ITALO FERREIRA DERROTA JORDY SMITH NAS QUARTAS EM PORTUGAL

Italo Ferreira, MEO Pro Portugal 2022, Praia de Supertubos, Peniche, Portugal, Circuito Mundial de Surf, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Thiago Diz
Italo Ferreira garante vaga nas semifinais do MEO Pro Portugal. Foto: WSL / Thiago Diz

O sonho do tricampeonato do MEO Pro Portugal continua firme e forte para o brasileiro Italo Ferreira. Neste domingo, depois de superar o compatriota Miguel Pupo nas oitavas, ele voltou a vencer o sul-africano Jordy Smith na revanche entre os dois finalistas da prova lusitana em 2019.

Italo e Jordy são os três maiores finalistas da história da etapa em Portugal, com três pódios cada. Os dois chegaram a disputar a decisão da etapa em 2019, com o brasileiro levando a melhor em um show marcado até por uma nota 10.

A bateria começou com Jordy abrindo vantagem com 4.50 em uma direita e 5.00 em uma esquerda.

Já Italo, que esperou por mais tempo, caiu em sua primeira onda e fez 4.70 na segunda tentativa, de backside.

Quanto Jordy estava com a prioridade, Italo apostou em uma esquerda e levantou a torcida na praia com um aéreo com rotação completa e uma batida na junção, somando 7.67 pontos.

Precisando de 7.38, o sul-africano tentou a virada em uma esquerda e diminuiu a vantagem de Italo com 6.33, passando a buscar 6.05.

Italo Ferreira, MEO Pro Portugal 2022, Praia de Supertubos, Peniche, Portugal, Circuito Mundial de Surf, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Thiago Diz
Italo Ferreira tem três finais e duas vitórias em Peniche na carreira. Foto: WSL / Thiago Diz

O tempo foi passando e Italo Ferreira tentou ampliar o placar com outro aéreo full rotation em uma parte mais crítica da onda, mas não foi feliz na aterrissagem.

Não demorou muito para o brasileiro pegar outra onda, mandar uma rasgada, um aéreo rodando e uma batida na junção, colocando 7.00 pontos em seu somatório e deixando Jordy a 8.34 da virada.

Nos minutos finais, Italo passou a vigiar seu adversário. O sul-africano lutou para recuperar a prioridade e poder escolher uma onda com grande potencial, mas só conseguiu pegar uma fraca nos segundos finais.

Agora, Italo Ferreira terá pela frente o compatriota Filipe Toledo, com quem também já disputou uma final em Supertubos. Foi o primeiro pódio de Italo no Tour, logo em seu ano de estreia, em 2015. Na ocasião, Filipe levou a melhor em uma batalha espetacular que terminou com o placar 17.83 a 17.13, com direito a uma nota 10 dele e um 9.93 de Italo.

A próxima chamada acontece nesta segunda-feira, às 3:50h no horário de Brasília, para tentativa de início às 4:02h.

Filipe Toledo, MEO Pro Portugal 2022, Praia de Supertubos, Peniche, Portugal, Circuito Mundial de Surf, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Damien Poullenot
Filipe Toledo é o próximo oponente de Italo na competição. Foto: WSL / Damien Poullenot

A ondulação deve seguir perdendo força na segunda-feira, ainda com ventos favoráveis, voltando a ganhar pressão na terça, com possibilidade de ondas até 2 metros de face pela manhã, subindo para até 2,5 metros de face à tarde. Porém, o vento maral e a chuva podem prejudicar bastante a formação das ondas.

A quarta-feira e a quinta-feira podem ter cenário parecido, com ondas um pouco maiores e bastante mexidas. A WSL monitora também um swell muito sólido previsto para bombar entre sexta e domingo, mas o vento maral também pode influenciar as condições do mar.

A janela de espera vai até 13 de março. Fiquem ligados em nossas próximas atualizações.

Veja como foi a bateria entre Italo Ferreira e Jordy Smith nas quartas

 

Semifinais masculinas

1 Italo Ferreira (Bra) x Filipe Toledo (Bra)
2 John John Florence (Haw) x Griffin Colapinto (EUA)

Semifinais femininas

1 Stephanie Gilmore (Aus) x Lakey Peterson (EUA)
2 Carissa Moore (EUA) x Tatiana Weston-Webb (Bra)

Galeria de campeões da etapa portuguesa do Tour

2009 – Mick Fanning (AUS)
2010 – Kelly Slater (EUA) / Carissa Moore (HAW)
2011 – Adriano de Souza (BRA)
2012 – Julian Wilson (AUS)
2013 – Kai Otton (AUS)
2014 – Mick Fanning (AUS)
2015 – Filipe Toledo (BRA)
2016 – John John John Florence (HAW)
2017 – Gabriel Medina (BRA)
2018 – Italo Ferreira (BRA)
2019 – Italo Ferreira (BRA) / Carol Marks (EUA)

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Leia também:

Kelly Slater vence aos 49 anos em Pipeline

COI aprova o surf em Los Angeles 2028

Barron Mamiya lidera o ranking mundial