A PILHA DOS BRASILEIROS EM MEREWETHER

Italo Ferreira, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: Natalie Meredith / Nat Sports Media
Italo Ferreira atingiu a impressionante marca de 17 ondas surfadas nos 30 minutos de bateria. Foto: Natalie Meredith / Nat Sports Media

O round 1 da Rip Curl Newcastle Cup contou com ondas pequenas e formação regular em Merewether Beach, Austrália, criando uma dúvida na cabeça de muitos atletas: esperar pelas séries ou investir na maior quantidade possível? Dos 36 participantes da prova, os cinco mais “elétricos” na água foram os brasileiros. O atual campeão mundial Italo Ferreira liderou o ranking com impressionantes 17 ondas surfadas em sua bateria.

A extensa bancada também permitiu que os Tops da elite mundial pudessem se posicionar em diferentes lugares no pico, apesar de a maioria apostar nas direitas atrás da bancada de pedras.

Já Italo, por exemplo, optou pelas esquerdas mais curtas e mais rápidas, enquanto seus adversários – os australianos Jackson Baker e Jack Robinson – ficaram nas direitas, que ofereciam paredes mais extensas, mas demoravam para entrar e não apresentavam a mesma força que as valas escolhidas pelo brasileiro.

Surfando muitas ondas sem parar, o campeão do mundo abriu boa vantagem no placar, mas teve dificuldade para ampliar ainda mais seu somatório. Na primeira parte da bateria, ele tinha 5.33 e 6.50 em suas melhores ondas. Lutando muito nas difíceis condições do mar, ele só conseguiu descartar a nota 5.33 em suas últimas ondas, quando fez 5.37 e melhorou a pontuação com 5.73 na onda final, a sua 17a na bateria.

Miguel Pupo, Rip Curl Newcastle Cup 2021, Merewether Beach, Austrália. Foto: WSL / Dunbar
Miguel Pupo foi o brasileiro que menos pegou ondas em sua bateria, mas também fez o suficiente para se classificar ao round 3. Foto: WSL / Dunbar

O grupo dos Top 5 dos mais “pilhados” na água foi completado por Gabriel Medina, Jadson André, Peterson Crisanto e Yago Dora. Medina e Jadson surfaram 12 ondas cada, enquanto Petersinho e Yago investiram em 11. Dentre eles, somente Jadson não conseguiu avançar direto ao round 3.

Apenas um estrangeiro atingiu a marca das 10 ondas: o australiano Wade Carmichael. Já o mais cirúrgico de todos foi o local Ryan Callinan. Ele dropou apenas quatro ondas e fez o maior somatório do dia (15.26 pontos nas duas melhores).

O brasileiro que menos pegou ondas foi Miguel Pupo, com cinco na sua bateria, que, assim como a de Callinan, aconteceu na maré mais cheia.

Miguel é um dos 9 brasileiros já garantidos no round 3, ao lado de Italo, Medina, Peterson, Yago, Caio Ibelli, Deivid Silva, Filipe Toledo, Alex Ribeiro. Já Adriano de Souza e Jadson André disputam o round 2 da prova.

Próxima chamada

Com as ondas diminuindo ainda mais em Merewether, a World Surf League deu três dias de folga aos Tops. A próxima chamada está marcada para as 18:15h deste domingo, no horário de Brasília.

A competição está sendo transmitida ao vivo também em nosso site IF15. Fiquem ligados em nossa cobertura do Circuito Mundial!

Tops com o maior número de ondas surfadas no round 1 em Merewether

1 Italo Ferreira (BRA) – 17 ondas surfadas
2 Gabriel Medina (BRA) – 12
2 Jadson André (BRA) – 12
4 Peterson Crisanto (BRA) – 11
4 Yago Dora (BRA) – 11
6 Wade Carmichael (AUS) – 10

Outros brasileiros

Deivid Silva – 9
Filipe Toledo – 8
Adriano de Souza – 7
Alex Ribeiro – 6
Caio Ibelli – 6
Miguel Pupo – 5