FIQUE POR DENTRO DO CHALLENGER SERIES

Huntington Beach, Califórnia (EUA), WSL, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL / Divulgação
Huntington Beach recebe o Challenger Series da WSL em setembro. Foto: WSL / Divulgação

Com 12 vagas em jogo para a categoria masculina e seis para a feminina, o Challenger Series da World Surf League (WSL) está programado para começar em setembro, em Huntington Beach, Califórnia (EUA). Válido como a nova divisão de acesso do Circuito Mundial, o “CS” terá quatro eventos no segundo semestre.

Ao todo, serão computados três dos melhores resultados de cada atleta no ranking. O campeão de cada etapa recebe 10.000 pontos. Além disso, excepcionalmente esse ano, cada atleta irá registrar também a maior pontuação conseguida nas etapas do WSL Qualifying Series de 2020, devido ao cancelamento do Circuito Mundial por causa da pandemia do Covid-19 no mês de março.

O circuito será disputado por Tops do Championship Tour, atletas classificados pelos rankings regionais da Liga e alguns convidados.

Recentemente, a América do Sul fechou a sua lista de 10 homens e 5 mulheres no Qualifying Series regional. Os brasileiros garantidos no Challenger pelo QS são Wiggolly Dantas, Ian Gouveia, Thiago Camarão, João Chianca, Weslley Dantas, Edgard Groggia, Samuel Pupo e Rafael Teixeira. Completam a lista o peruano Alonso Correa e o uruguaio Marco Giorgi, surfista radicado há muitos anos no Brasil.

Entre as mulheres, estão garantidas Daniella Rosas e Sol Aguirre, do Peru, a brasileira Silvana Lima, a argentina Josefina Ané e a equatoriana Dominic Barona.

Devido à menor quantidade de representantes na categoria feminina na elite mundial, a América do Sul ficou com uma vaga a menos no Challenger para as mulheres. Os principais circuitos regionais masculinos também têm 10 vagas para os homens, mas a América do Norte, Europa e Austrália têm 8 classificadas.

Já o Havaí – cujo ranking é independente da América do Norte – conta com 7 vagas masculinas e 6 femininas, a Ásia tem 6 masculina e 6 femininas, e a África ficou com cinco vagas para os homens e três para as mulheres.

Hossegor, França, WSL, Circuito Mundial de Surf. Foto: WSL / Poullenot
Hossegor, na França, sedia uma das etapas do Circuito. Foto: WSL / Poullenot

Calendário do Challenger Series

O circuito vai pegar fogo a partir de setembro, logo depois das finais do Championship Tour em Trestles, Califórnia. A competição em Huntington Beach terá no início no dia 20 e irá até 26.

Em outubro, será a vez da Europa. De 2 a 10, os atletas competem na praia de Ribeira D´Ilhas, em Ericeira, Portugal. Já entre os dias 16 e 24, as ondas de Hossegor, na França, fecham a perna europeia.

A decisão será em Haleiwa, Havaí, de 25 de novembro a 7 de dezembro.

Formato

Cada etapa do Challenger Series será disputada por 96 surfistas na categoria masculina e 64 na feminina. Os 34 tops do CT 2021 e as 17 tops da elite feminina têm participação garantida. Mais 58 homens e 44 mulheres são indicados pelos sete escritórios regionais da WSL no mundo. Além deles, também terão a chance de brigar por vagas no CT, dois surfistas e duas surfistas do Mundial Pro Junior, um deles o atual campeão, o brasileiro Lucas Vicente, com a WSL completando a lista com dois convidados para a categoria masculina e uma para a feminina. Qualquer vaga não utilizada por atletas do CT será preenchida por convidados da WSL.

Em todos os eventos do Challenger, à exceção do Havaí, 96 atletas na categoria masculina serão distribuídos em 24 baterias na primeira fase. Em seguida, 48 surfistas disputam 12 baterias. Os 24 classificados serão distribuídos em 8 baterias com três atletas cada. A partir do round seguinte (oitavas de final), os confrontos serão no formato homem a homem.

Já a categoria feminina terá início com o round das 64. As baterias no formato mulher a mulher serão apenas a partir das quartas de final.

Veja o ranking do Challenger Series

Masculino

1 Leonardo Fioravanti (ITA) 10.000
2 Matt Banting (AUS) 8.000
3 Ethan Ewing (AUS) 6.500
3 Michael Dunphy (EUA) 6.500
5 Liam O´Brien (AUS) 5.000
5 Jack Robinson (AUS) 5.000
5 Jadson André (BRA) 5.000
5 Ryan Callinan (AUS) 5.000
9 Thiago Camarão (BRA) 3.500
9 Vasco Ribeiro (POR) 3.500
9 Imaikalani deVault (HAV) 3.500
9 Shun Murakami (JAP) 3.500
9 Jacob Willcox (AUS) 3.500
9 Jorgann Couzinet (FRA) 3.500
9 Reef Heazlewood (AUS) 3.500

Feminino

1 Carissa Moore (HAV) 10.000
2 Tyler Wright (AUS) 8.000
3 Brisa Hennessy (CRI) 6.500
3 Leticia Canales Bilbao (ESP) 6.500
5 Kirra Pinkerton (EUA) 5.000
5 Gabriela Bryan (HAV) 5.000
5 Molly Picklum (AUS) 5.000
5 Bronte Macaulay (AUS) 5.000

Calendário do Challenger Series 2021*

– US Open of Surfing em Huntington Beach, California, EUA
20 a 26 de setembro
– MEO Pro Ericeira em Ericeira, Portugal
2 a 10 de outubro
– Quiksilver/ROXY Pro France em Capbreton/Hossegor/Seignosse, Landes
16 a 24 de outubro
– Haleiwa Challenger em Haleiwa Beach, Havaí, EUA
25 de novembro a 7 de dezembro

*Todos os eventos e datas do Tour estão sujeitos a alterações, devido às possíveis restrições relacionadas ao COVID-19, incluindo para viagens internacionais.