EQUADOR DECIDE CLASSIFICADOS PARA O CS

Montañita, no Equador, vai sediar a primeira das duas etapas do Equador. Foto: Israel Barona
Montañita, no Equador, vai sediar a primeira das duas etapas do Equador. Foto: Israel Barona

Anunciado no fim de 2019, o Challenger Series da World Surf League (WSL) finalmente caminha para ser inaugurado. Os eventos distribuirão 10.000 pontos e vão determinar os novos integrantes da elite mundial na próxima temporada. Apenas os Tops do Championship Tour, os atletas classificados pelos rankings regionais da Liga e alguns convidados poderão disputar as competições.

Devido à pandemia, poucos países têm promovido os eventos classificatórios e quem quiser representar a América do Sul – se não for Top – terá o desafio de viajar ao Equador no próximo mês de junho para brigar por uma vaga.

Serão dois eventos de 1.000 pontos – o primeiro em Montañita, de 16 a 20 de junho, e o segundo em Salinas, de 23 a 27 do mesmo mês. Os 10 melhores colocados no ranking sul-americano masculino e as cinco melhores no feminino poderão disputar os Challenger Series a partir de agosto.

A primeira etapa do CS está prevista para acontecer em Huntington Beach, Califórnia (EUA), de 2 a 8 de agosto.

Em setembro, o circuito deve passar pela Europa, mais precisamente por Ericeira, Portugal (20 a 26), e Hossegor, França (27/9 a 3/10).

Adrian Dapelo voando nas esquerdas da Playa de la FAE, em Salinas, Equador. Foto: Christian de Bruin)
Adrian Dapelo voando nas esquerdas da Playa de la FAE, em Salinas. Foto: Christian de Bruin

Mais dois eventos estão agendados para o mês de novembro, no Havaí: Haleiwa (13 a 24) e Sunset Beach (25/11 a 7/12).

Ao término da temporada, os 12 melhores do Challenger Series masculino e as 6 melhores do feminino estarão classificadas para o Championship Tour 2022. Caso algum atleta classificado já esteja entre os 20 melhores do ranking da elite mundial masculina, ou entre as 9 da elite feminina, sua vaga será destinada a algum convidado escolhido pela WSL.

Para ver a lista de inscritos no QS 1.000 masculino em Montañita, clique aqui.

Para ver a lista de inscritos no QS 1.000 feminino em Montãnita, clique aqui.