RABEADA COM AVAL DE LOCAL

Italo Ferreira, North Narrabeen, Sydney, NSW, Austrália. Foto: @ianbirdphoto
Com permissão do respeitado local Matt Grainger, Italo Ferreira manda alley-oop insano em Narrabeen. Foto: @ianbirdphoto

No início desta semana, uma bela imagem do campeão mundial Italo Ferreira em North Narrabeen rodou as redes sociais. A foto exibia Italo em um alley-oop insano, com um free surfer mais atrás, meio à espuma da onda. Teria Italo rabeado um local? Sim, mas foi com a permissão dele. Tratava-se de Matt Grainger, proprietário da Manly Surf School, que está hospedando o número 1 do mundo em sua residência.

“Nós checamos a bancada e ele nem ia surfar, e então ele viu e ficou muito animado, aí corremos de volta, passamos parafina em todas as pranchas com sua equipe e fomos surfar”, contou Grainger para a WSL. “Eu só estava dizendo, ei, esses são os picos onde você pode decolar, só para mostrar um pouco as coisas a ele. Aí veio aquela onda… Eu estava lá dentro, estava indo e o vi – eu vi os seus olhos – e disse: ‘Vá! Vá! Vá!´. E então ele lançou aquele alley-oop louco. Foi sinistro”, continua o australiano.

Matt Grainger é um instrutor altamente respeitado que cresceu nas Northern Beaches e está sempre em busca das ondas em toda a parte da península. O profundo conhecimento do local pode ser muito favorável para Italo buscar outro excelente resultado na elite mundial e tentar manter a lycra amarela.

“Ele está muito feliz, está tentando encontrar uma esquerda de alta performance há muito tempo e agora há uma. Ele está super empolgado”, continuou Grainger.

Janela de espera

O prazo para início da competição começa nesta sexta-feira na Austrália (noite de quinta no Brasil) e uma ondulação mediana de sul / sudoeste pode encostar no primeiro dia da janela de espera do Rip Curl Narrabeen Classic. A previsão das ondas aponta condições bem pequenas pela manhã, com vento sudoeste (direção favorável), ficando maior à tarde, mas com formação prejudicada pela virada dos ventos para sul / sudeste.

No sábado, as condições devem ganhar mais pressão no decorrer do dia, com a ondulação ficando mais de sul e as séries chegando aos 2,5 metros de face. Os ventos variam entre maral e lateral, com intensidade moderada pela manhã e mais leve à tarde.

Outra ondulação de sul deve ser reforçada no domingo, mantendo a pressão durante boa parte do dia, diminuindo um pouco apenas no período da tarde. O vento terral é esperado durante a manhã, virando para um leve maral à tarde.

Na segunda, o swell diminui ainda mais, porém, com o vento terral deve fazer com que as condições fiquem ainda mais limpas.

A previsão oficial do Narrabeen Classic monitora também algumas ondulações promissoras de sul que podem quebrar entre os dias 21 e 23 da janela de espera, que vai até 26 na costa australiana.

Confrontos definidos

As baterias da primeira fase já foram divulgadas pela World Surf League (WSL). Atual campeão do mundo e novo líder da temporada, Italo Ferreira estreia na sexta bateria e terá pela frente o tricampeão Mick Fanning, que disputa a etapa como convidado, além de outro australiano, Morgan Cibilic, que chega embalado pela excelente terceira posição obtida em Merewether Beach.

Além de Fanning, entram como convidados pela WSL os australianos Reef Heazlewood, Dylan Moffat e Mikey Wright.

As ausências novamente são os norte-americanos Kelly Slater e Kolohe Andino. Kolohe sofreu uma lesão no tornozelo, enquanto Slater optou por não viajar para a Austrália até o momento.