A VOLATILIDADE DOS CABEÇAS DE CHAVE DA WSL

Italo Ferreira, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL
Italo Ferreira chegou a Newcastle como cabeça de chave número 1 da WSL e manteve a condição depois da estreia vitoriosa na primeira fase. Foto: WSL

A segunda fase da Rip Curl Newcastle Cup ainda não foi disputada, mas já temos uma bateria definida no round 3 da etapa australiana do Tour, que acontece em Merewether Beach, de acordo com a regras dos cabeças de chave da WSL. Atual campeão mundial, Italo Ferreira está escalado no nono confronto contra o wildcard australiano Jackson Baker.

Isso acontece porque Italo ainda é o cabeça de chave número 1 da World Surf League – embora o havaiano John John Florence seja o líder da temporada com a vitória na etapa de abertura, disputada em dezembro do ano passado, em Pipeline, no Havaí. E o próximo adversário do brasileiro, Jackson Baker, entrou em Newcastle com o pior seeding (36º).

Eles já se enfrentaram na bateria de estreia em Newcastle. Como Italo avançou em primeiro e Baker ficou em segundo, o campeão mundial manteve a sua condição de cabeça de chave número 1 no round 3, enquanto o australiano não conseguiu melhorar sua situação, já que a WSL contempla apenas os surfistas que estreiam com vitória em cada etapa.

Jackson Baker, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Miers
Como não venceu na estreia, Jackson Baker segue como último cabeça de chave no round 3 e vai encarar Italo. Foto: WSL / Miers

Como a WSL define os cabeças de chave (seed)

De 2019 pra cá, a Liga passou a dividir os Tops da elite mundial em quatro tiers (grupos). O primeiro é composto pelos quatro melhores cabeças de chave. No segundo estão os surfistas que vão do 5º ao 12º. Em seguida, os atletas do 13º ao 24º. Por fim, os cabeças de chave do 25º ao 36º lugares.

Para quem não sabe, os cabeças de chave não são definidos apenas pelo ranking atual. A pontuação do ano anterior também conta, principalmente nas primeiras etapas do circuito.

Para formar as baterias da primeira etapa, a WSL se baseia 100% no ranking da temporada anterior. A partir da segunda etapa do Circuito, a Liga faz uma mescla do ranking atual com o antigo. Cada Top tem 20% da pontuação anterior deduzida a cada evento disputado. Por outro lado, passa a computar também a pontuação da temporada atual.

A cada etapa disputada na temporada, o ranking atual vai ganhando um peso maior para a definição dos cabeças de chave, enquanto o da temporada passada diminui. Ao término da quinta etapa, os cabeças de chave já terão 100% da pontuação do ano anterior deduzidos, passando a computar apenas os pontos da temporada atual da sexta etapa em diante.

John John Florence, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Cait
John John Florence entrou como cabeça de chave número 4 na etapa, mas pulou para Top 2 porque venceu na estreia e dois atletas do seu grupo avançaram em segundo. Foto: WSL / Cait

Vamos citar Italo Ferreira como exemplo. Quando foi campeão mundial, em 2019, ele terminou o ano com 59.740 pontos. Foi essa pontuação que a WSL utilizou para definir os cabeças de chave da primeira etapa desta temporada, em Pipeline.

Em Pipe, Italo foi o terceiro, obtendo 6.085 pontos, enquanto o havaiano John John Florence foi o campeão e recebeu 10.000 pontos. Agora, para a etapa de Newcastle, a Liga deduziu 16,67% da pontuação dos dois atletas em 2019 e acrescentou os pontos da primeira etapa, em Pipeline.

Italo seguiu como cabeça de chave número 1, agora com 53.877 pontos. John John, que terminou o ano de 2019 com 37.700, saltou de sétimo para quarto cabeça de chave com 40.160.

O segundo cabeça de chave na Austrália é Gabriel Medina, com 52.980. Já o terceiro é o sul-africano Jordy Smith, também mantendo a posição de 2019.

Gabriel Medina, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Miers
Gabriel Medina caiu de segundo para terceiro cabeça de chave da Newcastle Cup depois da estreia. Foto: WSL / Miers

Valorização da vitória no round 1

A volatilidade dos cabeças de chave foi uma forma que a WSL encontrou de premiar a temporada atual dos atletas. Outra medida adotada pela Liga foi evitar que os surfistas com ótima performance na primeira fase de cada etapa, mas com pontuação desfavorável na lista dos cabeças de chave, obrigatoriamente enfrentassem cabeças de chave mais fortes na terceira fase.

Por muitas vezes, isso fazia um campeão do mundo encontrar um wildcard com grande potencial logo na terceira fase, tirando prematuramente do evento um surfista que poderia gerar grande entretenimento ao público no decorrer da competição (o campeão ou o convidado).

Foi daí que veio a ideia de dividir os Tops em quatro grupos, podendo ser ultrapassados apenas por competidores dentro do seu próprio grupo ao término das duas primeiras fases.

Crosby Colapinto, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Miers
Como passou em primeiro na estreia, Crosby Colapinto saiu do caminho dos principais cabeças de chave no round 3. Foto: WSL / Miers

Em Newcastle, o grupo 1 é composto por Italo Ferreira (1º), Gabriel Medina (2º), Jordy Smith (3º) e John John Florence (4º). Italo e John John Florence venceram na estreia, enquanto Medina e Jordy avançaram em segundo lugar. Com isso, Italo preservou a sua condição de cabeça de chave número 1 e John John passa a ser o cabeça de chave número 2 na terceira fase, seguido por Medina (3º) e Jordy (4º).

Os últimos cabeças de chave na primeira fase eram Mikey Wright (33º), Matt Banting (34º), Crosby Colapinto (35º) e Jackson Baker (36º). Dentre eles, apenas Crosby venceu na estreia, levando o convidado norte-americano a subir diversas posições dentro do seu grupo, que vai do 25º ao 36º.

Baker avançou em segundo e segue como último cabeça de chave, o que coloca o australiano frente a frente com o atual campeão do mundo Italo Ferreira.

Matt Banting, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Dunbar
Se passar pela repescagem, Matt Banting cai com John John Florence. Foto: WSL / Dunbar

Banting e Mikey disputarão a repescagem. Se os dois avançarem, Banting terá pela frente John John Florence e Mikey será o adversário de Gabriel Medina. Se apenas um dos dois seguir adiante, o classificado cai com Florence e o próximo oponente de Medina será o australiano Morgan Cibilic (quinto pior seeding), que passou em segundo lugar na bateria de estreia.

Caso os dois percam, John John Florence encara Cibilic e Medina pega Connor O´Leary (AUS), que está na repescagem, ou Alex Ribeiro (BRA), já garantido no round 3.

Vale ressaltar que, como quatro surfistas serão eliminados depois do round 2, a lista de cabeças de chave no round 3 passa a contar com 32 atletas. Jackson Baker, por exemplo, que é o último cabeça de chave, fica com o seeding de número 32, e por aí vai.

Adversários dos 3 melhores cabeças de chave da Newcastle Cup no round 3:

Bateria 1 Gabriel Medina (BRA) x Mikey Wright (AUS), Morgan Cibilic (AUS), Connor O´Leary (AUS) ou Alex Ribeiro (BRA)
Bateria 5 John John Florence (HAV) x Matt Banting (AUS), Mikey Wright (AUS) ou Morgan Cibilic (AUS)
Bateria 9 Italo Ferreira (BRA) x Jackson Baker (AUS)