BRAZUCAS EM PESO NO ROUND 3 EM NEWCASTLE

Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Dunbar
Adriano de Souza passa pela segunda fase da etapa em Newcastle. Foto: WSL / Dunbar.

Depois de uma longa espera em Merewether Beach, Austrália, a Rip Curl Newcastle Cup voltou com tudo no sexto dia da janela de espera, com a World Surf League colocando na água duas fases da categoria feminina e uma masculina. Dois brasileiros entraram em ação na segunda fase, mas apenas Adriano de Souza seguiu adiante. No último confronto entre os homens, Jadson André deu adeus à competição e o Brasil vai para o round 3 com 10 dos seus 11 representantes na elite mundial.

Em ondas na faixa de 1,5 metro de face e formação regular, o dia começou com duas baterias da segunda fase feminina. Na sequência, os homens entraram em ação e Adriano de Souza travou uma dura batalha com os australianos Owen Wright e Matt Banting, mas conseguiu seguir adiante com notas 6.33 e 7.33. Por apenas 11 centésimos de vantagem, Owen garantiu a primeira posição, enquanto Banting foi eliminado.

“Estou muito feliz em estar aqui em Newcastle, um lugar onde eu já venci. Meu maior objetivo era surfar da melhor forma possível e, quando não consigo, eu fico muito bravo”, disse Adriano de Souza. “Acho que nessa bateria eu consegui mostrar o meu melhor e por isso fico muito empolgado. Meu objetivo mesmo é fazer o meu melhor, independente do resultado. Nesse campeonato, consegui trazer um pouco desse espírito nesse rounde 2 e espero que no próximo os meus santos protetores possam me trazer boas ondas como eu gosto”.

Na segunda bateria, três australianos brigaram por duas vagas e Julian Wilson comandou a dobradinha com Jack Robinson, deixando para trás Mikey Wright.

Jadson André, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Miers
Jadson André está fora da etapa australiana em Newcastle. Foto: WSL / Miers

O terceiro duelo foi dominado pelo polinésio Michel Bourez, que representa a França. Em segundo ficou o australiano Connor O´Leary, seguido pelo novato sul-africano Matthew McGillivray.

Finalizando a segunda fase masculina, Jadson André lutou muito pela classificação, mas terminou em terceiro lugar num duelo marcado pela belíssima apresentação do italiano Leo Fioravanti, que arrancou dos juízes a maior nota em Newcastle até o momento, 9.00 pontos. O californiano Conner Coffin levou a melhor na briga pela segunda vaga, eliminado Jadson.

Recordista da Newcastle Cup

Fioravanti também estabeleceu o maior somatório da prova, totalizando 15.67 pontos em 20 possíveis.

“Estou me sentindo muito bem agora, porque as ondas estavam muito difíceis na primeira fase”, disse Leonardo Fioravanti. “Eu acho que estou surfando bem, mas fiz escolhas horrorosas naquela bateria. Nessa, só queria escolher ondas melhores, então estou muito satisfeito por ter conseguido mostrar o meu surfe. O engraçado é que eu ia usar uma prancha Sharp Eye, mas um moleque bateu em mim e arrancou minha quilha. Parece que foi praga (risos). Aí troquei por outra que funcionou muito bem na bateria, então foi bom até”.

A próxima chamada da WSL para a terceira fase masculina e para as quartas de final das mulheres será às 6h45 da quarta-feira na Austrália, 17h45 desta terça-feira no horário de Brasília.

Round 3

1 Gabriel Medina (BRA) x Connor O´Leary (AUS)
2 Frederico Morais (POR) x Adrian Buchan (AUS)
3 Jeremy Flores (FRA) x Adriano de Souza (BRA)
4 Julian Wilson (AUS) x Jack Robinson (AUS)
5 John John Florence (HAV) x Morgan Cibilic (AUS)
6 Seth Moniz (HAV) x Wade Carmichael (AUS)
7 Ryan Callinan (AUS) x Crosby Colapinto (EUA)
8 Owen Wright (AUS) x Miguel Pupo (BRA)
9 Italo Ferreira (BRA) x Jackson Baker (AUS)
10 Michel Bourez (FRA) x Griffin Colapinto (EUA)
11 Kanoa Igarashi (JAP) x Ethan Ewing (AUS)
12 Caio Ibelli (BRA) x Deivid Silva (BRA)
13 Jordy Smith (AFR) x Alex Ribeiro (BRA)
14 Peterson Crisanto (BRA) x Conner Coffin (EUA)
15 Jack Freestone (AUS) x Yago Dora (BRA)
16 Filipe Toledo (BRA) x Leo Fioravanti (ITA)

Veja a maior nota da competição até o momento: