 11.93 a 11.80 pontos.

Gabriel Medina, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Dunbar
Gabriel Medina vence português Frederico Morais em batalha tensa. Foto: WSL / Dunbar

Etapa entra em modo de espera

Ao término das oitavas, a WSL paralisa a prova para aguardar por melhores condições, mas apenas para as quartas da categoria feminina. A próxima chamada acontece 01:45h da madrugada, no horário de Brasília.

Antes de Italo, os brasileiros comemoraram as classificações de Gabriel Medina e Adriano de Souza. Logo no primeiro duelo do dia, Medina derrotou o português Frederico Morais em uma batalha dramática.

Frederico tinha a vantagem na bateria, mas cometeu um erro crucial ao desperdiçar uma prioridade. Medina virou o placar e deixou o português precisando de uma nota fraca, pouco acima de 3.00 pontos.

Novamente Frederico foi infeliz nas tentativas e ainda viu Medina arrepiar uma direita nos instantes finais para cravar 8.50 e carimbar de vez a vitória.

Adriano de Souza, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Dunbar
Adriano de Souza derrota Julian Wilson e pega Medina nas quartas. Foto: WSL / Dunbar

Na sequência, um encontro de dois atletas que já foram campeões em Merewether Beach. Ambos já haviam vencido uma etapa do QS em Merewether. De um lado, Adriano de Souza, campeão em 2008. Do outro, o australiano Julian Wilson, que ergueu a taça no ano passado.

Em um momento ainda difícil do mar, Adriano saiu na frente de Julian com 5.00 pontos. Os dois atletas tiveram enorme dificuldade com as condições do mar e nenhuma nota expressiva foi obtida até a sirene tocar em Newcastle. Melhor para o brasileiro, que totalizou 8.40 pontos, contra 7.10 do adversário.

Próximo adversário de Italo na prova, Deivid Silva travou uma batalha duríssima com Kanoa Igarashi nas oitavas. Uma nota 6.50 de Deivid foi determinante para a vitória do brasileiro, que venceu por uma diferença de apenas 0.13.

Finalizando as oitavas, Filipe Toledo e Yago Dora lutaram pela última vaga na próxima fase em Newcastle. Melhor para Filipinho, autor de 6.90 e 6.17, contra 4.77 e 4.37 do compatriota, que encerra a etapa em nono lugar.

Fiquem ligados em nossas próximas atualizações!

PRÓXIMAS BATERIAS DA RIP CURL NEWCASTLE CUP

QUARTAS DE FINAL DA CATEGORIA MASCULINA

1 Gabriel Medina (BRA) x Adriano de Souza (BRA)
2 Morgan Cibilic (AUS) x Ryan Callinan (AUS)
3 Italo Ferreira (BRA) x Deivid Silva (BRA)
4 Conner Coffin (EUA) x Filipe Toledo (BRA)

SEMIFINAIS DA CATEGORIA FEMININA

1 Isabella Nichols (AUS) x Keely Andrew (AUS)
2 Caroline Marks (EUA) x Carissa Moore (HAV)

Filipe Toledo, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Dunbar
Filipe Toledo leva a melhor em confronto brasileiro com Yago Dora. Foto: WSL / Dunbar