ITALO FERREIRA É TERCEIRO EM PENICHE

Italo Ferreira, MEO Pro Portugal 2022, Praia de Supertubos, Peniche, Portugal, Circuito Mundial de Surf, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Thiago Diz
Italo Ferreira é terceiro colocado em Peniche. Foto: WSL / Thiago Diz

Bicampeão do MEO Pro Portugal, Italo Ferreira foi superado pelo compatriota Filipe Toledo em uma batalha dramática na praia de Supertubos, terminando em terceiro lugar na etapa. Na decisão, Filipe encara o californiano Griffin Colapinto.

A bateria já começou com Italo apostando em uma esquerda, sem muito sucesso, e mandando um full rotation de backside logo na sequência que rendeu 8.83 pontos. Na aterrissagem, a prancha acabou trincando e ele teve que pegar outro equipamento.

Nos minutos seguintes, os dois atletas tiveram dificuldade para completar suas manobras. Filipe reagiu com um aéreo rodando de backside, mas caiu ao tentar atacar a junção e recebeu 6.17.

Já na reta final da bateria, Filipe conseguiu a virada com um aéreo rodando de frontside e uma batida na junção, recebendo 7.50 dos juízes.

Os minutos finais foram dramáticos. Filipe usou a prioridade e caiu na primeira onda. Logo atrás, Italo tentou um aéreo full rotation e também não conseguiu completar a manobra.

Filipe recuperou a prioridade e marcou de perto o adversário até o encerramento da bateria, já que o bicampeão do evento precisava de apenas 4.84 para retomar a liderança.

Filipe Toledo, MEO Pro Portugal 2022, Praia de Supertubos, Peniche, Portugal, Circuito Mundial de Surf, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Thiago Diz
Filipe Toledo garante vaga na final. Foto: WSL / Thiago Diz

Na finalíssima, ele duela com Griffin Colapinto, autor da primeira nota 10 da temporada da WSL com um aéreo full rotation de backside no último domingo. Nesta segunda, Griffin passou pelo havaiano John John Florence.

Quem também representa o Brasil na final em Portugal é Tatiana Weston-Webb. A brasileira criada no Havaí derrotou a havaiana Carissa Moore em uma batalha acirrada que terminou com o placar de 10.76 a 10.17 pontos.

Na grande decisão, Tati encara a californiana Lakey Peterson, que bateu a australiana Stephanie Gilmore por 12.34 a 12.00 pontos.

A próxima etapa marca o retorno do tradicional Rip Curl Pro Bells Beach, nos dias 10 a 20 de abril, na Austrália.

Semifinais masculinas

1 Filipe Toledo (Bra) 13.67 x 12.66 Italo Ferreira (Bra)
2 Griffin Colapinto (EUA) 13.76 x 10.50 John John Florence (Haw)

Semifinais femininas

1 Lakey Peterson (EUA) 12.34 x 12.00 Stephanie Gilmore (Aus)
2 Tatiana Weston-Webb (Bra) 10.76 x 10.17 Carissa Moore (EUA)

Galeria de campeões da etapa portuguesa do Tour

2009 – Mick Fanning (AUS)
2010 – Kelly Slater (EUA) / Carissa Moore (HAW)
2011 – Adriano de Souza (BRA)
2012 – Julian Wilson (AUS)
2013 – Kai Otton (AUS)
2014 – Mick Fanning (AUS)
2015 – Filipe Toledo (BRA)
2016 – John John John Florence (HAW)
2017 – Gabriel Medina (BRA)
2018 – Italo Ferreira (BRA)
2019 – Italo Ferreira (BRA) / Carol Marks (EUA)

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Leia também:

Kelly Slater vence aos 49 anos em Pipeline

COI aprova o surf em Los Angeles 2028

Barron Mamiya lidera o ranking mundial