CONHEÇA OS SURFISTAS CLASSIFICADOS AO ROUND 3 EM PENICHE

Samuel e Miguel Pupo, MEO Pro Portugal 2022, Praia de Supertubos, Peniche, Portugal, Circuito Mundial de Surf, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Thiago Diz
Irmãos Samuel e Miguel Pupo se enfrentam no round 3 em Peniche. Foto: WSL / Thiago Diz

A expectativa era de uma maratona de baterias nesta sexta-feira, em Peniche, Portugal, mas as condições irregulares do mar na praia de Supertubos levaram a World Surf League (WSL) a desistir de colocar o round 3 na água, promovendo apenas o round 1 e as baterias da repescagem. Todos os confrontos do round 3 já estão definidos, e a grande novidade é a bateria entre os irmãos Miguel e Samuel Pupo, que pela primeira vez vão se enfrentar na divisão de elite do surf mundial.

Destaque também para a belíssima apresentação do havaiano John John Florence, arrancando notas 9.07 e 8.50 dos juízes em suas duas melhores ondas e ultrapassando Italo Ferreira no topo da lista de maiores pontuadores da etapa, com 17.57 pontos em 20 possíveis.

Outro que fez bonito foi o brasileiro João Chianca, com notas 6.17 e 8.00 na vitória contra o australiano Jack Robinson e o italiano Leo Fioravanti.

Na repescagem, o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater deu a volta por cima com uma boa atuação. Quem também jogou duro foi o californiano Kolohe Andino, autor de 14.60 pontos.

Sete dos oito brasileiros inscritos na competição estão classificados ao round 3. Italo Ferreira, Samuel Pupo, Jadson André, Filipe Toledo, Miguel Pupo, Caio Ibelli e João Chianca avançaram direto da primeira fase. A única baixa foi Deivid Silva, eliminado na repescagem.

Destaque na abertura da prova, o campeão olímpico Italo Ferreira está escalado logo na primeira bateria do round 3 e terá pela frente o estreante Imaikalani deVault. O havaiano também fez uma boa apresentação na praia de Supertubos, somando 6.40 e 7.33 na bateria vencida pelo brazuca Samuel Pupo, deixando para trás Kelly Slater.

Filipe Toledo, MEO Pro Portugal 2022, Praia de Supertubos, Peniche, Portugal, Circuito Mundial de Surf, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Poullenot
Filipe Toledo é um dos brasileiros no round 3. Foto: WSL / Poullenot

Próxima chamada

A próxima chamada está marcada para as 4:20h deste sábado, no horário de Brasília. Os ventos têm influenciado bastante na janela de espera em Peniche, e no sábado não será diferente. A previsão é de ondas na faixa de 2 a 3,30 metros de face ao longo do dia, quebrando com mais intensidade nas primeiras horas da manhã e no decorrer da tarde. Os ventos devem variar muito, começando de noroeste (lateral), virando para sul/sudoeste (maral/lateral) e voltando a soprar de noroeste à tarde, com possibilidade de virar para nordeste (terral) já no fim do dia. Também são esperados leves raios.

O domingo deve ter ondas com tamanho parecido pela manhã, perdendo um pouco de força à tarde. Um leve vento terral está previsto par soprar pela manhã, virando para maral / lateral com intensidade moderada à tarde.

O swell deve seguir perdendo força na segunda, voltando a ganhar pressão na terça, com possibilidade de ondas até 2,5 metros de face pela manhã, subindo para até 4 metros de face à tarde. Porém, o vento maral e a chuva podem prejudicar bastante a formação das ondas.

A quarta-feira pode ter um cenário parecido, com ondas fortes e mexidas. A janela de espera vai até 13 de março. Fiquem ligados em nossas próximas atualizações.

MEO Pro Portugal 2022, Praia de Supertubos, Peniche, Portugal, Circuito Mundial de Surf, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Thiago Diz
Miguel Pupo rasga bonito e avança em Supertubos. Foto: WSL / Thiago Diz

Round 3

1 Italo Ferreira (Bra) x Imaikalani deVault (Haw)
2 Miguel Pupo (Bra) x Samuel Pupo (BRA)
3 Jordy Smith (Afr) x Barron Mamiya (Haw)
4 Morgan Cibilic (Aus) x Connor O´Leary (Aus)
5 Filipe Toledo (Bra) x Owen Wright (Aus)
6 Leonardo Fioravanti (Ita) x Jake Marshall (EUA)
7 Conner Coffin (EUA) x João Chianca (Bra)
8 Jack Robinson (Aus) x Callum Robson (Aus)
9 Kanoa Igarashi (Jap) x Justin Becret (Fra)
10 Ezekiel Lau (Haw) x Frederico Morais (Por)
11 Ethan Ewing (Aus) x Nat Young (EUA)
12 John John Florence (Haw) x Ryan Callinan (Aus)
13 Seth Moniz (Haw) x Jackson Baker (Aus)
14 Kolohe Andino (EUA) x Lucca Mesinas (Per)
15 Griffin Colapinto (EUA) x Jadson André (Bra)
16 Kelly Slater (EUA) x Caio Ibelli (Bra)

Galeria de campeões da etapa portuguesa do Tour

2009 – Mick Fanning (AUS)
2010 – Kelly Slater (EUA) / Carissa Moore (HAW)
2011 – Adriano de Souza (BRA)
2012 – Julian Wilson (AUS)
2013 – Kai Otton (AUS)
2014 – Mick Fanning (AUS)
2015 – Filipe Toledo (BRA)
2016 – John John John Florence (HAW)
2017 – Gabriel Medina (BRA)
2018 – Italo Ferreira (BRA)
2019 – Italo Ferreira (BRA) / Carol Marks (EUA)

Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, sem autorização escrita da IF15 Sports ou AOS Mídia.

Leia também:

Kelly Slater vence aos 49 anos em Pipeline

COI aprova o surf em Los Angeles 2028

Barron Mamiya lidera o ranking mundial